Marketing digital: conheça o mercado de trabalho

Você provavelmente já ouviu falar de marketing digital. Na era da internet, é um termo muito comum até mesmo nas redes sociais, mas você sabe explicar o que realmente é o marketing digital e como ele pode ser aplicado? 

O marketing digital é um conjunto de atividades executadas por uma empresa ou pessoa física, de forma online, com o único objetivo de atrair novos clientes e negócios ou criar um relacionamento entre empresa e público-alvo, e até mesmo desenvolver uma identidade nova para a sua marca. Dentro do marketing digital ainda existem três principais estratégias que devem ser desenvolvidas pela marca ou pessoa, sendo elas: SEO (Search Engine Optimization), Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. 

Parece algo simples, mas engloba muitos conteúdos e é um assunto um tanto quanto abrangente. Afinal de contas, nem todas as ações realizadas na internet podem ser caracterizadas como marketing digital. As ações que podem caracterizar um marketing digital devem ser planejadas, bem definidas e precisam estar em concordância com o público-alvo da marca. Apenas dessa forma será possível extrair o potencial máximo das ações de marketing Online. 

Então, o marketing digital é uma forma de promover um produto, marca ou empresa, através das novas mídias sociais. Essas redes são as principais maneiras, atualmente, de contato das empresas com o seu público-alvo e novos clientes em potencial, de forma rápida e direta. As mídias sociais permitem um novo tipo de relacionamento com o cliente, com uma comunicação personalizada e no momento mais certeiro possível. 

O marketing sempre existiu, apenas teve que se conectar com os meios da rede de computadores, a internet. Inclusive, um marketing digital pode ser até mais fácil e atrativo de se fazer do que os antigos offline, que não tinham tanta resposta quanto os digitais. 


Quais são as vantagens do marketing digital?

O marketing digital melhorou a forma de realizar o marketing para marcas, empresas e pessoas. As vantagens quanto às mídias offline são várias e atingem até mesmo o consumidor. Algumas delas podem representar uma nova forma de economia para as empresas e também seus respectivos clientes, além claro, da possibilidade de estreitar esse relacionamento entre empresa e cliente, com uma comunicação mais aberta e direta. 

Uma dessas novas possibilidades de comunicação está na maneira como a marca pode interagir de forma mais objetiva com seu público-alvo. O foco até deixa um pouco de ser o produto em si e passa a ser a relação com os clientes, criando uma nova experiência, quase como uma saga até o momento da compra. 

Os consumidores podem opinar em todas as campanhas lançadas pela marca. É possível ouvir todas as reclamações, opiniões, indicações para novos clientes em potencial e até mesmo os elogios, tudo dentro das mídias digitais. Aumentar o engajamento da marca é importante, já que as exigências do público em geral são altas e devem ser ouvidas e, na maioria das vezes, atendidas.

Quando a publicidade e o marketing surgiram nas empresas, ainda em décadas passadas, não existia um modo de mensurar como o público estava reagindo à campanha, se estava gerando mais vendas e se aquela comunicação era certa para o seu público-alvo. Não havia um modo para medir isso, e agora com a internet, as respostas são quase imediatas.


Como aplicar o marketing digital? 

O principal objetivo do marketing digital é ajudar a identidade da marca, criar um relacionamento com os clientes e atingir a meta base de qualquer empresa, vender os produtos que estão sendo oferecidos. 

E para isso existe um alto número de estratégias e possibilidades para aplicação direta do marketing digital. É preciso fazer um planejamento e estudar quais ferramentas serão aplicadas para cada empresa da melhor forma. Isso pode mudar entre marcas, pois depende diretamente dos clientes atuais da marca e também do público-alvo que se deseja atingir de forma direta. 

Uma das primeiras ferramentas é o SEO. Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca, em tradução livre, é uma forma de colocar a sua marca no topo das pesquisas do Google ou de outras ferramentas de busca disponíveis na internet. A maioria das pessoas entra na internet e começa sua navegação com uma rápida busca de determinadas palavras chave.

É preciso deixar o seu site à vista no Google, para que quando seus clientes façam alguma pesquisa sobre palavras-chaves que sejam diretamente relacionadas com a sua marca, seu site apareça entre os primeiros resultados. Isso porque os cliques, em geral, acontecem até o terceiro site oferecido pelo Google e é muito difícil que alguém clique nos últimos resultados, mesmo que seja da primeira página.

Também existe o inbound marketing e, com essa estratégia, o objetivo é simples e direto: ser visto pelo seu público. É preciso entender todas as necessidades dos clientes e de que forma a sua marca pode responder a isso, e oferecer essa solução através de uma comunicação simples e direta. É fácil encontrar ferramentas para fazer uma pesquisa a fundo sobre o público da sua empresa, para descobrir seus interesses diretos e entregar esse conteúdo a eles. Em outras palavras, é uma forma da empresa conversar com sua audiência. 

Uma terceira opção para estratégia direta de marketing digital seria o chamado marketing de conteúdo. 

Os consumidores procuram na internet, todos os dias, por soluções para suas demandas e essa busca começa com as ferramentas de busca, como o Google. Para ajudar nesse posicionamento, de forma conjunta com o trabalho do SEO, é preciso criar um conteúdo de qualidade, que chame o público para acessar o seu site. 


Como é o mercado do marketing digital

Pode se dizer que o mercado do marketing digital está atualmente em ascensão. As empresas buscam profissionais que consigam captar essa essência da comunicação direta com o seu público-alvo. 

É necessário um profissional que consiga equilibrar as estratégias do marketing digital para atender as demandas do público-alvo, seja com as estratégias de SEO, que devem ser aplicadas diretamente no site, nos mecanismos de busca, no atendimento ao público dentro das mídias sociais ou, por fim, no conteúdo de qualidade a ser oferecido nas redes sociais da empresa. 

Um mesmo profissional de marketing pode abranger todas essas áreas, mas ao mesmo tempo pode existir um perfil para cada demanda de marketing digital. Pode existir um especialista em estratégias SEO, analista para verificar os dados e avanços de cada campanha online, ou um social media para atender as demandas do público de forma exata. Também vale lembrar de um profissional específico para dar conta da criação de todo o conteúdo que seja criativo e ao mesmo tempo relevante. 

A criação de conteúdo é uma das principais ferramentas do marketing digital e a RedaWeb pode te ajudar no seu posicionamento final. Temos várias opções de planos, e com certeza um deles vai se encaixar para o seu perfil. Entre em contato conosco pelo telefone 0800 750 5564 ou acesse nosso site www.redaweb.com.br. Podemos, juntos, alavancar seu negócio!