Blog Marketing de conteúdo: um guia para iniciantes

Marketing de conteúdo: um guia para iniciantes

jovem empresário usando computador no escritório

O marketing de conteúdo é a estratégia de converter clientes através de educação, informação ou até mesmo com a entrega de conhecimentos que agregam um valor real para o leitor.


De fato, conforme dados da Demand Metric, o marketing de conteúdo é cerca de 62% mais barato do que a média de outras estratégias digitais, e gera 3x mais resultados


Isso acontece porque o consumidor atual deseja ter informações antes de consumir uma determinada marca. O Marketing de Conteúdo é uma maneira de a sua empresa escrever a própria história com autoridade e relevância.


Dessa maneira, criamos um guia para iniciantes que pode te ajudar a dar os primeiros passos. Confira!


#1 Comece pela persona

Essa dica, na verdade, é um mandamento do marketing digital. Com a tecnologia é possível ser extremamente assertivo e entregar o material correto para a pessoa certa.


Conhecimento estatístico do seu público-alvo já não significa muita coisa para quem deseja construir relevância na web. É preciso ir mais a fundo e entender quem é essa pessoa. Quem é o seu cliente ideal?


Muito mais do que renda, sexo ou endereço, é preciso entender os hobbies, hábitos e manias. Dessa maneira o seu conteúdo é mais assertivo e conversa com o cliente com uma linguagem que ele entende.


Pode parecer um processo complicado, porém, com as redes sociais é muito mais simples investigar os clientes mais engajados da sua marca, para então definir estratégias e atrair mais pessoas como ele.


#2 Crie um cronograma

Dentro do marketing de conteúdo, a constância é um ingrediente fundamental. É preciso ter em mente que toda empresa, de certa forma, se tornou um meio de entretenimento para os usuários da internet.


Mesmo que o seu conteúdo seja sério, formal e sisudo, essa regra continua válida. O seu leitor quer acessar o blog ou rede social e saber que em determinado horário terá uma informação nova.


A chave para se posicionar com relevância em um mercado competitivo por meio do marketing de conteúdo, é criar o hábito de ser consumido diariamente. A força do hábito é o que realmente fideliza clientes, muito mais do que simples vantagens financeiras.


#3 Otimize os seus conteúdos

O marketing de conteúdo é, no final das contas, o grande veículo para todo o marketing digital. É por meio dele que capturamos a audiência nas redes sociais e colocamos palavras-chave que serão encontradas pelos buscadores.


A otimização de conteúdo é torná-los mais amigáveis para essas outras estratégias, sem abrir mão da qualidade. Para isso, o segredo é encontrar as palavras-chave adequadas.


Acredite, grande parte dos termos usados em pesquisas são grafados incorretamente, e eles precisam aparecer no seu material para que ele tenha chances de ser um dos primeiros resultados do Google.


Mas atenção, isso não significa escrever errado. Lembre-se que no marketing de conteúdo o mais importante é a mensagem persuasiva, e não o crescimento orgânico. Este é uma consequência de um material que gera valor ao leitor.


#4 Crie um conteúdo escaneável

Tenha em mente que com o crescente fluxo de informações na internet, as pessoas leem menos e têm mais dificuldade em compreender o que está escrito. Assim, foque em clareza quando estiver produzindo.


A chave para o sucesso nessa dica é sempre lembrar que alguém irá ler o texto. Porém, tenha em mente que conforme pontua a BBC, as pessoas não leem os conteúdos digitais até o final.


Como conciliar essas duas questões? Criando materiais escaneáveis.


Isso significa utilizar imagens que fazem sentido em relação ao conteúdo e que podem facilitar a compreensão. Também, colocar em negrito os trechos mais importantes facilita o processo de prender a atenção do leitor.


É nesse conteúdo escaneável que entram os termos incorretos da pesquisa. Além de as imagens estimularem o consumidor, os títulos delas podem conter palavras que não aparecem na tela, mas que são chave para o rankeamento.


Conteúdo escaneável é aquele que você bate o olho e consegue ter uma ideia do que se trata. Sempre escreva com isso em mente.


#5 Tenha uma estratégia

O marketing de conteúdo é capaz de trazer inúmeros resultados diferentes. Ele engaja, converte, gera crescimento orgânico e é compartilhado. No entanto, é preciso ter uma estratégia clara antes de criar.


Essa estratégia depende do momento da sua empresa ou da mensagem que precisa ser passada, e para facilitar a compreensão, existe o funil de vendas.


O funil de vendas nada mais é do que uma representação visual da criação de conteúdo. Primeiro é preciso atrair a atenção de um grande público para converter apenas os que possuem algum interesse nas suas soluções. Depois, esse público menor é ainda mais trabalhado para despertar o desejo de compra em relação à sua marca, e não à concorrência.


Perceba que em cada etapa do contato, é necessário um tipo diferente de estratégia. O maior erro de qualquer criador de conteúdo é não pensar nos objetivos do material que está sendo produzido.


#6 Entregue o que promete

Até aqui você compreendeu a importância de conhecer o seu público-alvo para gerar conteúdos que ele realmente está buscando. Essa é a chave do marketing de conteúdo. Afinal, nem mesmo o melhor texto é capaz de vender algo para quem não tem o desejo de comprar.


Uma das principais estratégias para prender a atenção do leitor é prometer um valor de alto impacto. Na verdade, essa é uma metodologia conhecida até mesmo pela televisão, chamada de prender a audiência.


Porém, um dos erros mais comuns nos conteúdos da internet é não entregar o que promete. Parece algo óbvio, mas precisa ser dito.


Se a sua introdução promete um guia ao final do conteúdo, ou promete responder algumas dúvidas, isso é o mais importante a ser entregue.


De nada adianta o público ir até o final do seu material, mas se decepcionar com as conclusões. Esse efeito pode até ser negativo para a marca, uma vez que o leitor perdeu o seu tempo esperando resolver um problema e essa solução não foi entregue.


#7 Conheça agências de conteúdo

O marketing digital está se tornando cada vez mais especializado, ou seja, quanto mais profissional for o seu conteúdo, melhores tendem a ser os resultados.


Gerar conteúdo com a frequência necessária, prezando pela qualidade e assertividade, não é uma tarefa simples. Sem prestar atenção nesses critérios, o seu material pode se tornar apenas mais um no meio da internet.


A RedaWeb é uma agência digital de marketing de conteúdo que já produziu mais de 50 mil materiais para empresas que desejam se tornar relevantes no seu nicho de atuação.


Somos formados por uma equipe de jornalistas, redatores e escritores que criam conteúdos assertivos, alinhados com a sua estratégia de marketing.


Entre em contato para compreender como podemos ajudá-lo. 


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