Marketing digital para dentistas

Inspirar confiança, conhecimento e profissionalismo. Esse é o objetivo de todo dentista, não é mesmo? E difundir isso para mais pessoas é possível, através do Marketing Digital para dentistas.

Em áreas da saúde, os profissionais podem ter algum receio em propagar seus conhecimentos e serviços. Existem muitas dúvidas sobre o tipo de propaganda que podem fazer. Esse receio até se justifica, visto que existem muitas normas e é preciso seguir todas à risca, para não cometer algum crime de ética.

O primeiro passo ao ingressar no Marketing Digital para dentistas é observar, portanto, o que diz o Código de Ética Odontológica. Ele possui diversos artigos sobre os direitos e deveres dos dentistas. Algumas formas de propaganda podem instituir em infração ética.

O capítulo XVI do Código fala sobre anúncios, propaganda e publicidade na profissão. Em um dos trechos, destaca-se que é proibido “realizar a divulgação e oferecer serviços odontológicos com finalidade mercantil e de aliciamento de pacientes, através de cartão de descontos (...) sites promocionais ou de compras coletivas, telemarketing”, além de citar outras formas de propaganda offline.

Ou seja, fazer propaganda como uma loja de roupas ou de eletrônicos, por exemplo, não é possível. Como conquistar novos clientes, então? Nessas horas, é preciso usar a criatividade a seu favor. É aí que entra o Marketing Digital para dentistas.

Estratégias variadas

O Marketing Digital é uma iniciativa muito produtiva para atrair novos clientes ao seu consultório. Isso porque não existe uma receita pronta, que todo mundo faz igual e obtém os mesmos resultados. Cada empreendedor encontra saídas diferentes para prosperar.

No entanto, existem sim algumas estratégias mais utilizadas e que conquistam bons resultados. A forma de fazê-la é que pode ser diferente para cada caso.

Para que seu público-alvo o encontre, é primordial que você esteja nas primeiras posições nos mecanismos de busca. Quando alguém procurar por um dentista na sua cidade, precisa te encontrar. Para isso, existem algumas alternativas.

Uma delas é com o Google My Business. Essa plataforma permite que as pessoas encontrem você no mapa, ao buscarem um local. Além disso, você pode acrescentar palavras-chave que vão ajudar no ranqueamento do Google.

Fotos e descrições sobre seu consultório podem ser colocadas, assim como avaliações de clientes. Essa é uma ótima alternativa porque, além da facilidade, é gratuita.

Criar um site institucional é outra forma de aparecer nos mecanismos de busca. Com o Marketing Digital para dentistas, você consegue trabalhar as palavras-chave que seu público mais utiliza quando busca um dentista.

Além disso, no site, você pode ter um blog. Os blogs posts são ótimos para trabalhar temas da área odontológica e transmitir conhecimento. Temas como saúde bucal, cirurgias e procedimentos dentários, podem ser tratados, de forma que o leitor se sinta compreendido.

Com isso, ele será atraído a você e tem mais chances de se tornar seu próximo cliente.

Caso você deseje, também há a possibilidade de pagar para aparecer no topo do Google. Através do Google Ads, você consegue aparecer acima de seus concorrentes. Essa prática é muito utilizada, mas na maioria das vezes, você vai precisar da ajuda de um profissional para fazê-lo.

Nunca esqueça de trabalhar sua imagem pessoal, é claro. As pessoas gostam muito da pessoa física do dentista. Ter uma conta no Instagram, por exemplo, facilitará a transmissão de conhecimento de forma mais descontraída, mas o suficiente para ser uma autoridade no assunto. 

O consumidor gosta do conteúdo de especialistas. E o dentista é uma ótima figura para isso! Faça postagens com dicas e recomendações, invista em vídeos e boas fotos.

Conheça seu público e a concorrência

Antes de investir no Marketing Digital, é preciso ter conhecimento sobre a concorrência e também de seu público. A atividade do dentista é presencial, então, as ações precisam estar conectadas com as necessidades da população local. O profissional precisa estar próximo da sociedade.

Conforme seu perfil de público, que pode ser identificado com dados dos clientes e de quem o segue nas redes sociais, é possível traçar estratégias de Marketing mais certeiras.

Conhecimento da concorrência é outro fator importante. É preciso olhar para o lado para ver o que os fazem ter mais ou menos sucesso do que você. 

Se a concorrência não adota nenhum Marketing, ótimo. Caso a concorrência adote, então, é preciso identificar como ela faz isso, para que você busque algum diferencial que o destaque dos demais consultórios odontológicos.

Conheça a jornada do cliente

O Marketing Digital é guiado por alguns conceitos estudados por teóricos e aplicados na prática. Com o tempo, chegou-se à conclusão de que o consumidor realiza um ciclo antes de finalizar a compra de um produto ou serviço.

Pensando nisso, o dentista pode trabalhar as fases da compra, ou a jornada da compra. A missão é conduzir seu público a sair do mundo virtual até o mundo presencial que, no caso, é o seu consultório.

A jornada de compra pode ser dividida em quatro partes:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Pode-se dizer que o papel do dentista na internet é chegar até seu consumidor. Como demonstrado anteriormente, isso pode ocorrer através de resultados nas plataformas de busca e pelas redes sociais.

Com posts patrocinados no Instagram, por exemplo, através de uma conta comercial, é possível segmentar o público para chegar mais rapidamente ao perfil de consumidor que você busca.

Ao acessar sua página ou blog, o consumidor vai ver um conteúdo bem trabalhado e informativo. Isso lhe dará ferramentas para enxergar que pode possuir um problema de saúde bucal e, mais importante, que você possui a solução para este problema.

Depois disso, ele estará mais disposto a se tornar um cliente do seu consultório. Portanto, faça com que esse processo ocorra de forma fácil, com link para WhatsApp direto no site ou chat online também.

Contratar uma agência de Marketing é a melhor saída?

Depois de ler as informações colocadas ao longo do texto, você pode estar se perguntando se dá conta de fazer tudo por conta. Bom, a rotina do dentista envolve atendimentos e, claro, vida pessoal.

Para lidar da melhor forma com o Marketing Digital, o dentista pode buscar ajuda profissional. Ela é bastante recomendada para conquistar bons resultados.

O dentista vai trabalhar as estratégias em conjunto com a agência, o que é ótimo. As estratégias são elaboradas para que todos tenham resultados satisfatórios. Já imaginou as pessoas encontrarem você depois de lerem seu blog e verem que você entende mesmo do assunto? Seria o máximo, não é mesmo?!

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