Melhore o seu conteúdo investindo no inbound marketing para sua empresa

O inbound marketing é conhecido como o “marketing de atração”, pois essa é exatamente a sua maior motivação: atrair o público-alvo e convertê-los em leads para a sua empresa. O marketing de conteúdo anda lado a lado com o inbound, pode-se dizer que um é essencial ao outro, uma vez que o primeiro convence o cliente que foi atraído pelo segundo. Neste texto você vai aprender como melhorar o seu conteúdo investindo em inbound marketing.

 Um conteúdo de qualidade SEO é aquele que consegue solucionar um problema de determinado público, gerando valor e entregando informações significativas aos usuários que acessam a sua página, causando o engajamento na sua campanha. Desenvolver bons conteúdos significa investir em soluções inovadoras e se tornar uma autoridade na sua área de atuação.

A boa conexão feita entre o inbound e o marketing de conteúdo, é aquela que integra as duas estratégias de maneira que o máximo proveito pode ser tirado dos seus esforços para atrair uma audiência, capturá-la, e fazer com que ela avance no seu funil de vendas. Entenda como o investimento em inbound marketing melhora o conteúdo oferecido para o seu público.


Inbound Marketing cria novas oportunidades

Para que você possa entender a relação entre o marketing de conteúdo, é necessário conhecer o segundo pilar do inbound: o SEO. O conjunto de estratégias de “Search Engine Optimization” é o que gera visitas à sua página através do bom ranqueamento nos resultados orgânicos das páginas de busca.


Maior tráfego gerado

Não adianta de nada criar um conteúdo de qualidade que resolve todos os problemas da sua audiência se você não tem uma audiência. Da mesma forma, não tem sentido nenhum investir recursos para levar o público até a sua página se ele não irá encontrar nada de relevante.

O inbound marketing é o conjunto de todas as técnicas que podem levar os usuários ao seu site, e é extremamente útil nos primeiros estágios do funil de vendas. Ele gera tráfego ao seu site e, com um número maior de visitas, a chance de conquistar leads qualificados aumenta significativamente.

Melhorar o conteúdo do site é conhecer os interesses do público que está visitando a sua página através das técnicas que você aplicou com o inbound. Isso é fruto de muita pesquisa e conhecimento do mercado em que a sua empresa está inserida.

A relevância é uma peça fundamental de ambas a técnicas. O conteúdo só possui qualidade quando ele informa, instrui e resolve os problemas do seu suspect, aquele que demonstra ter um problema, mas ainda não age ativamente para encontrar a solução. Com um conteúdo relevante, a audiência se engaja e a probabilidade de fechar negócio é maior. Há ainda outro ponto que merece ser explorado: o compartilhamento.

Se as informações no seu site ajudaram alguém e agregaram valor à pessoa, é natural que ela compartilhe essas dicas e técnicas com as pessoas que ela conhece e sabe que buscam a mesma coisa. O seu conteúdo circula mais na rede e gera autoridade para a sua página. A autoridade de um domínio é uma métrica importante para ranquear nas buscas orgânicas, logo, o marketing de conteúdo impulsiona o SEO e, por consequência, o marketing inbound da sua empresa terá um retorno de investimento maior.


Avança o funil de vendas

Há três pontos essenciais a se considerar na criação de um conteúdo voltado para o inbound:

  • Relevância: as pessoas estão procurando pelo assunto?
  • Solução de problemas: o conteúdo soluciona realmente as dores do visitante ou é apenas um conteúdo vazio?
  • Conversão: o seu blog post, vídeo, imagem ou infográfico estimula o consumidor a avançar no funil de vendas?

As oportunidades geradas por um bom conteúdo são imensas, a principal delas é capturar o visitante, de maneira natural, e conseguir mais informações para poder melhorar o conteúdo e investir em técnicas diretas de convencimento.

Estimular o leitor a comentar, questionar e deixar sugestões é uma maneira de estudar os hábitos e necessidades da audiência, polindo o seu conteúdo de maneira que ele fique perfeito para os próximos visitantes. Essa é a função do inbound para o primeiro estágio do funil, atrair novos leitores e prospects.

No segundo estágio do funil as técnicas de inbound e marketing de conteúdo irão convencer o consumidor a manter contato com a sua empresa, deixando o e-mail para acessar conteúdos exclusivos ou seguindo nas redes sociais.


Melhorias no conteúdo

Uma vez criado o conteúdo e disponibilizado para o público não significa que ele está na sua versão final. As atualizações devem ser constantes de acordo com a evolução do seu público e, para saber a hora de fazer mudanças é necessário estar de olho nas métricas.

Analise periodicamente o tráfego gerado pela página em que o conteúdo foi publicado, preste atenção no tempo em que o seu leitor permaneceu na página e qual foi a taxa de rejeição. Quando a taxa está muito alta e o seu público sai rapidamente da página, significa que as soluções que você propôs não são relevantes. Pode significar ainda que a audiência sequer sentiu vontade de consumir o conteúdo divulgado na página.

Não se atenha a um só tipo de conteúdo. Variar as maneiras que você pode se aproximar da audiência é uma garantia de que um público maior irá consumir o que você está oferecendo, sejam artigos em blogs, vídeos, webinars e enquetes. Promova a interação do visitante com a sua página.

Se você entender a origem do seu público, pode segmentá-lo. Se o visitante chegou até a sua página através do Google, você sabe que ele está ativamente pesquisando por algo que o seu negócio pode oferecer. Caso ele tenha clicado em uma postagem nas suas redes sociais, ele pode estar te seguindo ou ter encontrado um conteúdo patrocinado que chamou a sua atenção.

A segmentação ajuda a oferecer os melhores conteúdos para os públicos ideais, evitando que determinados grupos sejam afastados da sua empresa apenas por lerem algo irrelevante para eles. Com a segmentação, você garante que os assuntos de urgência cheguem a quem realmente está interessado.

Entender que um bom conteúdo não basta, e que sem ele o inbound marketing perde o sentido, é essencial para montar a melhor estratégia de marketing digital, melhorando-a constantemente e adaptando de acordo com o direcionamento da empresa e necessidades do seu público. Note também que um conteúdo de baixa qualidade afasta a audiência e prejudica as chances de conquistar leads que poderiam se tornar clientes.


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