Marketing digital no Instagram? Conheça este tipo de marketing
De acordo com o Instagram, hoje, a rede social reúne cerca de 800 milhões de usuários ativos, e mais de 500 milhões de acessos diários. Esses dados representam uma oportunidade de empresas fecharem negócios e conquistarem um alcance maior entre o público-alvo. Para muitos parece apenas outra rede social, como qualquer outra, mas nas mãos certas o marketing digital no Instagram pode se tornar uma maneira eficiente de engajar a audiência e conquistar leads qualificados para fechar negócios.
A própria rede social já entende que as empresas podem usá-la para promover os seus produtos e serviços, e em resposta a essa demanda do usuário, foi lançado o Instagram para empresas, que possui diversas funcionalidades específicas para esse fim.
Com as constantes atualizações no aplicativo, é possível encontrar dados cada vez mais confiáveis acerca do seu público, as métricas. Elas são essenciais para saber se a estratégia está funcionando ou não, e a elaboração dessas informações é o que coloca a rede social à frente na hora de analisar a efetividade da campanha.
Ferramentas de marketing digital no Instagram
O Instagram é uma ferramenta rica para fornecer dados sobre a audiência, e é uma porta de entrada magnífica para construir e estabelecer a sua marca como uma autoridade na rede. Com as adaptações do sistema ao mundo empresarial, diversas configurações permitem tirar o maior proveito da mídia social.
Perfil Corporativo
Para construir uma boa estratégia de marketing digital no Instagram, é necessário que você possua uma conta empresarial para o seu negócio, para ter acesso a todas as aplicações desenvolvidas exclusivamente para o uso corporativo.
A primeira diferença a ser notada em relação ao perfil pessoal, é que você pode acrescentar informações sobre a sua companhia, como dois botões na página inicial: um que guia diretamente para o seu telefone de contato, e outro que indica o caminho para chegar até a sede física da empresa.
Na hora de escolher um nome de usuário, lembre-se que essa é a única maneira de fazer com que os seus clientes te encontrem, então opte por palavras relacionadas diretamente ao nome da empresa, para que a associação seja feita de maneira automática.
Outro passo importante na criação do perfil corporativo são as informações contidas na “bio”. Lá você deve falar o mais breve possível sobre a sua empresa, no máximo uma frase, além de acrescentar o seu endereço, contato e o site que deve ser acessado para mais informações sobre o negócio, produtos ou serviços prestados.
Métricas
As métricas são as ferramentas mais importantes a serem analisadas, pois são elas que ditam se a sua campanha deve continuar, ser interrompida ou passar por uma reformulação completa. Há algumas que se destacam nos perfis corporativos do Instagram, e que apenas o administrador do perfil tem acesso, sendo elas:
- Seguidores: essa é a métrica mais importante, pois ela informa quantos perfis seguem a sua página, além de agrupá-los por sexo, faixa etária e horário de visitas. Dessa maneira pode ser uma fonte de informações sobre o comportamento do seu público e a melhor forma de se relacionar com ele.
- Impressões: número total de visualizações em publicações.
- Alcance: quantos perfis únicos abriram as suas postagens.
- Principais publicações: aquelas que tiveram mais interações.
- Cliques: quantos visitantes foram fisgados na sua estratégia e decidiram visitar outras redes sociais, blog posts ou o próprio site da empresa.
Com tantos dados em mãos, você sabe exatamente quem está interessado no serviço que a sua empresa oferece, além de mostrar claramente qual tipo de conteúdo deve ser a sua prioridade para captar mais visitantes e convertê-los em leads para o seu negócio.
Comportamento no Instagram
Há outras inúmeras ferramentas que farão parte da sua campanha caso você queira atingir bons resultados com essa forma de marketing. O uso de hashtags é o mais comum, e oferece resultados muito positivos, não só para empresas.
Através delas é possível criar comunidades e grupos de contatos que irão acessar o seu perfil sempre que forem chamados através desse marcador. Crie hashtags próprias, com o tempo, o seu visitante irá começar a usá-las como meio de encontrar os seus conteúdos de maneira rápida e eficiente, aumentando o engajamento com a marca.
Atualize o perfil constantemente. Essa rede social foi criada para que o compartilhamento de fotos fosse feito de maneira mais eficaz, e a sua empresa deve estar alinhada a essa exigência. Mantenha o seu perfil com conteúdo de qualidade, isso fará com que o seu público continue voltando por mais, aumentando as chances de fechar negócio.
Invista em vídeos e fotos bem produzidos, de maneira que apresentem informações relevantes ao usuário. Por exemplo, se você é um arquiteto, pode disponibilizar imagens de projetos finalizados, de maneira que o cliente irá conhecer mais sobre o seu serviço, e terá mais informações sobre os padrões e valores que a empresa gosta de seguir.
A qualidade na imagem representa um amadurecimento da empresa. Isso significa que ela realmente está comprometida em encantar o público desde as etapas iniciais da compra. Evite publicar vídeos com mais de um minuto, pois a chance de o público cansar e ignorar aumentam conforme o tamanho do vídeo vai crescendo.
Interaja com o público tão logo quando ele entrar em contato através dos comentários. Encontre as melhores dúvidas e sugestões deixadas pelos usuários e as coloque em evidência, de maneira que aqueles que estão apenas passando pela publicação se interessem pelo motivo que fez os seguidores se apaixonarem pela marca.
A função stories foi muito controversa ao ser lançada, mas hoje se mostra uma ótima aliada nas campanhas de marketing, pois ela dá a chance de mostrar ao público os bastidores da indústria. Dependendo da sua intenção, é possível criar promoções exclusivas aos seus seguidores, realizar sorteios e dar informações rápidas.
No começo pode ser difícil construir uma estratégia sólida, pois há milhões de perfis disponíveis nessa rede social, e destacar-se será uma tarefa árdua. Siga usuários relevantes para o seu negócio, interaja em ambientes abertos e divulgue a conta da sua empresa para que ela possa ser encontrada.
Os anúncios pagos também são uma maneira muito eficiente de alavancar a sua conta. Você pode segmentar os usuários, definir os melhores horários de exibição das postagens, e qual público é a sua prioridade.
O Instagram nasceu como uma rede de compartilhamento de fotos, e hoje é uma ferramenta poderosa de marketing e divulgação. Bons conteúdos direcionam os seus seguidores para a segunda etapa do funil de vendas, em que você já possui leads qualificados. Invista nessa rede social.
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