Blog Métrica e KPI: entenda a diferença

Métrica e KPI: entenda a diferença

Métrica e KPI: entenda a diferença

Todas as empresas devem possuir uma estratégia de marketing digital, pois é por meio deste tipo de ação que se pode conseguir estabelecer um contato direto e mais próximo de sua empresa para com seu público-alvo. Isso contribui de forma muito positiva para melhores resultados referentes à geração de leads, captação de clientes, aumento de vendas, entre outros pontos.

Porém, não basta apenas possuir boas estratégias de marketing digital para elevar os resultados de sua empresa, é preciso avaliar constantemente a forma como estas ações são vistas pelo público. Assim, é possível identificar quais são os pontos fortes de suas campanhas e intensificá-los, bem como, saber quais são os seus pontos fracos, de forma que sejam corrigidos antes que gerem prejuízo para sua empresa.

Esta avaliação é um ponto que gera muita confusão para os responsáveis, mesmo entre os profissionais de marketing digital. Isto se deve, em geral, pela confusão causada na distinção entre métricas e KPI, ambos dados de extrema importância para o acompanhamento dos resultados de suas ações de marketing digital, mas que, se confundidos, podem atrapalhar uma avaliação mais detalhada.

Primeiramente é preciso saber como diferenciar o que são as métricas e o KPI, para que não se tenha mais confusão entre estes dois termos. As métricas são medidas que indicam o comportamento do seu público em sua página, ou seja, são dados concretos com números que mostram aquilo que aconteceu em um determinado período de tempo, mas não exatamente com a explanação do desempenho de sua empresa de forma geral.

Já o KPI (Key Performance Indicator) é o indicador dos dados que podem ser obtidos por meio das métricas, ou seja, um dado voltado para indicar os resultados de sua empresa. Estes números podem ser muito importantes para conhecer as tendências do comportamento de seu público.

Assim, é possível dizer que as métricas são dados exatos que contribuem para a formação de um indicador de performance, o KPI, que indica como sua empresa se saiu de acordo com o período avaliado, ou durante uma campanha de marketing digital, por exemplo.

Isto fica mais claro se observarmos os números, por exemplo, seu site teve dois mil visitantes em um mês, dos quais cem pessoas compraram alguns de seus produtos; estes dois dados são métricas referentes ao comportamento de seu público no período avaliado. Com estes dados, no entanto, é possível identificar uma taxa de conversão de 5% no último mês, este sim um número de KPI, pois indica qual foi a performance de sua empresa neste tempo.


As principais métricas e KPI que devem ser acompanhadas

Confira, a seguir, alguns dos principais dados que se deve acompanhar constantemente em suas campanhas de marketing digital, e saiba quais são métricas e quais são KPIs:


Métricas

  • Visitas no site - As visitas no site são uma das primeiras métricas a serem acompanhadas, pois é por meio deste número que se sabe quantas visualizações a sua página recebeu, ou seja, como o seu conteúdo atrai a atenção de visitantes. No caso de um número muito baixo de visitas em seu site, este é um indicativo de que é preciso alterar alguma coisa em sua estratégia para tornar sua página mais atrativa ao seu público-alvo.
  • Visitantes únicos - Além de saber quantas visualizações a sua página recebeu, é muito importante também que se saiba qual o seu número de visitantes únicos. Isso porque essa métrica indica quantas pessoas diferentes visitaram o seu site, o que permite uma melhor identificação do alcance de seu conteúdo. Um alto número de visualizações com um baixo número de visitantes únicos pode indicar um problema a ser corrigido, pois significa que poucas pessoas estão consumindo o seu conteúdo.
  • Taxa de cliques - A taxa de cliques é outra métrica importante, muito utilizada em estratégias como e-mail marketing, por exemplo, pois indica o número de pessoas que se sentiu atraída por seu conteúdo e clicou em algum link disponível em sua mensagem. Este dado pode ser aliado a outra métrica, a taxa de rejeição, que indica o número de vezes em que seu conteúdo é rejeitado pelos destinatários. Estas métricas, aliadas, podem originar outro número de KPI, que irá identificar melhores ações para suas estratégias de marketing digital.


KPI

  • Taxa de conversão - A taxa de conversão é um indicador de quanto a sua empresa conseguiu, no período analisado, levar os clientes a comprar seus produtos ou serviços. Este dado é obtido por meio do número de visitantes de sua página com o número de vendas realizadas, de forma a saber a porcentagem de conversões originadas a partir destas visitas à sua página. É um dos indicadores mais importantes que uma empresa deve acompanhar, pois está diretamente ligado com suas vendas e, como consequência, com o aumento de seus lucros graças ao marketing digital e suas campanhas.
  • Tempo de permanência em seu site - Outro indicador de fundamental importância para a sua empresa é o tempo de permanência em seu site, ou seja, quanto tempo cada visitante passa, em média, consumindo conteúdo em suas páginas. Isto indica se as pessoas passam algum tempo na sua página para visualizar todos os detalhes ou se entram rapidamente, o que indica um menor consumo de conteúdo. O seu objetivo deve ser sempre aumentar este indicador, de forma que seus visitantes permaneçam o maior tempo possível na sua página, pois assim haverá um interesse maior por seus produtos e uma chance mais elevada de que estas pessoas comprem seus produtos e serviços, o que impacta positivamente os seus lucros.
  • Cadastros e assinaturas - Uma boa estratégia de marketing digital também deve permitir aos visitantes de sua página ou site que façam assinaturas e cadastros em bases de e-mail, pois assim poderão receber mensagens diretas de sua empresa. Quanto maior for o número de cadastros, melhor será o desempenho de sua empresa perante o público, pois haverá um contato ainda mais próximo com os seus clientes, com um indicativo de maior sucesso de suas campanhas.

Agora que você conhece melhor as diferenças entre métricas e KPI, coloque este conhecimento em prática e tenha chances ainda maiores de sucesso com as suas campanhas de marketing digital.

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