Blog Novidades do conteúdo: dicas para encontrar novos temas para o seu segmento

Novidades do conteúdo: dicas para encontrar novos temas para o seu segmento

Novidades do conteúdo: dicas para encontrar novos temas para o seu segmento

Para uma empresa que trabalha com marketing de conteúdo, ficar por dentro de novos temas é fundamental para tornar a produção de conteúdo mais criativa, original e, principalmente, impactante aos olhos dos seus consumidores. 

Manter-se atualizado quanto aos temas que o seu negócio pode explorar no marketing de conteúdo é uma maneira estratégica de fornecer artigos relevantes, capazes de aumentar a autoridade de sua marca no ambiente digital e, assim, melhorar os seus resultados. 

Os benefícios de explorar novos temas para a criação de conteúdo são vários, fora o aumento de sua autoridade no mundo digital, como o fortalecimento de sua imagem e o fato de seu site ou blog poder se tornar uma referência em relação a determinado nicho. 

Então, ciente da importância disso para o seu empreendimento, montamos este texto para apresentar algumas dicas que podem lhe ajudar a encontrar novos temas de conteúdo para o seu segmento. Confira!

Analise o que a concorrência vem publicando

Uma das primeiras formas de encontrar temas para produzir conteúdos interessantes é analisando o que a concorrência vem produzindo e publicando em seu blog. 

Não se trata, vale dizer, de uma ação que configura plágio ou cópia do que a concorrência vem fazendo em seu site ou blog, mas de uma estratégia que pode expandir a sua criatividade e, assim, garantir que produza artigos melhores sobre temas similares que a concorrência vem publicando. 

Tente listar, por exemplo, as dez melhores empresas que se colocam diretamente como suas concorrentes. É possível fazer isso realizando uma busca no Google. Ele fornecerá os melhores sites (os melhores posicionados em seu sistema de busca). 

Leia livros e artigos científicos que tenham relação com o seu nicho de atuação

Com o desenvolvimento da web 3.0, é possível encontrar inúmeras fontes de informações a partir do mecanismo de busca do Google, como revistas científicas, livros, grupos de discussões, etc. 

Isso possibilita que uma empresa ou pessoa possa acessar essas fontes de informações e, a partir disso, criar artigos para alimentar o seu blog ou site. 

O conteúdo que bebe diretamente de revistas e artigos científicos tende a ser mais valorizado não só pelo Google, mas também pelos consumidores, que vêem nele uma oportunidade incrível para aprender com qualidade e impacto. 

O ideal é visitar sites de artigos científicos vinculados às universidades ou centros de pesquisas, como Fundação Getúlio Vargas, Universidade de São Paulo, IBGE, etc. 

Explore melhor a relação que pode fazer entre os seus produtos e o mundo

Quem trabalha com marketing de conteúdo sabe que é possível construir infinitas relações entre produtos e o mundo, o qual é composto por empresas, natureza, pessoas físicas, governo, etc. O que estamos querendo dizer é que você deve explorar as diversas facetas com as quais os seus produtos mantêm uma relação direta e indireta.  

Por exemplo, vamos imaginar que a sua empresa comercializa livros digitais sobre os mais variados gêneros, como romance, ciência, construção civil, meio ambiente, etc. 

Em um primeiro momento, dá para observar que a sua marca pode produzir conteúdos sobre os gêneros dos livros. É um campo que pode ser ricamente explorado.

No entanto, a sua empresa pode ir mais além, como trabalhar, por exemplo, com os temas: os livros digitais contribuem para a preservação do meio ambiente; entenda como é feito um livro digital; o mercado de livros digitais; o livro digital é visto como uma tendência em 2020; leis que amparam a produção do livro digital; a relação entre livro digital e inclusão social; o impacto do livro digital no dia a dia, entre outros. 

Como vimos, muitos temas podem ser explorados e todos eles são, de certo modo, interessantes, pois fornecem informações valiosas para a formação de seus clientes e outros interessados em entender melhor esse mercado. 

Como dica para descobrir temas precisos com os quais a sua empresa pode estabelecer relação, sente, pegue uma caneta e um papel e crie todas as relações possíveis, mas sempre colocando em destaque os interesses do seu negócio. 

Fique de olho no comportamento do seu consumidor nas redes sociais

Monitorar o comportamento do seu cliente no ambiente digital pode também garantir ideias criativas e necessárias para a criação de conteúdos que sejam do interesse daquele. 

Muitas vezes, a partir de comentários, o cliente deixa evidente nas entrelinhas que tipo de informação gostaria de ler sobre determinada empresa e seus processos. 

Por exemplo, tem cliente que não sabe muito bem como funciona o processo X ou Y da empresa e ele deixa claro isso em algum comentário que fez no perfil da marca. Então, por que não aproveitar isso para produzir conteúdos que tenham relação com as expectativas dos seus consumidores? 

Para isso, portanto, é essencial estar sempre monitorando o comportamento do cliente, pois isso ajuda a mapear potenciais temas que podem ser explorados. 

Hoje, é possível realizar o monitoramento do cliente a partir de tecnologias de gestão de mídias sociais. Fique ligado!

Estimule o seu cliente a dizer o que gostaria de ler

Você também pode utilizar chamadas para ação com o objetivo de estimular o cliente-leitor a dizer o que gostaria de ler. Os clientes são uma ótima maneira de inovar a produção de conteúdos com base no que eles têm interesse. 

Como fazer isso? Então, imaginando que tenha um blog e que publica frequentemente conteúdos, utilize a chamada para ação (CTA) nos artigos como uma estratégia para motivar o cliente a dizer, por exemplo, se ele gostou do material que leu e quais outros ele gostaria de ler. 

Exemplo: “O que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado. Adoramos saber o que o nosso cliente pensa. Por falar nisso, gostaríamos que você dissesse nos comentários que tipo de conteúdo gostaria de ler. Combinado?” 

Converse com uma agência especializada em marketing de conteúdo

Como última dica, sugerimos que converse com uma agência especializada em marketing de conteúdo. Ela conta geralmente com profissionais especializados que têm larga experiência em produzir temas que dialogam com os mais diversos tipos de negócios. 

O bom é que esses profissionais ficam por dentro de temas que são tendências, ou seja, que se colocam entre os mais procurados pelos usuários do Google. Isso pode melhorar o ranqueamento do seu site, bem como do seu blog, aumentando assim o número de clientes e de vendas. 

Gostaria de fazer isso agora mesmo? Então acesse o nosso site ou, se preferir, entre em contato conosco pelo 0800 750 5564. 

A RedaWeb conta com uma equipe técnica especializada que pode fornecer à sua empresa a criatividade e originalidade que ela precisa para publicar conteúdos que façam a diferença no seu dia a dia. 

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