Mudanças no Google Adwords, conheça as principais

O Google Ads, antes conhecido como Google Adwords, é um serviço de publicidade do Google, sendo atualmente a sua principal fonte de lucro, uma vez que representa 96% de sua receita. 

Ainda que essa informação seja interessante para fins de conhecimento geral, o que nos interessa aqui é o fato de que esse sistema influencia diretamente os resultados de Marketing Digital de uma empresa, de uma maneira geral, seja fazendo com que disparem ou declinem. 

Uma forma de evitar, por exemplo, que os resultados de sua estratégia de Marketing Digital sejam prejudicados é ficando por dentro das principais mudanças do Google Ads e, assim, realizando os ajustes necessários em suas ações de comunicação. 

Neste conteúdo, apresentamos as principais. Confira: 

Campanha Smart

Uma das principais novidades implementadas pelo Google em seu principal sistema de publicidade, o Google Ads, é a campanha smart. É um recurso voltado, como está colocado na própria plataforma, para otimizar o processo de criação de campanhas de empresas de pequeno e médio porte. 

Com outras palavras, essa solução foi idealizada para reduzir o nível de trabalho das empresas de pequeno e médio porte com a montagem de campanhas. Com isso, elas podem poupar tempo e focar no que realmente importa: a sua atividade fim, que pode ser, por exemplo, a venda de produtos ou serviços a partir de uma loja online. 

É uma mudança, ou ferramenta do Google Ads, que otimizou, por exemplo, a escolha de palavras-chave por uma empresa, potencializando uma campanha de Marketing Digital e garantindo uma vida mais fácil aos empreendedores. 

Google Marketing Platform

Outra das principais mudanças trazidas pela Google em seu sistema de publicidade, Google Ads, é a criação do Google Marketing Platform. 

Na verdade, é uma mudança implementada pelo Google Ads que é traduzida pela união de duas ferramentas antigas que a empresa já contava, que são o caso do Doubleclick e Google Analytics 360.

Essa mudança facilitou, e muito, a vida dos empresários que usam o sistema de publicidade da Google para potencializar o alcance dos seus produtos e/ou serviços, pois, dentro da plataforma Google Marketing, é possível encontrar diversas funções que agora se encontram centralizadas em um só ambiente, como é o caso da Tag Manager 360, Data Studio, Analytics 360, Optimize 360, Search Ads 360, entre outras. 

Ao juntar as duas ferramentas antigas, o Google buscou facilitar a integração entre equipes de uma empresa que são responsáveis, por exemplo, pela criação de mídias e de ações de Marketing Digital. Com outras palavras, possibilitou que essas equipes possam trabalhar juntas em um só ambiente e, a partir disso, desenvolver uma campanha de sucesso. 

A partir do Google Marketing Platform, fica mais fácil planejar, executar, otimizar e analisar campanhas e anúncios que sejam do interesse de uma empresa. 

Google Ad Manager

À medida que evolui, o Google Ads não cansa de lançar mudanças em sua estrutura que possibilita que as empresas se tornem mais eficientes, no que diz respeito à gestão de campanhas a anúncios. 

Um exemplo de mudança, nesse sentido, é o Google Ad Manager, que foi implementado pela Google no Google Ads para facilitar a gestão dos lucros, em relação aos profissionais que produzem conteúdos, os quais podem e são utilizados pelas organizações para potencializar suas estratégias de Marketing Digital. 

Conforme o Google, a Google Ad Manager nasceu com uma proposta de unificar, vale dizer, o Doubleclick for Publishers e Doubleclick Ad Exchange. Essa mudança, cumpre destacar, não afetou o desempenho dos anúncios e campanhas, pelo contrário, garantiu uma experiência melhor ao consumidor dos seus produtos, pelo fato de garantir uma gestão mais eficiente e centralizada. 

Anúncios expandidos

Outra mudança trazida pela Google Ads, mas dessa vez diretamente relacionada ao desempenho de um anúncio, está relacionada ao tamanho de um anúncio. Essa mudança recebeu o nome de anúncios expandidos que, pelo título, já sugere que se tratou de uma mudança ligada ao número de caracteres que um anúncio pode possuir. 

Então, o modelo antigo de anúncio contava, basicamente, com as seguintes regras: 

  • Título do anúncio deveria ter, no máximo, 25 caracteres. Isso representa, basicamente, uma linha; 
  • Descrição do anúncio, por sua vez, não poderia contar com mais de 75 caracteres, ou seja, esse era o limite máximo; 
  • Além de tudo isso, a URL deveria ser colocada no anúncio de maneira manual. Isso trazia alguns problemas para o anunciante, vale dizer, pois, muitas vezes, era inserida de maneira incorreta, o que colocava em risco o desempenho do anúncio. 

Veja como ficou com a mudança do anúncio expandido:

Sendo esse modelo atual, conta com diversas vantagens, como maior liberdade para produzir um anúncio que pode potencializar os resultados de uma empresa, como aumentar o seu número de clientes e de vendas, bem como garantir maior visibilidade aos seus produtos e serviços e à sua marca. 

  • Com o modelo atual de anúncio, o anunciante pode inserir até dois títulos com 30 caracteres, os dois totalizando, portanto, 60 caracteres. Essa possibilidade ampliou a liberdade criativa do anunciante, fazendo com que ele crie cada vez mais títulos atraentes;
  • O anunciante, agora, conta com a possibilidade de descrever seu anúncio em 80 caracteres. Antes, como vimos, esse limite era de 75. Sendo assim, ficou mais fácil comunicar produtos e serviços;
  • Agora a URL não é mais inserida manualmente, e sim de forma automática, o que, na prática, confere maior assertividade ao processo de criação de anúncio. Além disso, contribui para o aumento de desempenho dessa estratégia.

Extensão de promoção

A extensão de promoção foi uma mudança implementada pelo Google que possibilitou que as empresas poupassem tempo com a criação de novos anúncios para tratar de produtos que já foram anunciados, ao menos conforme o Google. 

De acordo com uma análise feita pela E-commerce Brasil em relação à essa mudança, “A extensão torna mais fácil manter as promoções atualizadas sem a necessidade de criar novos anúncios, deixando as outras publicidades disponíveis para conteúdos mais exclusivos, como os termos para marca ou as ações para atrair mais cliques.”

Na prática, conforme o Google, “Uma loja de sapato pode usar a extensão de promoção para mostrar um código de desconto de 30% em todos os pedidos durante o período da Black Friday. O que pode fazer com que esses tipos de ofertas sazonais tenham mais destaque no anúncio selecionando uma de 12 ocasiões, que já faça parte de datas estabelecidas, como Black Friday ou Volta às aulas”.

O Google Ads está sempre se atualizando e a empresa que busca obter um crescimento acelerado, bem como garantir que suas ações de marketing não sejam afetadas, devem ficar por dentro dessas mudanças. É algo essencial para que alcance resultados excelentes em suas ações de marketing digital e de conteúdo. 

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