Marketing no Instagram: Como impulsionar um post?
A presença de sua empresa nas redes sociais é cada vez mais importante para conseguir atingir o seu público de maneira mais efetiva, pois são nestas plataformas que muitas pessoas passam a maior parte do tempo quando estão conectadas à internet.
Desta forma, seu conteúdo publicado nas redes sociais pode ser visto por muitas pessoas em questão de segundos, com um investimento bem mais barato e com um retorno exponencialmente melhor em relação às demais formas de publicidade e a outros tipos de anúncios digitais. Isso torna imprescindível que o seu negócio seja visto nas principais redes sociais.
A plataforma que mais conquista usuários a cada ano, e uma das mais utilizadas no Brasil, é o Instagram, que já deixou para trás o número de usuários de outras plataformas de muito sucesso, como o Twitter e o Snapchat, por exemplo. Isto faz do Instagram uma ferramenta essencial para o marketing digital de sua empresa, pois a grande maioria de seu público-alvo está presente nesta plataforma.
Porém, não basta apenas estar presente no Instagram, é preciso fazer com que o seu conteúdo chegue ao público, para que seja visto, consumido e possa gerar leads para a sua empresa, os quais certamente se tornarão seus clientes.
Assim, uma das maneiras mais efetivas de obter sucesso no Instagram é por meio da impulsão de seus posts, para que cheguem até um maior número de pessoas e aumentem as suas chances de sucesso. Esta impulsão nada mais é do que a utilização de posts patrocinados na rede social, pelos quais é pago um determinado valor a fim de que sejam vistos por um número específico de pessoas.
Muitas pessoas, até mesmo alguns profissionais, ainda encontram alguma dificuldade no momento de impulsionar um post no Instagram. Para tornar esta tarefa mais fácil, confira a seguir os passos necessários para impulsionar seu conteúdo nesta rede social:
1 – Escolha o post que será impulsionado
A escolha de qual conteúdo será impulsionado é um passo importante, pois este será o seu cartão de visitas para muitas pessoas que ainda não conhecem a sua página ou mesmo a sua empresa.
Assim, este post será responsável pela primeira impressão de muitas pessoas em relação à sua empresa, o que significa que deve ser um conteúdo interessante, relevante e atraente para o público.
2 – Clique na opção “promover”
Ao escolher qual a publicação que será impulsionada, é necessário que se clique na opção “promover”, a qual pode ser encontrada no lado inferior direito da imagem selecionada.
Além disso, também é neste momento que é possível determinar aquilo que você deseja que o público faça ao visualizar esta postagem, com a escolha entre opções como “comprar agora”, “saiba mais” ou “fale conosco”, para que o seu post patrocinado leve as pessoas a ações posteriores ligadas à sua empresa. Esta escolha deve ser feita de acordo com aquilo que você deseja atingir como resultado com esta estratégia no Instagram.
3 – Determine qual será o seu público-alvo
Após fazer a escolha pelo post a ser promovido e as ações esperadas, é possível ainda determinar qual será o público-alvo deste seu post impulsionado, de modo que o Instagram o exiba para as pessoas a quem você deseja atingir.
Esta segmentação deve levar em conta a idade das pessoas, seus interesses, a localização em que estão, entre outros fatores que permitem resultados melhores para a sua empresa. Caso você não tenha determinado um público-alvo, é possível escolher pelo preenchimento automático, no qual o próprio Instagram realiza a busca pelas pessoas a quem seu conteúdo pode interessar.
4 – Determine qual será o valor e a duração de seu post impulsionado
O passo seguinte será a escolha pelo preço a ser pago e o tempo em que seu post permanecerá em destaque na plataforma, o qual indica também a estimativa de pessoas que visualizarão a postagem neste período.
Este passo também necessita de um bom planejamento anterior, para que este gasto não saia de suas possibilidades financeiras e acabe por se tornar um gasto excessivo para a sua empresa.
5 – Visualize a prévia de seu post impulsionado
Após todos estes passos, será possível visualizar uma prévia do seu conteúdo patrocinado, da mesma forma que este será exibido para o público. Este momento serve para que se verifique que não há nenhum erro, e que seu post está pronto para chegar até o maior número possível de pessoas para promover a sua empresa no Instagram.
Outras maneiras de elevar seu alcance no Instagram
Embora seja bastante efetivo, o ato de impulsionar seu conteúdo no Instagram não pode ser a única forma de chegar até o público nesta plataforma, pois isto geraria um gasto muito alto com este patrocínio e poderia até mesmo prejudicar a sua empresa.
Assim, é preciso ter sempre estratégias para que seu conteúdo seja sempre atrativo e obtenha um bom alcance na rede social, mesmo quando não há um patrocínio para impulsioná-lo.
Confira, a seguir, algumas formas de elevar o seu alcance no Instagram, além do patrocínio:
1 – Utilize hashtags adequadas ao seu conteúdo
As hashtags são uma das maneiras mais eficazes de elevar o alcance de seu conteúdo no Instagram, pois a plataforma permite que seus usuários busquem apenas por publicações que tenham este link de acordo com o que desejam ver.
Ao utilizar as hashtags que mais atraem seu público-alvo, seus posts serão muito mais visualizados, o que gera melhor retorno para sua página e sua empresa.
2 – Utilize infográficos
O fato de o Instagram ser uma plataforma voltada às imagens e vídeos não significa que as informações devam ficar em segundo plano na rede social. Assim, o uso de infográficos, que aliam imagens a informações é uma excelente estratégia para que seus posts tenham ainda mais destaque.
3 – Interaja com seus seguidores
O Instagram possui uma série de ferramentas que permitem a integração entre as páginas e seus seguidores, o que pode ser um importante diferencial positivo para a sua empresa nesta plataforma. Responder a comentários, pedir sugestões e fazer enquetes entre seus seguidores são formas de atrair mais público para sua página e elevar o alcance de suas publicações.
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