Blog Marketing de relacionamento: o que é?

Marketing de relacionamento: o que é?

Marketing de relacionamento: o que é?

Quem nunca sonhou em ter o mesmo cliente por muito tempo? Aquela pessoa que está sempre adquirindo seus produtos e serviços e, ainda por cima, recomendando aos amigos. Pois bem, ter clientes assim é possível, graças ao marketing de relacionamento.

É através de uma troca entre empresa e cliente que o marketing de relacionamento se estabelece. Ter um cliente fiel em um mercado cada vez mais competitivo é fundamental para a sobrevivência das marcas.

Os dois objetivos centrais dessa ferramenta são:

  • Fazer com que o cliente vire um consumidor duradouro dos produtos e serviços prestados pela empresa;
  • Tornar-se referência de mercado e autoridade no assunto.

Para isso, a empresa precisa oferecer vantagens e benefícios que façam o cliente se ver valorizado pela marca. O marketing de relacionamento ocorre por meio de ações de comunicação bem estruturadas.

O que é o marketing de relacionamento, afinal?

Do conjunto de iniciativas de marketing que as empresas podem ter para alavancar suas vendas, o marketing de relacionamento é o que cuida, veja só, da relação cliente/empresa.

Você já se pegou indicando uma marca a algum amigo na mesa do bar, depois de ter tido uma boa experiência de compra? Pois bem, provavelmente você foi fisgado por uma estratégia de marketing de relacionamento.

Existem diversas formas de se fazer isso e você verá mais para frente como começar esse trabalho em sua empresa.

O marketing de relacionamento é diferente do marketing tradicional. Enquanto no tradicional a expectativa está na venda, no marketing de relacionamento todo o processo importa. Da produção ao pós-venda, passando pelo atendimento. O encantamento não pode acabar quando o cliente sai da sua loja ou fecha o seu site.

A melhor forma de ter uma prosperidade maior em sua empresa é tornando a relação com os clientes duradoura e de confiança. No entanto, tenha em mente que os resultados obtidos com o marketing de relacionamento não são “para ontem”. Eles chegam em médio e, principalmente, em longo prazo.

Uma via de mão dupla

Ao dar atenção e importância maior ao cliente, essa potente ferramenta de marketing se coloca como uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo em que a empresa presta um serviço de primeira qualidade, o cliente se sente mais à vontade para dar um feedback, fazer um elogio ou até mesmo uma crítica. Ele sabe que vale algo para a empresa.

Ao se aproximar da marca, é provável que o cliente comece a valorizar mais o esforço das pessoas que fazem aquilo acontecer. Assim, ele não vai mais enxergar o produto como um trabalho final. 

Ele vai entender que existe um trabalho por trás disso, que começa nos primeiros contatos e segue mesmo depois que ele sai da loja. A relação humana importa muito para o marketing de relacionamento. É preciso fazer a conexão entre pessoas.

No entanto, é preciso destacar que o marketing de relacionamento não é a salvação para sua empresa. Sozinho ele não vai alavancar as vendas. Se já existe investimento em marketing na sua empresa, continue com eles. Adicione este cuidado a mais no cliente. Em conjunto o resultado tende a ser melhor. Mas se ele não vai salvar suas contas, quais benefícios você tem de investir no marketing de conteúdo?

Economia de dinheiro. Esse é um dos benefícios. Toda empresa possui um custo para adquirir um cliente. Quando ela o fideliza, esse custo diminui. Afinal, o cliente passou mais tempo adquirindo seu produto ou serviço. Além disso, pode ter até mais gasto do que gostaria, mas recebeu um ótimo tratamento e isso o fez gastar a mais.

Clientes fiéis custam menos porque a empresa não precisa gastar para adquirir um novo cliente. Ele já ali. É só incentivar da maneira correta e criar os gatilhos que o farão manter o relacionamento.

Com as estratégias do marketing de relacionamento, o cliente passa a se sentir mais importante do que nos modelos tradicionais, onde só a venda importa. Quando ele percebe que há uma engrenagem toda feita para lhe servir, para que a experiência dele seja positiva, a marca passa a morar no lado esquerdo de seu peito. Lugar disputado e que, com certeza, você também quer alcançar!

Como implementar o marketing de relacionamento

Depois de ler sobre a necessidade de manter uma relação duradoura e permanente com seus clientes e entender que a forma mais segura de fazer isso é através do marketing de relacionamento, é natural que você se pergunte: mas como diabos vou fazer isso na minha empresa? Pode ficar tranquilo que você vai ver isso a seguir.

Não é nenhum bicho de sete cabeças, não há magia. Há trabalho e planejamento. Mesmo que sua empresa esteja de vento em popa ou tenha anos de fundação, nunca é tarde para se aproximar de seus clientes, novos e antigos.

O primeiro passo, inclusive, está na identificação desses clientes. Antes de começar a utilizar essa ferramenta, é preciso entender o perfil do seu público e buscar os motivos que os fazem consumir seu produto ou serviço.

A partir de uma pesquisa refinada e levantamento de dados, vai ser possível montar as primeiras estratégias. Com esses dados é possível elaborar a persona, parte providencial do processo.

A persona nada mais é do que um perfil detalhado do seu cliente. Detalhado de verdade, com nome, costumes, classe social, faixa etária. O máximo de detalhes possíveis.

Suas ações de marketing, a partir de então, serão sempre pensadas nessa persona criada. Pense sempre na personalização do atendimento e no que você gostaria que fosse feito com você mesmo. Isso é uma ótima forma de enxergar boas estratégias.

Um bom começo é mandando mensagens especiais, como no aniversário dos clientes. Envie convites para visitar sua loja, crie um programa de fidelidade. Juntamente aos cupons de desconto costumam ser um ótimo motivo para o consumidor gastar mais um pouquinho.

Em um mundo cada vez mais digital, não se esqueça de atuar também nessas áreas.

Trabalhe em conjunto com as redes sociais da empresa. Instagram, Facebook, YouTube, enfim, são muitas as possibilidades de gerar conteúdos engajadores nesse meio. Por isso junte o marketing de relacionamento ao seu marketing de conteúdo para criar postagens que vão ao encontro do que seu público gosta, informando, entretendo e, claro, interagindo.

Existem muitas alternativas de trabalhar com seu público. O marketing de relacionamento faz com que você e seu cliente trabalhem de forma conjunta. Ele sai feliz porque resolveu um problema ou adquiriu um produto que vai ajudar em seu dia a dia, enquanto você fica feliz porque sabe que ele vai se lembrar da sua marca sempre que precisar.  Isso porque você nunca vai deixá-lo se esquecer dela, é claro.

Gostou do artigo? Acesse o site da RedaWeb para ver mais conteúdos bacanas como este e conheça nossos serviços de produção de conteúdo personalizado.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
marketing-viral-entenda-essa-nova-estrategia marketing-de-precisao-estrategia-pode-melhorar-o-relacionamento-com-o-cliente a-importancia-do-publico-idoso-para-a-sua-empresa
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564