Blog O marketing de conteúdo pode ser a solução para escalar sua empresa

O marketing de conteúdo pode ser a solução para escalar sua empresa

O marketing de conteúdo pode ser a solução para escalar sua empresa

Qual empresa que não busca crescer? Praticamente qualquer negócio almeja subir de patamar, escalar o seu número de clientes e alcançar níveis de faturamento ainda maiores. Porém, com um processo cada vez mais complexo e um público mais bem informado do que nunca, chamar a sua atenção se tornou algo desafiador. Com isso em mente, confira como o marketing de conteúdo pode ser a solução ideal para escalar a sua empresa.


O que é marketing de conteúdo?

O marketing sempre segue o comportamento do consumidor. Se o hábito do público é ler jornal ou revista, estes veículos são repletos de anúncios, cobrindo até mesmo uma página inteira. Se o comportamento é ver TV, os anúncios entre os programas chegam a preços astronômicos. Mas, e em 2019, como é o comportamento do consumidor?

Quando o consumidor tem uma dúvida, um desejo ou busca um prazer, seu primeiro comportamento é fazer uma pesquisa no Google pela resposta. Não é à toa que são mais de 100 bilhões de pesquisas feitas no buscador por dia.

O marketing de conteúdo (em inglês, content marketing), então, é uma resposta a este comportamento. Seu objetivo é oferecer as respostas para as perguntas que os potenciais clientes podem fazer. Então, se um usuário procura como melhorar a gestão de seu escritório, uma empresa que vende um software de gestão pode preparar conteúdos para entregar a resposta.


Como isso ajuda a escalar as empresas?

É claro que isso não é feito sem motivo. Praticamente qualquer ação de marketing busca, no final das contas, gerar mais vendas, mais clientes ou fortalecer a marca na mente do público. O marketing de conteúdo faz isso, ajudando a escalar a sua empresa. Mas, o que é preciso para isso?

Para escalar uma empresa, é preciso atrair mais clientes, para gerar mais vendas. O que significa que é necessário aumentar o seu alcance e sua visibilidade. Este é o primeiro ponto em que o marketing de conteúdo ajuda.

Com este modelo,  o conteúdo de qualidade ajuda a aumentar o alcance da sua marca, sendo vista por muito mais pessoas que procuram por aquilo que você vende. Em vez de uma empresa só “correr atrás” dos usuários, o marketing de conteúdo permite que ele encontre você.

Isso é muito mais eficiente, pois como a iniciativa partiu dele, a chance de a interação ser positiva é muito maior. Seu trabalho é entregar o conteúdo adequado para o que ele procura. Para isso, existem diversas técnicas de escolhas de palavras-chave, dentro de mecânicas no próprio texto que levam ele a seguir uma jornada de compras.

Vamos voltar ao exemplo do usuário que procura formas de melhorar a gestão do seu escritório. Ele pode encontrar o conteúdo de uma empresa que tem algumas respostas. Dentre elas, se encontra a ideia de usar um software de gestão. O usuário se interessa sobre esta solução e procura saber como ela funciona. Você oferece outro conteúdo, mostrando os benefícios e vantagens destes programas. Por fim, ele se interessa em conhecer a sua solução e fecha uma venda.

É claro que este exemplo é bem simples, mas normalmente, a jornada é mais complexa do que isso. Mas, o importante é que seu conteúdo seja de qualidade e incentive o usuário a caminhar rumo a uma venda. Assim, você consegue alcançar seu objetivo maior.


Gerando mais vendas com menos esforço

Não existe forma melhor de escalar a sua empresa do que esta: fechar mais vendas, com menos esforço. E o marketing de conteúdo ajuda você a fazer isso.

Novamente, vamos ver o exemplo do software de gestão. Se o cliente seguiu a jornada de compras, lendo todos os seus conteúdos e se informando sobre o assunto, ele chega ao final quando entra em contato com um consultor mais bem informado e mais próximo de uma decisão.

Isso é gerar leads qualificados, ou seja, potenciais clientes que já conhecem a sua empresa e o produto, e já mostraram um certo interesse nele. No momento do contato com um vendedor, não é preciso convencê-lo do zero. E, por que isso ajuda a escalar a sua empresa? Porque o conteúdo age “sozinho”. 

Uma vez que ele esteja produzido, irá trabalhar para atrair cada vez mais clientes, gerando mais leads e contatos qualificados, sem que necessariamente a sua equipe precise interagir com ele, antes do necessário. É um modelo de vendas eficiente, em que você converte mais, gastando menos tempo e esforço.


Reforça a sua autoridade

Outro ponto em que o marketing de conteúdo é crucial é em reforçar a sua autoridade de marca. Qualquer cliente é assim: só faz negócio com uma marca no qual ele confia, gosta e respeita.

Disponibilizar o conteúdo que seja relevante para os usuários, bem construído e que mostra que a sua marca realmente domina do assunto, é uma forma de fazer isso de maneira bem orgânica.

Cada conteúdo é único e representa uma porta de entrada para encantar um potencial cliente. Por isso, ele deve ser trabalhado de uma maneira ainda mais focada.

Até mesmo o modelo de navegação mudou. Os usuários não entram mais em determinados sites e navegam por ele quando precisam de uma informação. Eles simplesmente buscam no Google o que querem e vão diretamente até a página que traz a resposta. Portanto, o conteúdo acaba sendo a vitrine da sua empresa.

Voltando ao exemplo, o usuário que procura sobre como melhorar a gestão do escritório, possivelmente, jamais teve contato com a marca. Ao clicar no link com o conteúdo, é uma primeira interação. Por isso, ele deve ser espetacular e mostrar para o usuário que você realmente sabe do que está falando.

Cada venda começa com um primeiro passo e é possível argumentar que ele é tão importante quanto o último. Cada um dos conteúdos de qualidade que você produz, respondendo às dúvidas específicas da sua buyer persona, é uma porta de entrada para um potencial cliente.


É um investimento que não é caro

Voltando ao início do post, existe mais um ótimo ponto que explica por que o marketing de conteúdo é uma ótima forma de escalar a sua empresa. Ele é barato, especialmente em comparação com os anúncios na TV ou jornal e revista que mencionamos anteriormente.

Especialmente se você tem o seu nicho, pode ser encontrado pelo público que o procura. Para isso, é preciso conhecer o seu público e escolher as palavras chaves certas. Todo bom conteúdo é entregue para a pessoa certa, no momento certo. Logo, é preciso ter uma estratégia para responder às perguntas que o público faz.

E é isso que a RedaWeb pode trazer para você e para a sua empresa: conteúdo de qualidade para sua empresa atrair mais clientes qualificados, mostrar que sabe do assunto e poder crescer cada vez mais. Então, entre em contato conosco pelo site ou ligue para 0800 750 5564 para conhecer nossos planos de conteúdo!

Artigos relacionados.

Ver mais artigos
saiba-como-transformar-pacientes-em-clientes-com-o-marketing-medico conheca-os-profissionais-que-podem-se-tornar-bons-redatores se-voce-deseja-leitores-fieis-para-o-seu-blog-saiba-como-criar-uma-linha-editorial
Whatsapp
Ligue grátis 0800 750 5564
Ligue grátis 0800 750 5564