Blog O empresário e o marketing de conteúdo: 8 fatos essenciais

O empresário e o marketing de conteúdo: 8 fatos essenciais

O empresário e o marketing de conteúdo: 8 fatos essenciais

O marketing trata-se do conjunto de estratégias e ferramentas para oferecer um serviço ou produto para o público consumidor. O marketing de conteúdo é uma evolução natural dos modelos tradicionais. Ele traz um conteúdo informativo, que educa e gera valor ao visitante da sua página, provocando o engajamento do cliente com a empresa e a fidelização.

Confira oito fatos essenciais sobre o marketing de conteúdo.


Ele está crescendo

Esse é um fato inegável. Hoje em dia o consumidor não está procurando apenas uma empresa com a qual irá fechar um negócio, ele quer uma experiência completa, que agregue valor à sua vida e seja significativa. As empresas deixaram de ser um ambiente que somente movimenta dinheiro e se tornaram um lugar que fornece novas visões ao público.

De acordo com o Content Marketing Institute, em 2017 as  empresas investiram mais de 60% em marketing de conteúdo, se comparado ao ano anterior. As companhias passaram a entender que a chave para atrair o público, e convertê-los em clientes, é oferecer um conteúdo de qualidade, que seja significativo. Pois empresas na internet existem aos montes, mas poucas irão se destacar e se tornar referências no mercado.


É uma maneira de convencer

A grande função do marketing, principalmente na era digital, é colocar empresas em destaque. Considere que o público já assumiu uma postura mais ativa. Ele está efetivamente procurando uma solução para os seus problemas com resultados orgânicos das ferramentas de buscas ou uma citação em um blog, e a empresa surgiu nas mídias sociais. O que faz com que o visitante se torne um cliente?

O marketing de conteúdo é a ferramenta que engaja o público. Você ofereceu uma solução para o problema do consumidor, ele encontrou informações úteis, notou a sua autoridade no assunto. Então, as chances de avançar no funil de vendas e se tornar um lead qualificado são ampliadas drasticamente. O bom conteúdo digital é aquele que irá mostrar ao seu leitor que a empresa sabe o que está fazendo e é a única apta a oferecer produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades integralmente.


A empresa constrói autoridade

De uma coisa você pode ter certeza: existem milhares de empresas que oferecem um serviço parecido com o seu, o diferencial é a autoridade que cada uma possui no mercado. Esse termo representa o quanto a marca é confiável e segura para se fechar um negócio. Sites que possuem maior autoridade são melhores classificados nas ferramentas de busca, o que faz com que o cliente seja levado a acreditar que a sua empresa é exatamente a que ele estava procurando.


Milhares de pessoas buscam na internet

Um dos 8 fatos essenciais do marketing de conteúdo é que ele não precisa ser destinado apenas à internet, mas esse é o maior canal de distribuição. Os hábitos de consumo se modificaram muito ao longo dos anos. Hoje, antes de comprar um produto ou contratar um serviço, as pessoas buscam por informações da empresa, avaliações de clientes antigos e conteúdos que comprovem a eficiência da companhia.

Estar bem ranqueado nas ferramentas de busca é essencial, uma vez que você pode ser encontrado com facilidade. Quando um conteúdo é desenvolvido com qualidade para a web, há chances de ter a sua empresa citada pelo público como uma referência no mercado. Você conquista a publicidade espontânea, em que o visitante achou tão relevante o conteúdo consumido que compartilha com o seu grupo social.


 O custo é menor

Em relação às outras estratégias, o custo do marketing de conteúdo é menor para o empresário. Imagine o seguinte: nas modalidades tradicionais, como TV, jornais e outdoors, quando é necessário mudar de estratégia tudo precisa ser alterado, desde o discurso até o layout da placa, ou seja, tudo deve ser jogado fora e o dinheiro investido terá sido perdido.

Com o conteúdo na web, a equipe de marketing pode fazer alterações a qualquer momento, sem envolver novos gastos. O custo para manter um artigo, vídeo ou imagem em blog é zero, você paga apenas pela produção dele.


Você sabe se está funcionando

Muitas coisas interferem na lucratividade da empresa, e no marketing tradicional é quase impossível saber qual fator está prejudicando a estratégia utilizada, enquanto as métricas são ferramentas intrínsecas a uma campanha digital.

Através do conteúdo é possível medir diversos indicadores importantes, como por exemplo:

  • Tempo na página: você pode estipular quanto tempo é necessário para que o conteúdo seja lido ou visto pelo usuário, e com essa medição saberá se ele realmente prestou atenção no que tinha a ser dito.
  • Taxa de abandono: está diretamente ligada ao tempo de permanência na página. Quanto menos tempo o visitante ficou, mais rápido ele abandonou, então você saberá se o que está sendo oferecido agrada ou não.
  • Taxa de conversão: quantos usuários avançaram no funil de vendas? Quantos deixaram um e-mail de contato? Eles são levados a outras páginas dentro do seu site? Tudo isso é respondido por essa métrica. Uma grande taxa de conversão significa que o seu conteúdo é relevante.


O público é maior

Com as estratégias tradicionais é necessário definir um público-alvo muito específico. Os conteúdos online podem ser muito mais amplos, de maneira que todos os grupos, classes sociais e faixas etárias têm acesso. A sua empresa passa a ser vista por todo mundo, e pode oferecer soluções que se encaixam na realidade de um público restrito, mas sem precisar abrir mão da grande audiência.

Não é necessário ter um blog exclusivo para divulgar os seus artigos, vídeos, imagens, infográficos ou quaisquer conteúdos relevantes. Até mesmo as redes sociais são grandes ferramentas para atrair o público, convencê-lo e gerar valor. Essa é a grande vantagem do marketing de conteúdo, a mídia em que será veiculado varia de acordo com a realidade e necessidade de cada empresa.


Você não precisa fazer isso sozinho

Um dos grandes temores de qualquer empresário está na hora de decidir como alocar os investimentos da empresa. Como o marketing de conteúdo ainda não chegou com força total no Brasil, muitos ficam com o pé atrás na hora de montar uma equipe de criação focada para a web. O lado bom é que  você nem precisa disso.

A RedaWeb é uma plataforma de criação de conteúdo que conta com mais de 100 redatores e revisores profissionais para elaborar pautas e criá-las de maneira que a sua empresa conquiste autoridade no mercado, relevância no setor, e seja uma das maiores referências para o público que visita a sua página. Acesse o nosso site para conhecer os planos oferecidos, ou entre em contato pelo 0800 750 5564.


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