Nutrição de leads: conheça suas vantagens
Se você criou canais de comunicação virtuais para sua empresa na internet, é porque espera aumentar sua autoridade, tráfego, carteira de clientes ou lucratividade, certo? Para quem está investindo no digital para ampliar conversões e bons resultados, a nutrição de leads é a estratégia certa! Você já conhece essa tática?
Antes de mais nada: o que é lead?
Lead é como chamamos um usuário que acessa suas páginas online e se comporta como um cliente em potencial para seu negócio. Basicamente, se trata de uma pessoa que demonstre algum grau de interesse no produto ou serviço que você oferece.
Esse interesse é detectado pelas ações que o indivíduo realiza no seu site. Se alguém faz o download de materiais disponibilizados, preenche formulários, informa dados ou pressiona botões de contato, imediatamente passa a ser um lead que pode virar consumidor.
A partir do momento em que um usuário se torna um lead, passa a ser inserido no funil de vendas e em toda a estratégia de marketing digital da empresa.
Basicamente, o lead de hoje é o seu cliente de amanhã. Trate essa oportunidade com carinho!
O que é a nutrição de leads?
Quando alguém vai parar no site da sua empresa, ainda não está pronto para comprar.
Para entender esse processo, pense na sua própria experiência como consumidor. Antes de investir tempo e dinheiro em qualquer coisa, o comprador em potencial quer conhecer a marca, entender exatamente o que está adquirindo e como aquele serviço irá impactar positivamente sua vida.
Com os leads do seu negócio é a mesma coisa. Aquele usuário está interessado no que você tem a oferecer e demonstrou isso por meio da trajetória que fez no site da empresa. Agora, é preciso convencê-lo a finalizar seu caminho no funil de vendas.
Como o nome sugere, a nutrição é uma estratégia baseada em alimentar o lead constantemente, construindo uma relação de confiança e mostrando que você é um expert em sua área de atuação.
Assim, o cliente absorve a ideia de que está lidando com autoridades no assunto e não precisa se preocupar.
Colocando a mão na massa
Existem inúmeras estratégias de nutrição de leads. Cada uma delas é apropriada para um tipo de negócio diferente, de acordo com o perfil dos clientes da empresa, resultados desejados e o histórico de investimento em comunicação feito pela marca.
Antes de definir seu caminho, porém, é fundamental conversar com especialistas em marketing digital e discutir seu caso, para, assim, traçar as possibilidades mais adequadas.
No entanto, uma estratégia adotada por unanimidade (tanto em empresas que estão dando os primeiros passos na nutrição de leads quanto naquelas que já têm um grande histórico nessa empreitada) é o marketing de conteúdo.
A criação de conteúdo é o alicerce de qualquer planejamento de nutrição. O método consiste em disponibilizar informações de qualidade relativas ao seu nicho de atuação, construindo uma relação de diálogo com o lead. Dessa forma, o potencial cliente irá conhecer melhor seu produto, entender como você trabalha e ter a certeza de que sua empresa domina o que está fazendo.
Essa dinâmica cria um relacionamento com o usuário, aquece o lead e o prepara para finalmente chegar ao ponto certo para realizar uma compra ou assinatura.
É possível criar conteúdo em vários formatos e plataformas, de acordo com o perfil dos seus leads. Hoje, os textos em blogs e sites são indispensáveis, já que, além de cumprirem sua função de nutrição, ainda ajudam as páginas da empresa a atingirem bons posicionamentos nas pesquisas de mecanismos de busca (incluindo o Google!).
Criar conteúdo para nutrição de leads é só escrever, certo?
Não! Não é qualquer texto que funciona para criar o chamado fluxo de nutrição entre sua empresa e seus leads. O conteúdo voltado ao marketing é elaborado com base em estratégias específicas.
É fundamental organizar a produção de acordo com a segmentação de seus leads. Para onde você quer que esses usuários vão? Que ação precisa que realizem? Como pretende convencê-los a fazer isso? Qual é o perfil dessas pessoas? Que linguagem consideram mais acessível e simpática? Todos os seus leads possuem o mesmo perfil?
Além dessas reflexões, também é importante elaborar publicações que intensifiquem a relação de confiança, demonstrando que o cliente pode e deve confiar no seu serviço. É necessário comprovar que sua empresa é relevante no mercado, e isso só pode ser feito com a escolha das palavras (e palavras-chave!) corretas.
O caminho mais eficaz para a nutrição de leads é contatar uma agência de marketing de conteúdo que já tenha experiência na área e possa te orientar sobre as táticas mais eficientes para transformar o lead interessado em cliente fiel.
Quais são as principais vantagens da nutrição de leads?
Algumas das vantagens que podem ser alcançadas com o fluxo de nutrição são as seguintes:
- Aumento nas taxas de conversão: a nutrição aquece os leads e os prepara para realizar compras, assinaturas ou qualquer outra ação que você deseje eventualmente;
- Aumento nas taxas de satisfação: com a criação de conteúdo, o cliente tem dúvidas solucionadas antes mesmo de fechar contrato com você, o que diminui a demanda nas etapas de pós-venda;
- Diminuição no ciclo de compra: todo cliente passa por uma trajetória até chegar ao ponto que efetivamente realiza a aquisição de algo. Com a nutrição de leads, esse ciclo é muito menor. Ou seja: a compra é fechada mais rápido;
- Redução nos investimentos em marketing: uma vez que o custo-benefício da nutrição é muito mais vantajoso do que grandes campanhas em mídias offline;
- Aumento na fidelização: quando se constrói um relacionamento e uma relação de confiança com o cliente, as chances de que o consumidor crie um elo duradouro com sua marca é muito maior. Assim, a nutrição de leads não garante apenas uma compra, mas também aumenta as chances de que o usuário continue voltando para investir no seu negócio;
- Aumento na segmentação: saber como se comunicar com os clientes certos da maneira certa é a chave para aumentar as taxas de conversão. Quanto mais precisa for sua nutrição de leads, melhor serão seus números e, eventualmente, maior será sua margem de lucro;
- Aumento nas vendas: construindo um relacionamento de confiança, a taxa de potenciais clientes que realmente fecham negócio com você aumenta exponencialmente.
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