Blog Marketing digital no Instagram? Conheça este tipo de marketing

Marketing digital no Instagram? Conheça este tipo de marketing

Marketing digital no Instagram? Conheça este tipo de marketing

De acordo com o Instagram, hoje, a rede social reúne cerca de 800 milhões de usuários ativos, e mais de 500 milhões de acessos diários. Esses dados representam uma oportunidade de empresas fecharem negócios e conquistarem um alcance maior entre o público-alvo. Para muitos parece apenas outra rede social, como qualquer outra, mas nas mãos certas o marketing digital no Instagram pode se tornar uma maneira eficiente de engajar a audiência e conquistar leads qualificados para fechar negócios.

A própria rede social já entende que as empresas podem usá-la para promover os seus produtos e serviços, e em resposta a essa demanda do usuário, foi lançado o Instagram para empresas, que possui diversas funcionalidades específicas para esse fim.

Com as constantes atualizações no aplicativo, é possível encontrar dados cada vez mais confiáveis acerca do seu público, as métricas. Elas são essenciais para saber se a estratégia está funcionando ou não, e a elaboração dessas informações é o que coloca a rede social à frente na hora de analisar a efetividade da campanha.


Ferramentas de marketing digital no Instagram

O Instagram é uma ferramenta rica para fornecer dados sobre a audiência, e é uma porta de entrada magnífica para construir e estabelecer a sua marca como uma autoridade na rede. Com as adaptações do sistema ao mundo empresarial, diversas configurações permitem tirar o maior proveito da mídia social.


Perfil Corporativo

Para construir uma boa estratégia de marketing digital no Instagram, é necessário que você possua uma conta empresarial para o seu negócio, para ter acesso a todas as aplicações desenvolvidas exclusivamente para o uso corporativo.

A primeira diferença a ser notada em relação ao perfil pessoal, é que você pode acrescentar informações sobre a sua companhia, como dois botões na página inicial: um que guia diretamente para o seu telefone de contato, e outro que indica o caminho para chegar até a sede física da empresa.

Na hora de escolher um nome de usuário, lembre-se que essa é a única maneira de fazer com que os seus clientes te encontrem, então opte por palavras relacionadas diretamente ao nome da empresa, para que a associação seja feita de maneira automática.

Outro passo importante na criação do perfil corporativo são as informações contidas na “bio”. Lá você deve falar o mais breve possível sobre a sua empresa, no máximo uma frase, além de acrescentar o seu endereço, contato e o site que deve ser acessado para mais informações sobre o negócio, produtos ou serviços prestados. 


Métricas

As métricas são as ferramentas mais importantes a serem analisadas, pois são elas que ditam se a sua campanha deve continuar, ser interrompida ou passar por uma reformulação completa. Há algumas que se destacam nos perfis corporativos do Instagram, e que apenas o administrador do perfil tem acesso, sendo elas:

  • Seguidores: essa é a métrica mais importante, pois ela informa quantos perfis seguem a sua página, além de agrupá-los por sexo, faixa etária e horário de visitas. Dessa maneira pode ser uma fonte de informações sobre o comportamento do seu público e a melhor forma de se relacionar com ele.
  • Impressões: número total de visualizações em publicações.
  • Alcance: quantos perfis únicos abriram as suas postagens.
  • Principais publicações: aquelas que tiveram mais interações.
  • Cliques: quantos visitantes foram fisgados na sua estratégia e decidiram visitar outras redes sociais, blog posts ou o próprio site da empresa.

Com tantos dados em mãos, você sabe exatamente quem está interessado no serviço que a sua empresa oferece, além de mostrar claramente qual tipo de conteúdo deve ser a sua prioridade para captar mais visitantes e convertê-los em leads para o seu negócio.


Comportamento no Instagram

Há outras inúmeras ferramentas que farão parte da sua campanha caso você queira atingir bons resultados com essa forma de marketing. O uso de hashtags é o mais comum, e oferece resultados muito positivos, não só para empresas. 

Através delas é possível criar comunidades e grupos de contatos que irão acessar o seu perfil sempre que forem chamados através desse marcador. Crie hashtags próprias, com o tempo, o seu visitante irá começar a usá-las como meio de encontrar os seus conteúdos de maneira rápida e eficiente, aumentando o engajamento com a marca.

Atualize o perfil constantemente. Essa rede social foi criada para que o compartilhamento de fotos fosse feito de maneira mais eficaz, e a sua empresa deve estar alinhada a essa exigência. Mantenha o seu perfil com conteúdo de qualidade, isso fará com que o seu público continue voltando por mais, aumentando as chances de fechar negócio.

Invista em vídeos e fotos bem produzidos, de maneira que apresentem informações relevantes ao usuário. Por exemplo, se você é um arquiteto, pode disponibilizar imagens de projetos finalizados, de maneira que o cliente irá conhecer mais sobre o seu serviço, e terá mais informações sobre os padrões e valores que a empresa gosta de seguir. 

A qualidade na imagem representa um amadurecimento da empresa. Isso significa que ela realmente está comprometida em encantar o público desde as etapas iniciais da compra. Evite publicar vídeos com mais de um minuto, pois a chance de o público cansar e ignorar aumentam conforme o tamanho do vídeo vai crescendo.

Interaja com o público tão logo quando ele entrar em contato através dos comentários. Encontre as melhores dúvidas e sugestões deixadas pelos usuários e as coloque em evidência, de maneira que aqueles que estão apenas passando pela publicação se interessem pelo motivo que fez os seguidores se apaixonarem pela marca.

A função stories foi muito controversa ao ser lançada, mas hoje se mostra uma ótima aliada nas campanhas de marketing, pois ela dá a chance de mostrar ao público os bastidores da indústria. Dependendo da sua intenção, é possível criar promoções exclusivas aos seus seguidores, realizar sorteios e dar informações rápidas.

No começo pode ser difícil construir uma estratégia sólida, pois há milhões de perfis disponíveis nessa rede social, e destacar-se será uma tarefa árdua. Siga usuários relevantes para o seu negócio, interaja em ambientes abertos e divulgue a conta da sua empresa para que ela possa ser encontrada.

Os anúncios pagos também são uma maneira muito eficiente de alavancar a sua conta. Você pode segmentar os usuários, definir os melhores horários de exibição das postagens, e qual público é a sua prioridade.

O Instagram nasceu como uma rede de compartilhamento de fotos, e hoje é uma ferramenta poderosa de marketing e divulgação. Bons conteúdos direcionam os seus seguidores para a segunda etapa do funil de vendas, em que você já possui leads qualificados. Invista nessa rede social.


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