Marketing digital para MEI - Como funciona e estratégias para implementar
Há quem acredite que o marketing digital só é apropriado para empresas de médio a grande porte, que supostamente possuem maior capacidade de absorção da demanda. Isso é um grande mito que permeia a dinâmica do marketing digital, que tem em sua essência ser acessível a todos os tipos e tamanhos de negócios, inclusive para o MEI.
O MEI, Microempreendedor Individual, é a formalização de um negócio que dá ao seu gestor inúmeras vantagens para ampliar seu negócio. Caracterizado pelas facilidades de adesão, pelo único tributo cobrado e pela característica de autonomia que apresenta, o MEI pode e deve usufruir os benefícios do marketing digital para conquistar novos clientes e se estabelecer no mercado.
O MEI e o marketing digital
Nunca foi fácil ter um negócio próprio e, nos tempos atuais de crise, a iniciativa é vista como um ato de arrojo e bravura. Afinal, são inúmeros os obstáculos para manter uma empresa, como: a burocracia, as variações econômicas, a falta de experiência do gestor e a falta de investimento adequado em marketing.
O incentivo à regularização do MEI veio para estimular trabalhadores autônomos a legalizarem suas atividades. Com o alto índice de desemprego, muitas pessoas começaram a investir em si mesmas, oferecendo serviços e produtos à sociedade. Algumas das vantagens de ser um MEI é que o tributo pago é único e de baixo custo, além da possibilidade de trabalhar em casa, de acordo com o tipo de negócio.
Ao legalizar o MEI, é preciso ter uma visão ampla sobre faturamento, prospecção, planejamento, mensuração, base de clientes e relacionamentos, cujo marketing digital é a estrutura para todos esses procedimentos. O MEI possui características próprias, mas mais que uma empresa já estabelecida, ele precisa do marketing digital para construir seu nome na web. Sem dúvida, o marketing digital já se estabeleceu como essencial e, hoje, a grande maioria das empresas ocupam algum espaço na web.
Mesmo que elas não tenham um trabalho correto de marketing, a simples presença digital já é importante para que sejam consideradas inseridas no mercado.
Não é nada fácil divulgar um negócio inicial, ainda mais quando ele é o seu próprio trabalho. Mas o marketing digital é bastante apropriado para realizar essa tarefa com o máximo de precisão, escalando o negócio com mais segurança e tornando-o mais saudável. De nada adianta lançar um produto interessante e inovador, se o seu público alvo não conhece sua marca.
O marketing digital não é uma ciência exata, com fórmulas perfeitas para sua aplicação. É preciso conhecimento, técnica e experiência para realizar um trabalho satisfatório e que leve a resultados. Mas, a disposição de suas ferramentas já comprovou que ele é fundamental para qualquer empresa e deve estar na lista de prioridades.
Estratégias e implementação
Será que o marketing digital tem estratégias exclusivas para o MEI? A resposta é sim e não. Na verdade, as diferentes ações do marketing digital já existem e, como para qualquer outro procedimento, precisam ser estudadas para que sejam utilizadas no momento mais apropriado.
Para qualquer empreendimento decolar, inclusive o MEI, é preciso adotar estratégias de marketing digital para se colocar no mercado. Os poucos recursos que, em geral, configuram um MEI não são empecilhos para realizar um trabalho de excelência. Abaixo, selecionamos ações práticas que podem e devem ser realizadas para o marketing digital de um MEI:
1 - Cuide do marketing pessoal
Um Microempreendedor Individual é, em geral, uma pessoa e uma empresa ao mesmo tempo. É preciso desdobrar-se para conciliar a divulgação das atividades que se propõe, sem deixar de focar nas próprias habilidades pessoais.
O marketing pessoal é muito importante para um MEI, a partir da criação de um networking eficaz que possa redirecionar a rede de contatos para valorizar a sua carreira. Há também, o desenvolvimento de um plano para realizar ações que concretizem os prazos estabelecidos.
2 - Identifique seu público-alvo
Antes de elaborar estratégias para o marketing digital, é preciso definir a quem direcioná-lo. Qualquer comunicação projetada deve ser criada para um perfil específico e a segmentação - essa é uma das principais vantagens do ambiente digital.
Essa definição é chamada de persona, um personagem fictício em que se define características e comportamentos das pessoas a quem se destina a campanha. Quanto melhor definida forem essas características, mais assertivas serão as estratégias.
3 - Presença digital
É fundamental estar presente nos meios digitais, através das redes sociais, de sites e blogs. Os processos parecem simples, mas envolvem técnicas muito específicas para realmente funcionarem. Não basta apenas criar uma fanpage, é preciso gerenciá-la, produzir conteúdos relevantes e que sejam de acordo com a persona destinada, mensurar os resultados e manter trabalhos voltados a fidelização da base de clientes já existentes.
Há ainda, a opção do e-commerce, com a criação de uma loja virtual. Essa opção pode ser muito bem-sucedida se tiver as parcerias certas, um bom controle de estoque e entregas, preços competitivos e o apoio do marketing de conteúdo.
4 - Marque presença nas redes sociais
Manter uma fanpage completa, com organização e bons conteúdos é um grande passo, mas participar de grupos e fóruns de discussão sobre os assuntos relativos ao seu ramo de negócio, pode te aproximar ainda mais do público-alvo.
O ideal é não entrar em polêmicas e focar apenas na participação, com objetivo de trocar ideias e experiências, que sejam positivas para a sua reputação.
5 - Foque nos benefícios
A maior parte da concorrência vende seus produtos diretamente aos clientes, mas essa relação pode ser muito mais abrangente. No comércio moderno, o foco é oferecer benefícios, identificar a necessidade do cliente e apresentar a solução para eles. Essa relação pode se estabelecer através das postagens publicadas e do tipo de conteúdo apresentado que aproxima e cria confiança nessa nova relação.
6 - Monitore os resultados
As redes sociais e os outros canais da web possuem um grande benefício, que é a capacidade de mensurar os resultados. É possível analisar as métricas quase instantaneamente a sua publicação, observando seu desempenho e tomando atitudes que possam modificar resultados desfavoráveis.
Dentre as mais importantes métricas está o ROI (Retorno sobre Investimento), o CAC (Custo de Aquisição por Cliente), CPC (Custo por clique) e a taxa de conversão.
7 - SEO
O SEO é uma das ferramentas mais importantes do marketing digital, que garante que o conteúdo publicado seja encontrado por quem é de seu interesse. Ele age através do algoritmo do Google, fazendo com que a publicação e a página se posicione entre os primeiros lugares após uma busca da palavra-chave.
O Google é o site mais visualizado do mundo e quase todo mundo o utiliza para encontrar alguma informação. A lista de páginas apresentadas é uma ponte extremamente positiva entre a marca e o cliente que já deseja aquele produto ou serviço oferecido.
O MEI está crescendo cada vez mais com a legalização de profissionais liberais e autônomos, tornando-os empresários de suas próprias carreiras. E o marketing digital é essencial para qualquer formato de empresa, principalmente para o MEI. Contrate a RedaWeb e conheça as estratégias mais importantes a serem aplicadas! Entre em contato pelo site ou ligue para 0800 750 5564.