Número importantes quando se trata de marketing de conteúdo

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto de Marketing de Conteúdo (CMI) no ano de 2018, 86% das organizações altamente eficazes e com bons resultados possuem pelo menos um profissional capacitado e responsável pela estratégia de conteúdo.

Já 72% dos realizadores desse modelo de marketing estão produzindo significativamente mais conteúdo com relação ao que produziam anteriormente.

Com essa tendência instalada no mercado, o crescimento de textos qualificados pelas mais diversas empresas aumentou, de um tempo para cá, gerando também maior conhecimento por parte dos consumidores sobre seus produtos e serviços.

Fica evidente que além do ganho financeiro, há um aumento de reputação e caráter agregado a marca, devido ao fato de evidenciar suas qualidades de modo muito mais claro, sincero e próximo a seu público.

Entretanto, como compreender e embasar em números os benefícios e repercussão propiciada pelo marketing de conteúdo? Quais dados realmente demonstram evolução e pontos de melhora importantes a serem considerados e trabalhados?


Os números que não podem ser ignorados

Tarefa essa que demanda tempo, conhecimento e investimento, já que em meio a tantas métricas a serem analisadas, os caminhos a serem tomados devem ser decididos usando dados e padrões de gerenciamento desse tipo de produção e entendimento do panorama do cenário do marketing de conteúdo. 

Como por exemplo, o custo de aquisição de cliente (CAC), ou o custo de vida de um cliente, onde ambas as estratégias visam entender mais a fundo seu consumidor e como mantê-lo o máximo de tempo possível vinculado a marca.

Assim como outro tópico chave para análise do marketing de conteúdo a ser sempre verificado, o ROI, bastante considerado, por trazer cálculos referentes ao Retorno sobre o Investimento feito em determinado tempo X de atuação e realização do mesmo.

Portanto, compreendendo que empresas realizadoras de mais conteúdo com viés estratégico bem-estruturado recebem mais visitantes em seus perfis sociais, páginas, blogs e sites pela simples questão de atrair o público pela originalidade e frequência com que são vistas.    

Então, empresas ou ramos de negócios que produzem mais conteúdos mensais geram engajamento maior e têm mais visitantes em sua rede, promovendo leads quentes e futuros clientes mais fidelizados e identificados verdadeiramente com a marca.


A importância de entender o público-alvo

Outra parte base para estratégia de um marketing de conteúdo é o modo como se conversa com o público, além do horário do dia em que se transmite a informação e o contexto ligado ao dispositivo que grande parte de seu público-alvo utiliza, tornando-se assim fatores primordiais para a leitura e reconhecimento do nome da empresa.

Com isso, é preciso entender a rapidez com que o consumidor acessa e consome essas informações atualmente, também percebendo sua rotina e ritual de procura por conteúdo, levando em conta que desde 2014 a quantia de leitura em dispositivos móveis aumentou 10%, dado verificado em pesquisa feita pela DemandGen.

O modo como o consumidor entende sua marca e busca por ela é tudo e também pode ser mensurado por meio do número de páginas abertas por sessão, ou seja, cada vez que acessa e navega pelo marketing de conteúdo produzido.

Demais parâmetros como o número de visitas a página, tempo médio de duração e visualizações feitas pelo visitante também repercutem a qualidade e importância de conteúdos originais e atrativos ao segmento em que se está inserido.

Isso porque, conteudistas e gestores acreditam que o conteúdo personalizado e segmentado é o futuro do marketing digital, e estão certos em pensar desta maneira.  


Números e métricas norteiam a criação de conteúdo

Outras métricas como a interação com seu público ou até mesmo relação entre usuários interessam ao marketing de conteúdo como norte para criação de mais postagens e idealização de pautas com base no momento e preferências dos consumidores.

Considerada de alta eficiência, a medição e mensuração de taxa de produção e tempo de publicação por parte dos conteudistas, devem ser controladas, pois demonstram a praticidade e frequência com que interações e negócios são gerados e se estão dentro do planejado.   

Para fortalecer a necessidade e importância do marketing de conteúdo, números expressivos, como por exemplo, quase metade dos marqueteiros de conteúdo postam pelo menos uma vez por semana, segundo levantamento do Content Marketing Institute de 2014.

É possível afirmar também que blogs com alto índice de postagens em sua estratégia possuem mais chances de ter um ROI positivo após o período previsto, além de que a maioria das empresas que postam diariamente em seus blogs conquistarem novos clientes por meio desse canal, contra um número bem menor das que postam apenas mensalmente.

Os dados e números para impulsionarem o investimento e demanda para produção de marketing de conteúdo são mensurados com base em ferramentas e cálculos, posicionando os materiais de forma estratégica e conectada com o consumidor.

O ponto de vista do cliente ou futuro consumidor é a bussola a ser seguida para a produção de conteúdo e os melhores resultados são conquistados, pois as empresas que mantém um blog ativo, com conteúdo diferenciado, benefícios aos usuários e promoção de técnicas de interação, atraem mais visitantes com forte aceitação da marca ou empresa.


Números ajudam empreendedores e gestores a definir o próximo passo

Já os olhares de empreendedores, gestores, diretores e donos de empresas, voltam-se aos números proporcionados pelo marketing de conteúdo que como visto podem ser mensurados e extraídos, como por exemplo, que o maior volume de produção, alcança maior crescimento das páginas indexadas junto a mecanismos de busca na web, gerando muito mais leads qualificados.

Resumindo, para todos os setores envolvidos direto ou indiretamente com marketing de conteúdo, seja em uma instituição, empresa, grupo ou negócio, se faz evidente e mais que necessária a aplicação de técnicas e condução especializada em sua produção, seja a blog, site ou redes sociais. 

Com dados analisados, gestão feita por especialistas e planejamento sendo seguido em busca dos resultados traçados, o marketing voltado especificamente a produção de conteúdo, reduz custos perante metodologias tradicionais, gerando muito mais leads confiáveis e abertos a novos produtos ou serviços oferecidos.  

Então, é importante levar em conta todos esses números, já que vão nortear onde sua empresa deseja chegar e se o resultado obtido está sendo interessante. Um aumento no número de visitas a sua página, por exemplo, pode indicar que o conteúdo oferecido chama a atenção – e consequentemente que você está no caminho certo.

Para alcançar mais pessoas de forma assertiva e prática, abra espaço para uma equipe qualificada e focada em resultados, onde jornalistas, editores e revisores produzem em prol de potencializar o engajamento da sua marca.  

Caso queira assinar um plano de produção de conteúdo, acesse o site da RedaWeb ou ligue para nós no 0800 750 5564.