destaque para conteúdo no design emocional
Sempre que interagimos nos meios tecnológicos entramos em contato com uma realidade que transcende as barreiras mercantis, em que todas as negociações são possíveis em qualquer região do mundo e em diferentes realidades sociais. Como as vitrines digitais são objetos de exposição da sua marca, produtos e serviços, é necessário que os conteúdos a serem divulgados sejam tão significativos quanto sua empresa é para você. 

Ao acessar seu site ou demais plataformas e redes sociais, o cliente consumidor está buscando encontrar um diferencial na empresa fornecedora. Busca por segurança e confiabilidade, profissionais qualificados, atendimento ágil e serviços eficientes, e principalmente, busca por informações relevantes às suas necessidades e curiosidades. Esse é o ponto chave para atrair a atenção do seu cliente e fazer com que ele tenha interesse pelos seus serviços. No entanto, esse interesse somente acontecerá se ele se sentir envolvido com o conteúdo e as informações que está recebendo nesse meio digital e, nesse contexto, é importante o destaque para o seu conteúdo através do design emocional.

Trabalhando o design emocional da sua empresa

Você conhece o seu público-alvo? Sabe o que eles estão procurando? Para que você consiga fazer parte da realidade do seu cliente é preciso apresentar conteúdos que o estimulem de alguma forma. Como seres humanos, agimos pelos impulsos, sentimentos e sensações em todos os âmbitos sociais e não seria diferente em se tratando de captação e fidelização da sua cartela de clientes.

Criar uma afinidade do cliente com sua marca, produto, serviços e demais utilitários nos meios digitais, faz com que você se destaque entre as suas concorrências, pois adquiriu o carisma do seu público consumidor. Esse processo é muito importante para que ele passe a interagir e procurar por seus serviços sempre que estiver precisando e, acredite, existem casos que o cliente busca por produtos e serviços sem mesmo estar precisando deles! Mas como trazer essa proposta para sua realidade? 

Identifique o seu público-alvo: procure saber o que seu cliente busca ao acessar suas vitrines virtuais, o que lhe agrada, quais conteúdos o interessam. Faça enquetes, questionários, apresente-se de forma mais despojada em se tratando de público jovem ou de forma mais séria em caso de um público mais maduro, o importante é que você procure essa proximidade nas relações com seus clientes.

Apresente seus produtos de forma criativa e interessante: atualmente a criatividade nos meios digitais é o que vem destacando empresas no sistema de e-commerce. O público se relaciona com o diferente, com o inovador, com tudo o que é capaz de prender sua atenção e aguçar sua curiosidade. Para isso, deve-se trabalhar dentro de um sistema criativo, com inúmeras possibilidades de interação que envolvam as emoções dos seus clientes através de um planejamento estratégico. 

Tenha personalidade: investir em design de produtos, cores, formatos, na identidade visual da sua empresa, na sua apresentação profissional, dentre tantos outros fatores que atuam esteticamente, fazem com que o cliente se identifique com sua marca, se interesse pela sua empresa, deseje se manter conectado e acompanhando as divulgações de produtos e conteúdos que você disponibiliza e ainda indique o acesso para os conhecidos que necessitam de algo que você tem a oferecer.

Procure montar um layout interessante para apresentar sua empresa ao seu cliente, com cores e formas envolventes, pois a primeira impressão conta muito nesse processo de interação e conquista do seu público-alvo. A publicação de conteúdos relevantes às necessidades que seu cliente possui é tópico de extrema importância, pois também passará por um processo de avaliação sobre as suas capacidades e competências na área de atuação, assim como a análise do seu produto como sendo um material de qualidade e que vale a pena ser adquirido. 

Ainda nesse processo de conquista do seu público através do destaque de seu conteúdo no design emocional, é preciso lembrar que nem todas as vezes que o cliente procura por um serviço é para aquisição de algo novo. Algumas vezes ele precisa de soluções rápidas para problemas que surgiram no decorrer de suas atividades diárias e é nesse momento que os conteúdos publicados em suas vitrines digitais farão a diferença em conjunto com o atendimento ao cliente, que deve manter os padrões de praticidade e responsabilidade para com as necessidades do mesmo.

Destaque o conteúdo do seu site com o design emocional

A elaboração do conteúdo do seu site é um processo que deve se mostrar presente nas suas redes sociais e nas plataformas interativas. O público-alvo é atingido pela qualidade da produção e pela relevância das informações apresentadas nesses espaços online. Para que seu público seja envolvido por suas publicações, alguns fatores podem ser trabalhados com maior atenção e essa proposta surge dos níveis de processamento emocional pelo pesquisador americano Donald Norman.

Design para a aparência: é um nível de processamento emocional que trabalha a interação do cliente com o objeto apresentado. Em relação com a produção do conteúdo, ela reflete as sensações através do processo visual. Ou seja: cores, imagens, layout, conjunto dos elementos estruturais do conteúdo e a forma como é visualizado pelo cliente. Materiais que apresentam impacto, inovação e uma boa seleção de cores geram a harmonia em uma produção que pode manter o internauta focado em suas plataformas interativas.

Design para Reflexão: trabalha a visão do cliente consumidor em relação à mensagem que a sua empresa está transmitindo, tanto de forma consciente quanto de forma inconsciente, ao público que visualiza suas vitrines digitais. Tem a ver com uma questão cultural e com significados que trabalham a autoimagem da empresa, a prestação de serviços e seus produtos expostos.

Design para facilidade de uso: é sobre a influência do produto ou serviço no comportamento do consumidor, no qual a facilidade de uso e a estrutura inovadora despertam no cliente o desejo pela aquisição do bem de consumo, pela sensação de ganho e bem-estar pela aquisição. Na produção de conteúdo a influência acontece de forma direta e visual, através da forma como o produto ou suas informações são apresentados, seja por vídeos criativos, catálogos digitais, imagens ou textos animados e conteúdos relevantes, que façam despertar as sensações que levarão o internauta ao impulso de ações, como compartilhar, indicar, acompanhar o site e demais mídias e suas divulgações.

Estar consciente da importância do destaque de conteúdos através do design emocional é criar afinidade com seus clientes consumidores. A Redaweb se apresenta como uma equipe qualificada para atender as necessidades que sua empresa necessita nesse processo de criação de conteúdo, para um maior destaque da sua marca. Entre em contato pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564 para assinar um plano de produção de conteúdo.