O prejuízo de não investir em inbound marketing

Muito se fala em Marketing Digital e na capacidade de aumentar as vendas e captar mais clientes com um custo menor, se comparado com o marketing tradicional. E ainda que as redes sociais possam atrair cada vez mais pessoas, estratégias de inbound marketing são, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de alavancar o seu negócio. Neste texto você vai descobrir o prejuízo de não investir em inbound marketing.

Antes de tudo, você deve entender que o inbound marketing, ao contrário do marketing tradicional, tem como foco captar a atenção do cliente em potencial. Enquanto o marketing tradicional se preocupa em vender o produto, o inbound marketing traz credibilidade ao seu negócio.

Num primeiro momento você deve pensar que não é tão vantajoso, uma vez que quer vender e ter lucro. Mas não é bem assim. Em primeiro lugar, quando você foca em inbound marketing, o seu negócio está construindo uma imagem para o cliente. À medida que essa imagem vai se fortalecendo, fica mais fácil prender a atenção dessa pessoa e convencê-la de que você é a melhor opção para ele.

Além disso, é mais fácil vender o seu produto ou serviço para alguém que já experimentou antes. Algumas pessoas não sabem, mas é mais caro e difícil captar novos clientes do que investir em fidelizar os que já existem. Mas não pense que é impossível ou muito complicado atrair a atenção de novos clientes em potencial.

Com o marketing tradicional, você investiria em ações que teriam um alcance muitas vezes maior, mas não para o seu público. Isso quer dizer que sua mensagem ia ser transmitida para muitas pessoas, mas não teria o resultado proporcional. À primeira vista pode parecer interessante, mas com o tempo você vai perceber que está jogando dinheiro fora chamando muitas pessoas, mas fechando poucas vendas.

Além disso, as mídias usadas pelo marketing tradicional são mais caras, podendo não ser viáveis para alguns. Já no inbound marketing você transmite a mensagem certa para o cliente certo, aumentando as chances de concluir uma venda e com um gasto menor.

Se você é dono de um negócio que está no começo ou ainda tem um público específico, vale a pena apostar no inbound marketing por três razões:

  • Custo menor
  • Atingir o seu público específico
  • Maiores possibilidades de finalizar uma venda

Agora, se a sua empresa já tem algum tempo no mercado e já está estabelecida, vale a pena apostar no inbound marketing por:


  • Fortalecer a credibilidade da marca no mercado
  • Aumentar a referência da sua empresa diante do seu público
  • Fidelizar clientes novos



Quando é a melhor hora de investir em inbound marketing?

Essa pergunta deve ter passado pela sua cabeça em algum momento. Mas a verdade é que não existe um momento certo para começar. Porém, o ideal é começar o quanto antes, pois assim é mais fácil ver os resultados das suas ações. Você deve ter um foco, que pode ter um reconhecimento maior da sua marca ou criar credibilidade para o seu público. Mas, independente de qual seja, todas vão resultar de alguma forma, seja direta ou indiretamente, em vendas e consequentemente lucro.

Independente se for um negócio físico ou online, o inbound marketing garante ótimos resultados se for bem executado. Das práticas de inbound marketing que mais dão resultado estão as relacionadas ao marketing de conteúdo

Entre as atividades de marketing de conteúdo, você pode apostar em blog. Além de ser uma ótima forma de melhorar a sua estratégia de SEO, através do blog você acaba criando uma audiência para o seu conteúdo. À medida que você for desenvolvendo os temas, o seu cliente em potencial vai se identificando com a sua marca e a proposta dela. Tudo de forma sutil, indicando assuntos relacionados ao seu produto.

Outra forma de usar o marketing de conteúdo no seu negócio é por meio do e-book. Através de uma landing page, a pessoa cadastra seus contatos para receber um material exclusivo sobre determinado assunto. Essa estratégia é eficaz por diversos motivos. 

O primeiro deles é porque o e-book é um conteúdo mais específico, voltado para assuntos de interesse do seu cliente. Então, mesmo que ele ainda não conheça a sua marca, vai baixar esse material e buscar essa informação.

O segundo motivo é que as informações cedidas pelo cliente em potencial para ter acesso a esse e-book podem ser usadas para várias finalidades. A principal delas é alimentar os contatos para você realizar suas estratégias de e-mail marketing. Pode ser captação de novos leads tanto para enviar promoções como para enviar newsletter, outra ferramenta de passar informação interessante para o seu cliente através do e-mail.

Mas para o seu e-book ser realmente bem sucedido, você deve ficar atento em alguns pontos. Entre eles, invista na parte visual, fazendo com que seja atraente. O conteúdo é fundamental, pois de nada adianta uma parte gráfica interessante se não existe a informação que o seu cliente espera.

Existem outras formas de inbound marketing que vão além do marketing de conteúdo, mas você deve compreender que elas só vão dar o resultado positivo se forem realizadas da forma correta. Caso não seja feita assim, as chances de você investir nessas estratégias e jogar dinheiro fora são grandes. Isso sem falar na possibilidade de afetar suas vendas e a credibilidade do seu negócio.

Há muitas empresas e agências que realizam esse trabalho, mas você deve buscar sempre a que mais pode trazer o retorno positivo para o seu negócio. E nessa hora, pesquisa nunca é o suficiente. Você deve procurar indicações, exemplos do trabalho já realizado e muito mais.

Outra forma de encontrar o local ideal para fazer as suas práticas de inbound marketing é através do contato. Você percebe que uma empresa é de confiança tanto na pesquisa quanto no momento de se reunir com ela. A segurança e a credibilidade são fundamentais para um resultado eficaz.


Agora que você já sabe o prejuízo de não investir em inbound marketing, você pode conferir o trabalho da RedaWeb, pois nós oferecemos tudo isso e muito mais. Com uma equipe altamente qualificada, oferecemos as melhores soluções de acordo com o seu negócio. Cada estratégia de inbound marketing é elaborada de acordo com o perfil do cliente e com os resultados que ele espera obter com os nossos serviços.

No dia a dia, essa confiança e credibilidade se reafirmam. A cada etapa o cliente é consultado, pois somente assim é possível compreender o que essa pessoa espera dos nossos serviços. 

Entre em contato com os nossos consultores e descubra a estratégia de inbound marketing ideal para o seu negócio. Você vai perceber que com a sua vontade e a nossa expertise, o seu negócio vai decolar de vez. Ligue para o número 0800 750 5564. Existe um plano de produção de conteúdo ideal para o seu negócio!