Blog Marketing no Instagram: 8 dicas incríveis

Marketing no Instagram: 8 dicas incríveis

mulher mexendo no instagram pelo celular

Em algum momento da vida você já deve ter ouvido que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Parece que o “tio Mark” levou essa questão muito a sério ao criar o Instagram, rede social que, pelo menos em seus primórdios, teve como foco principal o visual.


Como assim? Vamos fazer uma breve retrospectiva?


Quando tudo começou, o Instagram de fato era uma rede social para postar fotos – principalmente fotos pessoais, de momentos compartilhados com os amigos, familiares, em viagens e assim por diante. Em meados de 2017 a rede social lançou os stories, fazendo com que esse compartilhamento já não fosse mais a cada alguns dias ou semanas, mas sim, diário.  


Em seguida, com o Instagram for Business, a rede social começou a se popularizar para os empreendedores. E se antes os usuários já aproveitavam os recursos disponíveis para criação de vídeos, fotos, reels, stories e lives, hoje o Instagram também se populariza para negócios dos mais diversos segmentos, que ganham não só em visibilidade como também em fidelização, aumento no número de potenciais clientes, vendas e assim por diante. 


Só para se ter uma noção, dados da Statista apontam que o Instagram é nada mais nada menos do que o segundo site mais utilizado para realização de campanhas de marketing na atualidade. E é muito provável que em breve ele assuma a liderança. 


E tem mais!


No segundo semestre do ano passado o Instagram anunciou uma novidade que deixou muitos de queixo caído: o Instagram já não é mais uma rede para compartilhamento de fotos e agora trabalha principalmente com o objetivo de ser uma rede social para compartilhamento de vídeos curtos.


O anúncio, que vem do próprio chefe de conteúdo do Instagram, revoluciona algumas estratégias marqueteiras voltadas à mídia e abre nossos olhos para esse novo momento da rede social. Para te ajudar a se adequar a ele, trouxemos neste artigo 8 dicas incríveis de marketing para aplicar no Instagram. 


Vamos conferir? 


Marketing no Instagram: 8 dicas incríveis


1. Invista em storytelling 


Storytelling, como o próprio nome já nos dá a entender, é uma estratégia focada em entreter e gerar engajamento por meio de histórias. No Instagram, basicamente significa criar um enredo para contextualizar um conteúdo que tenha a ver com os produtos, serviços ou valores da marca. 


Marcas como a Magalu, Ponto Frio e Netflix sabem fazer isso como ninguém no Instagram. Vale a pena conferir. 


2. Faça o uso (estratégico) de hashtags 


As hashtags podem ser boas aliadas para atrair mais gente para o seu Instagram, assim como para aumentar a própria interação orgânica com as pessoas. 


No entanto, é necessário saber utilizá-las. Ainda que o Instagram permita o uso de até 30 hashtags, o recomendado é usar entre 20 e 25. Além disso, é importante ter uma hashtag com o nome do negócio, evitar hashtags que não tenham nada a ver com seu segmento (pois atrairão o público errado) e não usar tags banidas. 


3. Interaja com os seguidores


Interação é tudo quando falamos no Instagram. Afinal, de nada adianta fazer stories e publicações se você não vai responder ninguém, certo?


Aqui vale uma máxima:  engajamento gera engajamento. Sendo assim, se você não sabe porque seus seguidores não interagem com você, o motivo pode ser a sua falta de interação com eles. 


Para melhorar nesse sentido lá vão algumas dicas: responda toda e qualquer interação pelo direct, responda aos comentários das pessoas em suas publicações e crie mais conteúdo que você sabe que eles sentirão vontade de interagir. 


4. E falando em interação...


Outra forma de aumentar o engajamento das pessoas em seus conteúdos no Instagram é utilizando de forma expressiva seus recursos. Enquetes, testes, localização e perguntas estão entre os principais deles quando falamos em interação. Então já sabe, né? Use e abuse deles para aumentar o engajamento das pessoas. 


5. Mostre o que há nos bastidores 


As pessoas gostam de saber “o que está por trás” do que é mostrado. Em um momento em que superficialidade definitivamente não é buscada nas redes, mostrar os bastidores melhora a conexão entre você e seus seguidores, faz com que os clientes entendam como os serviços ou produtos são produzidos e, ainda, estimula-os a eliminar eventuais objeções na hora de escolher entre a empresa ou uma concorrente para efetivar a compra. 


Afinal, há uma tendência natural de que a gente queira comprar de quem já conhecemos e confiamos. Aposte nisso e não vai se arrepender. 


6. Faça lives 


Aí está mais um grande aliado de empresas e influenciadores no cenário atual: as lives. Podemos dizer que elas se popularizaram durante a pandemia, quando os eventos presenciais estavam restritos. No entanto, hoje seguem como fortes instrumentos para gerar conexão com o público, seja para eliminar objeções, trocar informações relevantes com os clientes, educá-los, ganhar novos seguidores e, porque não, efetivar vendas. 


7. Tenha um calendário editorial


O calendário editorial nada mais é do que uma ferramenta para planejar os próximos conteúdos e materiais do seu negócio. É fato, no entanto, que ele pode ser trabalhoso de fazer: mas pode ter certeza de que você agradecerá por tê-lo, já que ele elimina muito tempo e trabalho no decorrer das semanas. A razão é compreensível: o calendário ajuda você a manter a constância nos conteúdos, já que corre-se o risco de simplesmente deixar passar e não produzir nada quando simplesmente deixamos para em cima da hora. 


8. Humanize sua marca


Em vários tópicos no decorrer deste artigo mostramos, nas entrelinhas ou não, a importância de humanizar a sua marca, seja ao mostrar os bastidores, fazer lives, interagir com os seguidores, usar novos e mais recursos e assim por diante. 


Outra forma de deixar a sua marca pessoal que cada vez mais tem se popularizado é por meio da criação de avatares ou personagens que as representem, como é o caso da Nat, da Natura ou a Lu, da Magazine Luiza. Esses avatares aparecem nos stories, nos posts e interagem das mais diversas maneiras pelo Instagram.


Agora você já conhece 8 dicas incríveis de marketing para aplicar no Instagram do seu negócio, empresa ou até mesmo em um perfil pessoal, caso o seu objetivo seja gerar influência. 


Precisando de ajuda para aplicar essas estratégias em seu negócio e obter resultados ainda mais surpreendentes com a rede social? Então conte com quem entende do assunto. 


A RedaWeb é uma agência especializada em produção de conteúdo que atua em todo Brasil e conta com profissionais altamente qualificados para assumirem os mais diversos desafios com essa e outras redes sociais. Para conhecer mais sobre os planos e assinar o seu, não hesite em acessar o site da Redaweb ou ligar no 0800 750 5564.


Artigos relacionados.

Ver mais artigos
ainda-vale-a-pena-investir-em-marketing-no-snapchat redes-sociais-conheca-as-mais-usadas-no-brasil-e-no-mundo -dicas-simples-para-te-ajudar-com-anuncios-no-instagram
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564