O básico do marketing de conteúdo: entenda os principais conceitos

O marketing de conteúdo pode aumentar o tráfego do seu site de forma exponencial. Esse conceito combina as características de ferramentas oferecidas pela internet e a expectativa de comportamento do público para ajudar a sua a marca e se posicionar da maneira mais forte possível, se tornar referência e autoridade no assunto, e assim, atrair mais clientes. Para entender melhor essa estratégia, existem alguns conceitos básicos:


O que é marketing de conteúdo? 

Em primeiro lugar, o marketing de conteúdo em si. Esse conceito é uma estratégia que atua em conjunto com o marketing digital, e tem um foco maior na produção do conteúdo. Noções bem básicas como a qualidade dos textos, a atenção à gramática e o contar de histórias interessantes são bem importantes.

Porém, existem outros conceitos específicos para esse objetivo que tornam a escrita um pouco diferente. O texto é focado no seu público-alvo e visa auxiliar no seu processo de compra da maneira mais natural e genuína possível.

Para isso, o conteúdo informa o público sobre todo o processo, alimentando-o com informações valiosas e interessantes. Com isso, o marketing de conteúdo consegue, ao mesmo tempo, deixar o cliente bem informado sobre o assunto e criar uma relação muito positiva com a sua marca, que durante todo o processo, cuidou do seu bem-estar e respondeu às suas dúvidas.

O marketing de conteúdo tem então um caminho bem claro: educar o público, criar o interesse, se tornar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. Ele começa como um conhecedor da sua marca, para um lead, que é um usuário que demonstrou algum interesse em se tornar cliente, até chegar à etapa final. Com o intuito de cumprir essa jornada de maneira eficiente são usados alguns conceitos e ferramentas.

O blog, por exemplo, é um dos principais e uma das formas mais naturais pelas quais o público irá encontrar o seu conteúdo. Ao se deparar com qualquer problema, a primeira reação de grande parte das pessoas é fazer uma pesquisa nos motores de busca, como o Google, para se informar e encontrar a resposta. Com o blog, você tem a presença online para que seu conteúdo, e por consequência, sua marca sejam facilmente encontrados.

Mas escrever um bom texto não é necessariamente o suficiente. É preciso que ele seja sempre pensado para cumprir os objetivos de conquistar o público.


A produção de conteúdo 

A produção de conteúdo é bem delicada. Por melhor que o texto seja, ele não tem apenas o objetivo de entreter ou informar, mas sim de atrair o público para o seu ambiente e criar uma relação positiva entre ambos. Por isso, é preciso se atentar no momento da produção.

Em primeiro lugar, é preciso avaliar a frequência de publicação. Publicar o máximo possível é muito tentador, mas é preciso ter muito cuidado para que esse ritmo não afete a qualidade, afinal, o bom conteúdo está naturalmente associado ao prazo para produzi-lo.

O planejamento das pautas também é extremamente importante. Por isso, você precisa ter certeza, sempre, de que qualquer conteúdo irá ter algum tipo de relação com o tema. Então, é preciso planejamento. Fazer um calendário de todas as publicações que serão feitas no mês, ou semana, de modo a evitar que conteúdos semelhantes estejam muito próximos.

O SEO é outro conceito importante que deve fazer parte da produção de cada um dos seus textos. A sigla quer dizer Search Engine Optimization, ou Otimização dos Motores de Busca, e reúne um conjunto de práticas que tem como objetivo garantir que o seu conteúdo irá se posicionar melhor como uma resposta para uma busca feita pelo usuário.

Por isso, são pensados detalhes do conteúdo, como disposição de palavras-chave, o título e diversos outros, e também informações mais técnicas como a otimização do site e sua capacidade de se adaptar a dispositivos móveis, por exemplo. Esses detalhes ajudam a garantir uma melhor posição, e por consequência, uma maior visibilidade. 


O funil de vendas

O funil de vendas é outro conceito que deve ser levado em consideração ao produzir o seu conteúdo. Um lema do marketing de conteúdo é que o melhor conteúdo é aquele que é entregue no momento certo, para o cliente certo. Por isso, o funil de vendas ajuda a ilustrar a jornada do seu comprador, de modo a poder cumprir esse objetivo.

O funil de vendas geralmente tem 3 etapas, podendo ser adicionada uma quarta:

  • Descoberta: na primeira etapa, o usuário desconhecia o seu problema. Ele toma conhecimento sobre ele e se interessa a procurar soluções.
  • Consideração: nesse momento, o potencial cliente sabe que tem um problema e procura a melhor solução para ele.
  • Decisão: nessa etapa, o usuário está muito perto de decidir a solução ideal para ele. Se o trabalho foi feito de maneira correta, sua empresa está muito bem posicionada para ser a resposta.
  • Pós-venda: o pós-venda pode ou não fazer parte do funil. De qualquer forma, fazer um acompanhamento é uma ótima prática para preparar outras vendas e gerar recomendações. 

Esse conceito é fundamental para ajudar a distribuir o seu conteúdo. Por exemplo, se o usuário está na fase de descoberta, ele dificilmente irá ter interesse em ter um conteúdo de fundo de funil, pois, ainda não está preparado para decidir. Por outro lado, se ele está nessa etapa, você precisa ser um pouco mais incisivo e mostrar de forma muito clara porque a sua solução é a melhor.


As personas 

Não pode ser esquecido, é claro, o componente fundamental dessa estratégia. O público-alvo. O conteúdo é sempre produzido para alguém, por isso o ideal é sempre produzi-lo com o cliente ideal em mente. E para isso é usada a persona.

Esse conceito é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Semifictícia pois se baseia em alguns dados reais, adquiridos através de pesquisas de mercado, entrevistas, análises de marketing ou qualquer outra ferramenta, em combinação com a criação de características que o humanizam e o aproximam do real.

Afinal, é muito melhor escrever com uma pessoa em mente e assim, o conteúdo se torna muito mais eficaz. Diversas informações podem fazer parte das personas que irão ser criadas:

  • Sexo
  • Idade
  • Cargo
  • Escolaridade
  • Principais objetivos
  • Maiores desafios 

Com a persona, o conteúdo fica muito mais íntimo e atinge o público com muito mais eficácia.


Aumente o seu tráfego 

São esses conceitos e ferramentas, além de alguns outros, que tornam o marketing de conteúdo tão eficaz. Com ele, empresas conseguem aumentar em até 200 vezes a quantidade de tráfego do seu site. Para aplicar esse conceito para o seu negócio, entre em contato com a RedaWeb através do telefone 0800 750 5564. Tire suas dúvidas ou assine um plano agora mesmo e conte com um conteúdo de qualidade, produzido por jornalistas e profissionais de marketing.