O produto que se diz perfeito não vende: saiba por quê

Tratar sobre vendas significa adentrar em um universo repleto de avanços e inovações, tendo em vista que esse setor acompanha regularmente as mudanças no comportamento do consumidor.  

Em meio a tantas estratégias existentes, alguns vendedores infelizmente ainda preservam uma abordagem que, de maneira geral, recebe muita desaprovação dos consumidores: mentir ou exagerar na apresentação de produtos e serviços. 

Neste texto, você vai compreender de que forma o mito do produto perfeito pode prejudicar qualquer negócio. Boa leitura! 

O mito do produto perfeito

Você já se deparou com propagandas de livros que prometiam abordar completamente tudo sobre determinado assunto? Ou já assistiu a comerciais de celulares que apresentavam um produto ideal e capaz de resolver praticamente todos os seus problemas?  

Pois bem, não há nada mais desagradável para um cliente do que não sentir confiança em seus momentos de compra. A sensação de estar sendo enganado pode afastar um cliente de forma definitiva, e a empresa ainda pode sofrer sérios prejuízos para a sua reputação.  

Para garantir vendas de melhor qualidade e ao mesmo tempo zelar pela integridade da empresa, é imprescindível ter em mente, de uma vez por todas, que: não existe produto perfeito.  

Insistir em idealizar um produto e exagerar em suas qualidades não garante a finalização de uma venda, muito pelo contrário. Nesses casos, as chances de fracasso são muito mais significativas.  

É preciso levar em consideração que o perfil geral do consumidor tem se transformado expressivamente nesses últimos anos, tornando-se cada vez mais crítico e exigente. Os consumidores dos tempos atuais procuram se planejar melhor antes de efetivar uma compra, comparando as opções disponíveis e adotando uma postura mais cética diante delas. 

Atualmente, certos tipos de abordagem não convencem mais e nem mesmo agradam os novos consumidores. Um produto que se intitula como perfeito sofrerá sérios desafios em meio a tantas técnicas mais realistas e sofisticadas que incrementam o ramo publicitário.  

É por isso que o marketing tem papel fundamental em viabilizar uma venda de qualidade sem apelar para o mito do produto perfeito. Vamos entender melhor a importância do marketing para superar esse obstáculo no mundo das vendas?  

O marketing na desconstrução do mito do produto perfeito

Marketing pode ser entendido como um conjunto de atividades que tem como principal objetivo atender as necessidades e desejos dos consumidores. Por isso, o marketing de uma empresa é estruturado por meio de estratégias e técnicas voltadas para atingir um público-alvo em específico e proporcionar produtos e serviços que esse grupo se identifica.  

A grande contradição do mito do produto perfeito consiste em não reconhecer que os produtos na verdade precisam se adequar constantemente aos consumidores e suas demandas. Um produto que, atualmente, atende a alguma demanda e está em alta no mercado, amanhã, pode perder seu valor por diversos motivos.  

Se alguém acredita que é preciso forjar, de certa forma, a imagem de seu produto para garantir a aprovação do cliente, é sinal de que o conceito básico do marketing não está sendo adequadamente aplicado. Isto é, não houve uma preocupação real em adequar o produto às necessidades e desejos dos clientes, mas sim uma tentativa de pressionar o cliente a comprar algo que ele provavelmente não quer ou não precisa.  

Existe uma frase do escritor Peter Drucker que diz que “A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho".  

Assim sendo, podemos perceber que o que vai determinar o sucesso das vendas não será o discurso apelativo e pouco realista em relação ao produto, mas sim o esforço em conhecer o público-alvo do negócio e oferecer as soluções mais adequadas. 

O marketing é um excelente aliado das vendas e está presente em praticamente todos os processos de uma empresa, desde a definição do produto, passando pela produção de conteúdo até o pós-vendas, entre outras etapas.  Por esse motivo, estruturar uma estratégia de marketing é essencial para potencializar os negócios de qualquer empresa. 

A importância de uma estratégia de marketing

A elaboração de uma estratégia de marketing proporciona diversos benefícios para a organização e o desenvolvimento de uma empresa. Entre eles, podemos destacar as melhores tomadas de decisão. Um maior planejamento propicia os subsídios necessários para decisões mais racionais e cautelosas. 

Também é possível enfatizar as melhorias no desempenho da equipe organizacional. Afinal de contas, raramente um empreendimento tem sucesso sem o devido direcionamento, não é mesmo?  

Com o marketing funciona da mesma maneira: uma equipe bem gerenciada e que dispõe de uma boa estratégia tem um potencial muito maior de alcançar seus objetivos. 

Por fim, é válido ressaltar que uma estratégia de marketing assegura maior praticidade para esse setor. Isto é, a empresa se beneficia com uma melhor administração do tempo e maior controle das tarefas, uma vez que o planejamento antecipado se encarregou de organizar o fluxo de atividades. 

Em resumo, uma estratégia de marketing dá asas aos projetos do empreendedor e auxilia a empresa a manter uma imagem positiva e destacada diante de tanta concorrência. Estruturar uma estratégia de marketing é desafiador, mas nós preparamos um passo a passo para facilitar essa jornada. 

3 passos para estruturar uma boa estratégia de marketing

O próprio nome já sugere que uma estratégia de marketing pressupõe um planejamento prévio. Estruturar uma estratégia de qualidade demanda a definição de objetivos claros e precisos, e quando se trata de marketing, é necessário levar em consideração táticas que beneficiem a reputação da marca e a sua boa colocação no mercado.  

A pesquisa constante se constitui em outro importante pilar de uma estratégia de marketing. Todo profissional que trabalha com marketing sabe como são frequentes os avanços mercadológicos e as mudanças de comportamento do público-alvo. Se atualizar é essencial para sobreviver no mercado e nele permanecer competitivo.  

Por fim, mas não menos importante, o acompanhamento dos processos da empresa se faz necessário no sentido de analisar os dados pertinentes para o progresso dos negócios. Avaliar resultados, corrigir eventuais equívocos e ajustar a estratégia são atividades que fazem parte de um plano de sucesso. 

Dicas para alavancar as vendas

Agora que desconstruímos o mito do produto perfeito e aprendemos ainda mais sobre marketing e sua importância, que tal conferir algumas dicas especialmente para o setor de vendas?  

  • Apresente sempre um bom atendimento; 
  • Invista na fidelização de seus clientes; 
  • Esteja sempre à disposição para esclarecer dúvidas e resolver problemas;
  • Valorize os feedbacks para aperfeiçoar sua estratégia de venda;
  • Priorize pela sinceridade quando não souber alguma informação; 
  • Seja realista na apresentação de seus serviços/produto.

Acesse o site da RedaWeb para receber conteúdos relevantes para o sucesso de seus negócios! Entre em contato conosco ligando para 0800 750 5564 caso queira assinar um plano de produção de conteúdo.