Métricas essenciais para te ajudar no e-mail marketing

Uma das principais ferramentas para obter bons resultados com sua estratégia de marketing é o e-mail marketing, que permite um contato mais próximo e direto entre a empresa e seus leads, levando a uma condução destes leads e, por consequência, mais clientes e melhores lucros.

Porém, alguns cuidados importantes são necessários, para que esta campanha possa realmente ser relevante para o público e elevar suas vendas, impulsionando seus lucros de forma positiva.

Entre estes cuidados está o acompanhamento das métricas, que possibilitam o conhecimento dos resultados, como quantas pessoas visualizaram seus e-mails, se houve rejeição de suas mensagens ou mesmo se o e-mail marketing está realmente levando seu público a comprar seus produtos e serviços.

Desta forma, fazendo o acompanhamento correto das principais métricas, será possível identificar quais são os pontos fortes de sua campanha de e-mail marketing, intensificando-os, e os pontos fracos, corrigindo-os antes que venham a prejudicar seus resultados.


Principais métricas que devem ser acompanhadas para melhorar seu e-mail marketing

Confira, a seguir, quais são as métricas essenciais para tornar seu e-mail marketing ainda melhor, e que devem ser acompanhadas de forma mais cuidadosa:


Taxa de abertura

A taxa de abertura é a primeira métrica a ser observada, pois indica o número de pessoas que abriu sua mensagem. Isto torna possível saber se a sua mensagem é atraente para o público e chama a atenção das pessoas que recebem o seu e-mail marketing.

Para obter o número exato de sua taxa de abertura, é preciso dividir a quantidade de e-mails enviados pelo número de mensagens abertas. Se este resultado for baixo, é um sinal de que é necessário trabalhar para que seu e-mail marketing seja mais atraente ao público, de forma que se consiga elevar a sua taxa de abertura.


Taxa de clique

A taxa de clique é outra métrica muito importante e indica o número de pessoas que se engajou com seu e-mail marketing clicando em algum link que esteja presente em suas mensagens.

Esta taxa está diretamente ligada com a taxa de abertura, pois é calculada de acordo com o número de pessoas que abriu suas mensagens, dividindo a quantidade de cliques pelo número de mensagens abertas para que se possa chegar assim à taxa de clique de seu e-mail marketing.

Da mesma forma que a taxa de abertura, a de clique também indica o quanto sua campanha é atraente para o público. Ela permite saber a efetividade de suas mensagens em relação à atração de seu público-alvo.


Taxa de conversão

Complemento da taxa de abertura e de cliques, a taxa de conversão indica se o seu objetivo está sendo atingido por meio das mensagens de e-mail marketing. Isto é, esta taxa mostra se o público realiza as ações esperadas, como fornecimento de dados, preenchimento de cadastros, download de conteúdos, entre outras ações possíveis.

Esta é uma das métricas essenciais para o sucesso de seu e-mail marketing, pois não basta que suas mensagens sejam abertas e haja cliques em seus links se não há o complemento da ação desejada, sendo este o objetivo principal de uma campanha para aproximar seu público de sua empresa.

Para conseguir chegar ao número que representa sua taxa de conversão, é preciso dividir a quantidade de pessoas que realizou o objetivo desejado pelo número de mensagens enviadas.


Taxa de rejeição

Assim como pode existir uma grande aceitação de seu e-mail marketing, é essencial acompanhar a sua taxa de rejeição, para saber a quantidade de e-mails em sua lista de contatos que não é válida para suas campanhas.

Esta taxa indica a quantidade de mensagens que não chegaram até o seu público, o que pode acontecer por problemas de servidor, caixas de mensagens cheias, ou ainda por contas inválidas, como e-mail desativado pelos usuários.


Descadastramentos 

Da mesma forma que o número de cadastros tende a aumentar ao longo do tempo em sua lista de contatos, é natural que algumas pessoas se descadastrem, solicitando que não recebam mais suas mensagens, inclusive seu e-mail marketing.

Embora isto seja natural, é preciso que esta taxa seja observada constantemente, pois um alto número de descadastramentos pode significar problemas com seu conteúdo, como pouca relevância, conteúdo repetitivo, ou outros problemas similares, que levarão a resultados piores para sua campanha.


Crescimento de sua base

Para saber a quantidade de pessoas para quem suas mensagens de e-mail marketing serão enviadas é preciso saber qual a sua base de contatos. Esta base se altera conforme os cadastramentos e descadastramentos de seu público.

É importante ter um acompanhamento da métrica de crescimento de sua base para saber se oscila positivamente ou negativamente. Para isto, deve-se fazer uma subtração do número de descadastramentos do número de novos cadastros, e uma divisão pelo número de sua base de e-mails, para os quais são enviadas as mensagens.


Retorno sobre o seu investimento

O retorno sobre investimento (conhecido como ROI) é um número extremamente importante, pois é o que indica, na prática, o sucesso real de sua campanha. Especialmente quando uma campanha tem como objetivo principal aumentar o número de vendas de uma empresa, o ROI é a métrica que deve ser destacada para saber seu resultado.

O cálculo para identificar o seu retorno sobre investimento é feito por meio da subtração do valor de seu investimento em seu aumento de vendas. Em seguida, deve ser feita uma divisão do resultado novamente pelo valor de seu investimento, e o resultado será o seu percentual de retorno.

Sabendo qual o seu retorno sobre investimento, será possível identificar as campanhas que dão mais lucros para a sua empresa. 

Agora que você sabe quais são as métricas essenciais que podem lhe ajudar na sua campanha de e-mail marketing, coloque este conhecimento em prática e obtenha os melhores resultados em sua campanha, atingindo seu público-alvo de forma mais direta e objetiva.


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