O marketing digital aplicado no WhatsApp

O marketing digital é uma ferramenta fundamental para que uma empresa obtenha sucesso, independente de seu segmento. É o modo mais eficiente para atingir muitas pessoas em um tempo limitado e sem a necessidade de investir valores exorbitantes para isto.

Ao mesmo tempo, o uso de aplicativos e redes sociais cresce a cada ano, com mais pessoas conectadas a estas plataformas e por mais tempo diariamente. Desta forma, as redes sociais e aplicativos podem, e devem, ser utilizadas nas estratégias de marketing digital, pois são uma forma segura de obter contato direto com seu público-alvo.

Um dos aplicativos que mais conquista usuários e atrai maior atenção das pessoas é o WhatsApp, que pode ser considerado também o mais pessoal dos aplicativos de relacionamento social, pois é baseado no envio de mensagens privadas ou para um grupo selecionado de pessoas. 

As características do WhatsApp fazem com que esta seja uma plataforma muito positiva para o marketing digital, pois não há a necessidade de esperar a ação do público para que seu conteúdo chegue a estas pessoas, basta enviá-lo diretamente para as pessoas a quem você deseja levar seu conteúdo e divulgar seus produtos ou serviços.


Como aplicar o marketing digital no WhatsApp

Confira, a seguir, alguns passos simples que permitem aplicar o marketing digital ao WhatsApp de maneira eficaz e que possibilite obter melhores resultados em suas campanhas:

1 – Utilize uma linguagem pessoal

O WhatsApp é a rede social em que os usuários utilizam a linguagem essencialmente informal, pois a maioria de suas conversas são feitas com amigos próximos e familiares. Desta maneira, as pessoas se sentem mais à vontade no aplicativo.

É importante manter uma linguagem informal no contato com seu público pelo WhatsApp, para obter o mesmo tipo de aceitação que os demais contatos destas pessoas. Ações simples, como utilizar o primeiro nome do contato, por exemplo, podem tornar a conversa mais informal e levar a melhores resultados.

Isto não significa, porém, que se deve perder o profissionalismo ao utilizar o WhatsApp para o marketing digital, mas sim adaptar o contato direto com os clientes para uma linguagem que torne este contato mais agradável aos seus clientes.

2 – Evite o excesso de propagandas

Um dos piores erros que se pode cometer é encher a caixa de mensagens de seus clientes com muitas propagandas, pois isto leva a um efeito contrário ao desejado. Alguns clientes podem, até mesmo, bloquear as suas mensagens e você perder contatos.

Mantenha um contato constante, mas que não se torne invasivo aos clientes, com algumas mensagens de propaganda por semana. É importante lembrar que o WhatsApp, exatamente por ser uma plataforma mais pessoal, pode facilmente ser visto como um meio invasivo ao ser explorado por empresas.

3 – Tenha um planejamento de ações

O planejamento é essencial em qualquer tipo de estratégia de marketing digital, e isto não é diferente com relação ao uso desta no WhatsApp. Assim, é essencial fazer um planejamento para saber quais ações deverão ser realizadas e o momento ideal para cada passo.

Neste planejamento de ações, devem estar englobados pontos importantes, como os tipos de conteúdos que serão enviados aos seus contatos, a frequência de envios e os motivos que permitem o envio de mensagens, como promoções, descontos, inaugurações, entre outros.

4 – Tenha cuidado ao selecionar seus contatos no WhatsApp

Um dos motivos que mais leva ao bloqueio de contatos no WhatsApp é o recebimento de mensagens de números desconhecidos, o que significa que o conteúdo vem de alguém que não está na lista de contatos de destinatário. Este é um ponto muito importante e que deve ser levado em consideração no uso deste aplicativo para o marketing digital.

Desta maneira, o WhatsApp pode não ser o meio ideal para um primeiro contato com o público-alvo, mas uma forma de fortalecer uma relação já iniciada em um contato anterior. Isto significa que o aplicativo é mais indicado para clientes já conquistados, ou ainda para pessoas que se cadastrem em uma lista de transmissão ou grupos de sua empresa, por exemplo.

Este cuidado também irá permitir que não se qualifique as suas mensagens como spam ao ser denunciadas por muitas pessoas que não queiram receber propagandas ou anúncios em seu WhatsApp.

5 – Utilize a plataforma como canal de atendimento ao cliente

Uma das maneiras mais eficientes de aplicar o marketing digital no WhatsApp é utilizar esta plataforma como um canal de atendimento aos clientes, de forma que se permita aos clientes também enviar mensagens para a empresa.

É  importante não cometer o erro de muitas empresas que utilizam o aplicativo apenas para o envio de mensagens, sem responder a qualquer mensagem que seja enviada por seus clientes. 

O marketing digital deve ser aplicado no WhatsApp de forma adaptada à plataforma, ou seja, com o funcionamento natural do envio e recebimento de mensagens que permite aos clientes também entrar em contato com sua empresa pelo aplicativo.

6 – Faça o pós-venda por meio do WhatsApp

Tão importante quanto conquistar um novo cliente é trabalhar em sua fidelização, o que significa buscar sempre a satisfação total do cliente para que, em suas compras futuras, essa pessoa volte a procurar a sua empresa ao invés de seus concorrentes.

Para isto o pós-venda é essencial, pois acontece quando o cliente já está com o produto ou já recebeu o serviço adquirido. Esta etapa ocorre em um contato posterior, no qual deve ser solicitado um retorno do cliente a respeito do seu produto, se houve uma total satisfação com o serviço ou se existem pontos a serem melhorados.

Isto servirá, além da fidelização de seus clientes, para que se identifique os pontos falhos de sua estratégia, corrigindo-os antes que causem qualquer prejuízo a você. Este contato pessoal se encaixa perfeitamente na utilização do WhatsApp em seu marketing digital, e representa um dos maiores benefícios que esta ferramenta pode proporcionar para sua empresa.

Agora que você sabe como aplicar o seu marketing digital ao WhatsApp, coloque em prática este conhecimento e tenha resultados ainda melhores para a sua empresa com o contato direto e personalizado com o seu público.

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