Blog Marketing interno ou agência de marketing de conteúdo: qual o serviço mais eficiente?

Marketing interno ou agência de marketing de conteúdo: qual o serviço mais eficiente?

Marketing interno ou agência de marketing de conteúdo: qual o serviço mais eficiente?

Ter uma comunicação efetiva, capaz de criar conteúdo de qualidade para o seu negócio, é fundamental para o crescimento de sua empresa. Porém, na hora de estruturar as campanhas de marketing, é comum os empresários terem dúvidas se devem criar um departamento interno ou contratar uma agência de marketing de conteúdo

Será que existe diferença? O fato é que nunca foi tão necessário focar na produção de conteúdo de qualidade para crescer e gerar resultados acima da média. Saiba mais neste artigo sobre o tema! 


Marketing interno ou agência de marketing de conteúdo? 

Uma pesquisa mostrou que 73% das empresas estão desenvolvendo conteúdo como principal estratégia de marketing. Neste sentido, a criação de conteúdo abrange diversas mídias:

  • Redes sociais;
  • Blogs;
  • Vídeos; 
  • Infográficos;
  • Imagens; 

Para cada uma dessas atividades, é necessário uma equipe capacitada para realizar o trabalho. Geralmente, esta equipe é dividida entre profissionais de redação, jornalismo, social media, especialista em SEO, design, vídeo maker, entre outros. 

Essas atividades podem ser feitas por um departamento interno ou através de uma agência de marketing de conteúdo terceirizada. Como o marketing de conteúdo é o que move a sua empresa para conquistar um bom posicionamento, inclusive para ser encontrada por futuros clientes, colocar em prática todos os conceitos desse tipo marketing tem sido uma obrigação. 

Isto é, para quem deseja crescer, obter sucesso e aumentar a atuação da empresa dentro do mercado, é perceptível que hoje praticamente todas as ações de marketing ocorrem dentro das redes sociais, dos blogs e através dos mecanismos de buscas. Serviços e produtos são encontrados pelo Google e, assim, são transformados em vendas.

Mas, como fazer isso de forma efetiva? Pois bem, montar uma equipe interna permite que seus próprios colaboradores, contratados de acordo com a especialização em marketing, possam desenvolver as estratégias. O tamanho da equipe vai depender do ramo e também das necessidades da marca. 

A internet permite ao empresário que ele tenha um controle maior de tudo o que é produzido, assim como possibilita um acesso mais rápido à equipe para contornar possíveis imprevistos. Além disso, por trabalharem dentro da empresa, os colaboradores conseguem perceber com mais naturalidade as reais necessidades, valores e objetivos. 

Acontece que montar toda uma equipe interna vai exigir um investimento financeiro muito maior do que contratar uma agência. Este é, sem dúvida, um dos principais motivos que  fazem com que as grandes empresas optem pela contratação de uma agência de marketing. 

Outro fator que faz encarecer ainda mais a estruturação de um marketing interno é o investimento em software e programas que são essenciais para o desenvolvimento do trabalho. Não tem como fazer um marketing de conteúdo de qualidade sem o monitoramento adequado das ações. 


Vantagens de contratar uma agência de marketing

São muitas as vantagens de optar pela contratação de uma agência de marketing, sendo a principal delas a economia. De fato, terceirizar o serviço fica mais barato e não interfere nos resultados, porque as agências são especializadas e contam com profissionais capacitados para melhor atender a cada cliente.

Algumas agências, inclusive, disponibilizam um profissional para cuidar de maneira personalizada de cada conta, oferecendo assim uma atenção especial para promover cada marca.

Outra vantagem é que muitas agências de marketing de conteúdo oferecem planos específicos, permitindo que o cliente possa escolher de acordo com suas necessidades. Assim ele não fica preso em uma mensalidade que vá comprometer o seu orçamento. 

A capacitação e nível de atualização sobre o mercado de marketing de conteúdo é outro fator que torna a agência mais vantajosa. Isso porque os profissionais costumam participar constantemente de capacitações e possuem certificações em marketing.

É por isso que uma das primeiras coisas que as empresas notam ao contratar uma agência é a transformação em sua presença online, desde a logo, passando pelo desenvolvimento de banners promocionais e conteúdo de alto nível a técnicas de SEO. 


Como escolher o ideal para a minha empresa?

Como você pode observar, cada uma apresenta vantagens e desvantagens, sendo que o que as diferencia é o valor de investimento e a capacitação. Uma dica para você tomar a melhor decisão é fazer uma avaliação a respeito dos objetivos que deseja alcançar com o marketing de conteúdo, assim como as demandas e necessidades de sua empresa. 

Formar um departamento interno de marketing vai exigir não somente um alto investimento financeiro, como também um tempo muito maior para encontrar as pessoas certas, adquirir os programas necessários e até mesmo as máquinas, como computadores, smartphones, tablets e notebooks.

Agora, se quer ter resultados mais rápidos e iniciar imediatamente as suas ações de marketing digital, sem dúvida optar pela agência é a opção mais assertiva. 

O que avaliar ao contratar uma agência? 

  • Impacto no mercado;
  • Boas referências;
  • Lista de clientes atendidos;
  • Planos e mensalidades atrativas;
  • Criatividade;
  • Atendimento de qualidade;
  • Disponibilidade da equipe;
  •  Profissionais capacitados;


Dados importantes 

Você sabia que uma marca que costuma publicar 16 artigos por mês em seu blog, consegue ter 3,5 vezes mais tráfego orgânico do que empresas que postam apenas 4 vezes por mês? Esses dados foram apresentados em uma pesquisa desenvolvida por uma empresa  americana de criação de software. 

A criação de posts com estratégias de marketing de conteúdo bem elaboradas podem gerar 4,5 mais leads, o que representa mais chances de sua empresa vender mais. 

A produção de conteúdo é apontada por 72% dos especialistas como sendo a estratégia que gera mais resultados para quem deseja ser encontrado nos mecanismos de busca como o Google. 


Destaque-se como autoridade

Outro ponto positivo ao desenvolver o marketing de conteúdo com uma agência especializada é que a sua empresa passa a ser vista como sendo uma autoridade dentro do nicho de atuação. Isso acaba gerando uma conexão maior com os seguidores e leitores, que podem vir a  se tornarem futuros compradores. 

Hoje, com a internet e as redes sociais, as pessoas costumam comprar de quem elas confiam. Elas querem saber quem são as pessoas por trás daquela marca e, por isso, passam a interagir de forma mais humanizada. O resultado disso é a sua empresa crescendo cada vez mais e se destacando no mercado. 

Quer saber mais como uma agência de marketing de conteúdo pode ajudar sua empresa? A  RedaWeb tem ajudado muitas empresas a se destacarem e alcançarem mais sucesso com a criação de conteúdo especializado. 

Temos profissionais capacitados que desenvolvem as estratégias de acordo com cada cliente, gerando assim os resultados que eles esperam. Converse agora mesmo com nossa equipe e confira os planos disponíveis em nosso site. Se preferir, entre em contato pelo telefone 0800 750 5564. Temos planos especiais de produção de conteúdo, que irão levar a sua empresa para o próximo nível. 

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