Blog O jogo dos 7 erros: entenda por que o seu conteúdo não chama atenção

O jogo dos 7 erros: entenda por que o seu conteúdo não chama atenção

O jogo dos 7 erros: entenda por que o seu conteúdo não chama atenção

Você já conhece todas as vantagens do marketing de conteúdo. Afinal, ele ajuda a atrair os usuários, reforça sua autoridade, educa o público e diversos outros. Porém, o que acontece quando o conteúdo não chama atenção? É muito frustrante investir nesta estratégia e não ver os resultados esperados. 

Como o marketing de conteúdo é uma técnica relativamente nova, é natural ter diversas dúvidas sobre ele. Porém, existem ótimas dicas para fazer o seu conteúdo se destacar, como caprichar no título. Então, se o seu conteúdo não tem a performance que você queria, vamos jogar um jogo! 

Neste jogo dos 7 erros, você vai entender alguns motivos pelos quais o seu conteúdo não chama a atenção do público e algumas sugestões para corrigir este problema! 

1 - O título do seu conteúdo não chama a atenção

Começando pelo primeiro contato que o público tem com seu conteúdo. Se o título não chama sua atenção, é muito improvável que o resto do conteúdo irá chamar. Afinal, a chance é que ele nem irá abri-lo. 

O título tem diversos trabalhos cruciais. Primeiro, precisa informar ao leitor o que ele vai encontrar. Além disso, também precisa chamar sua atenção de alguma forma. 

Vamos dar um exemplo do título deste post, pois ele é muito bom. O jogo dos 7 erros é uma expressão que deixa o leitor curioso. Por estar no lado esquerdo do título, também é a primeira coisa que você lê. Logo, naturalmente quer saber do que se trata. E o resto do título faz um ótimo trabalho para explicar o que você vai encontrar: erros que podem estar prejudicando o seu conteúdo. 

2 - Sua introdução é fraca

O próximo ponto que pode jogar contra o seu conteúdo é a introdução. A ideia é praticamente a mesma que no título: você precisa deixar logo claro o que o conteúdo vai dizer, apresentando algumas informações que sejam interessantes para o usuário. 

Existem diversas técnicas para escrever uma boa introdução, e uma das mais importantes é a APP. Esta sigla significa Agree, Preview e Promise. Traduzindo, é Concordar, Fazer uma Prévia e Prometer. 

Basicamente, você começa o post concordando com o problema que a sua persona apresenta. É sempre muito interessante quando o seu texto vai abordar uma solução, ou ser um dos primeiros ganchos para um produto. 

Uma vez que o usuário perceba que você concorda com ele, é importante fazer a prévia. Ou seja, dar uma pequena amostra do que ele vai ver no conteúdo. 

Por fim, vem a promessa. Nela, você vai deixar mais claro o que o seu conteúdo trará de informação e o que o usuário vai ganhar ao lê-lo. 

3 - Você não cumpre o que promete

Por outro lado, não cumprir o que você promete é um erro de muitos produtores de conteúdo. Por exemplo, se este post fala sobre erros na produção de conteúdo, é possível até que ele aborte outros pontos, para dar uma experiência mais completa. 

Mas, o principal é que ele deve necessariamente cumprir o que promete no título. Na verdade, isso começa bem antes, no momento das escolhas das palavras-chave. Quando o usuário procura por algo, ele certamente vai clicar em conteúdos que respondem a sua dúvida. Por isso, é interessante ter uma ligação muito clara entre o conteúdo e a palavra-chave. 

Além disso, quanto mais específica ela for, melhor. Por exemplo, se um usuário procura “marketing digital”, ele pode estar querendo saber várias coisas sobre o assunto. Agora, se ele procura “erros mais comuns na produção de conteúdo” e este post aparece, ele sabe que vai responder às dúvidas dele. Então, a chance de chamar sua atenção é muito maior. 

4 - Seu conteúdo é muito grande... ou muito pequeno

O tamanho do conteúdo é um grande dilema. O Google, por exemplo, não divulga o seu algoritmo para posicionamento de sites nas pesquisas. Há quem acredita que o Google prioriza conteúdos maiores, por achar que ele traz mais informação para o usuário. Por outro lado, o conteúdo muito grande pode ser “assustador” e facilitar a dispersão. 

Na outra ponta, os conteúdos muito pequenos podem ser ignorados tanto pelo Google quanto pelo usuário. Ambos têm o mesmo medo: que o conteúdo esteja incompleto. Mas, então, qual é o tamanho ideal?

A verdade é que ninguém tem esta resposta com 100% de certeza. Isso significa que você tem dois caminhos. O primeiro é fazer muitos testes com tamanhos de conteúdo variados, de modo a entender qual tem a melhor resposta. Já o segundo é o mais valioso: pense no seu usuário. Ou seja, o tamanho ideal de conteúdo é aquele que responde totalmente à dúvida da sua persona. Nem mais, nem menos. 

5 - O conteúdo é difícil de ler

Complementando a questão do tamanho, o conteúdo não chama atenção por ser difícil de ler. Por exemplo, se uma pessoa leiga tenta ler um artigo jurídico, é muito provável que ela não entenda nada. Se o seu conteúdo é mais amplo, e não para uma persona específica, você deve evitar isso. Um dos objetivos é reforçar sua autoridade, mas para isso você precisa ser entendido. 

6 - Falta praticidade para seu conteúdo

O seu conteúdo pode ser muito bom, mas ele não chama muito a atenção se não ajudar a persona de forma mais prática. Mais uma vez, este post é um bom exemplo. Ele chama a atenção pois aborda erros e soluções comuns que você pode estar cometendo no momento de escrever. É algo muito prático e que conversa com o dia a dia de quem você quer alcançar. 

7 - Não pensar na persona

O último erro talvez seja o mais grave. Todos os anteriores são muito importantes para garantir que o seu conteúdo chame a atenção, mas nem todos estão escritos em pedra. O mais importante a lembrar é que você está produzindo para pessoas e não para o Google. 

Muitos produtores se esquecem disso, mas o próprio Google fala que o segredo é escrever com foco nos usuários. Isso significa que você vai esquecer as práticas de SEO? Claro que não. Mas seu objetivo é primeiro escrever para a sua persona e depois adaptar para os robôs. 

Muitos produtores têm medo de quebrar uma ou outra regra de SEO. Porém, se isso for o melhor para a persona, talvez seja a melhor opção. Afinal, nada chama mais a atenção do que a criatividade. 

Um exemplo claro disso é o uso do negrito. Há quem diga que é importante negritar todas as palavras-chave, de modo a melhorar o posicionamento no Google. Mas, como isso ajuda o usuário? O objetivo de negritar é ilustrar a principal ideia de cada parágrafo. Se a palavra-chave estiver neste contexto, ótimo! Se não, o importante é ajudar o usuário a ler o post. 

Em conclusão, se seu conteúdo não chama a atenção do leitor, o jogo dos 7 erros acima ajuda você a entender o motivo. Logo, você precisa conhecer muito bem seu leitor e pensar na sua usabilidade em primeiro lugar. Outra forma de tornar o seu conteúdo ainda melhor é contar com a Redaweb. Somos uma empresa especializada na produção de conteúdo então, se quiser conhecer mais, entre em contato pelo telefone 0800 750 5564 ou acesse nosso site.

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-marketing-digital dicas-para-adaptar-o-seu-conteudo-para-as-redes-sociais saiba-como-fazer-a-analise-de-dados-das-suas-redes-sociais
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564