Blog O básico do marketing digital: defina as suas estratégias

O básico do marketing digital: defina as suas estratégias

O básico do marketing digital: defina as suas estratégias

O mundo está cada vez mais conectado. Dados do relatório Digital in 2018, divulgados pelos serviços We Are Social e Hootsuite, por exemplo, apontam que mais da metade da população do planeta já está conectada à internet e esse número aumenta continuamente.

Por mais clichê que possa parecer, estar verdadeiramente consciente dessa realidade e buscar as melhores estratégias para se adaptar a ela pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Isso porque grande parte dos consumidores estão inseridos nessa teia digital, portanto, quem conseguir se destacar tem mais chances de obter sucesso. 

É aí que entra o marketing digital. Mas você sabe o que é isso e sua importância para sua marca? Se ainda não conhece, precisa ler esse conteúdo até o final, pois fará toda a diferença na sua forma de pensar o seu negócio.

O que é marketing digital?

O marketing digital pode ser definido como um conjunto de ações realizadas por uma empresa no ambiente online com o propósito de atrair novos clientes e negócios, bem como para fortalecer sua marca e firmar relacionamentos.

Grosso modo pode-se afirmar que o marketing digital se utiliza dos conceitos do marketing aplicados na internet. Então, para clarear ainda mais as ideias, vamos à definição de marketing?

Considerado o pai do marketing, Philip Kotler definiu essa atividade como “processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produto e serviços de valor com outros”. 

Claro que a forma como isso é feito muda a cada dia, visto que a forma de consumo das pessoas mudou com a chegada da internet, o uso das redes sociais e das lojas online. Sendo assim, a melhor forma de utilizar o marketing atualmente é por meio do marketing digital, quando todas essas ações são realizadas no ambiente online.

Isso mesmo! Os desejos e necessidades dos seus clientes podem ser atendidos por meio de canais digitais como sites, blogs, mídias sociais, motores de busca, e-mail e muitos outros. Bacana, certo? Calma que explicaremos exatamente como isso pode ser feito e os benefícios que podem proporcionar para a sua empresa.

Antes disso, você precisa saber como escolher as melhores estratégias para garantir os resultados que a sua empresa necessita.

As melhores estratégias de marketing digital

Na prática, entre as principais estratégias de marketing digital para alcançar os melhores resultados estão o Marketing de Conteúdo, o uso de CTAs, as Landing Pages, o envio de ofertas exclusivas por e-mail e formulários de conversão simplificados. Vamos entender um pouco sobre cada uma delas?

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo visa posicionar a sua empresa no primeiro lugar nos motores de busca na internet e no momento certo para a jornada de compra do consumidor. Consiste no processo de publicar conteúdos relevantes com o intuito de atrair e encantar a audiência que está lendo, podendo até mesmo triplicar em menos de 12 meses o número de acessos ao site da sua empresa.

Assim, criar canais de conteúdo como blogs e fóruns, por exemplo, é uma excelente estratégia para a aplicação do funil de vendas como forma de alimentar os leads fornecendo informações de qualidade e tirando dúvidas sobre os serviços prestados pela sua empresa.

Por meio desses conteúdos, os leads passam a ter ainda mais conhecimento sobre o seu serviço ou produto e de forma isso pode ajudá-los, tornando o momento propício para o fechamento de negócios.

Dentro desse contexto vale destacar o papel do SEO (Search Engine Optimization) como uma alternativa complementar ao Marketing de Conteúdo, visto que ajuda a obter resultados orgânicos nos mecanismos de buscas, sem precisar pagar anúncio. Para isso, são utilizadas diversas técnicas que ajudam a mostrar aos buscadores que o seu site pode oferecer a melhor experiência para aquilo que o usuário está buscando.

CTA

Sabe aquela mensagem capaz de chamar o seu público para uma ação após ver um conteúdo da sua empresa? Isso é possível com o CTA – Call to Action, chamada para ação, em português.

Com o uso de CTA, os seus leads são direcionados à decisão da compra, garantindo que o seu público mantenha-se engajado com a sua marca. Entretanto, nada de abusar! De nada adianta encher o seu conteúdo com CTAs que podem acabar provocando um efeito contrário ao que sua empresa deseja.

Landing Pages

Você pode até achar que não sabe do que se trata, mas certamente já se interessou em baixar um e-book sobre um assunto de interesse, mas precisou acessar uma página e preencher um formulário com seus dados, certo?

Saiba que essa página era uma Landing Page, que nada mais é do que uma página de conversão para direcionar um lead para o conteúdo que você deseja, seja blog ou site. Em outras palavras, para ficar ainda mais claro, é uma página de captura com formulário para que a pessoa receba algo em troca, seja o acesso ao site ou a possibilidade de baixar um conteúdo.

Essa também é uma estratégia simples que permite transformar visitantes em oportunidades de vendas.

Ofertas exclusivas por e-mail

Quem não gosta de receber promoção de determinado produto ou serviço de seu interesse, não é mesmo? Essa é uma estratégia que dá muito certo, mas para isso é necessário ter leads cadastrados, certo?

Portanto, uma estratégia acaba complementando a outra. A partir do momento em que se possui um banco de dados de leads é possível enviar conteúdos e ofertas exclusivas levando em consideração o interesse do público.

Assim, além das possibilidades de vendas e negócios, é possível atribuir valor aos clientes, visto que eles se sentem especiais ao receber ofertas exclusivas para eles. Além disso, o e-mail ainda é um canal que apresenta bastante responsividade.

Formulários de conversão simplificados

Por fim, mas não menos importantes, estão os formulários de conversão simplificados, que como o próprio nome sugere, é um formulário direto e simples que exige apenas os dados mais importantes, de modo a facilitar a captação de leads, possibilitando uma aproximação da empresa com os clientes e fornecendo informações importantes que podem ser adequadamente utilizadas.

Essas são algumas estratégias básicas, mas que farão uma grande diferença nos resultados do seu negócio aumentando o tráfego e a visibilidade da sua marca entre o público de seu interesse. É inegável o poder e a importância que o Marketing Digital tem atualmente quando o grande público está totalmente inserido no meio digital.

E então, quer aproveitar as vantagens que o marketing digital pode proporcionar à sua empresa? Então acesse o site da RedaWeb ou entre em contato pelo número 0800 750 5564 e conheça os planos de produção de conteúdo que te ajudarão a alcançar os benefícios apresentados.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
entenda-o-que-e-marketing-de-emboscada-e-os-principais-exemplos account-based-marketing-abm-o-que-e videos-nativos-conheca-essa-maneira-de-produzir-conteudo-em-todas-as-suas-plataformas
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564