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O que é automação de e-mail marketing? Saiba como fazer

envio de e-mail marketing

A utilização automação de e-mail marketing é muito comum entre empresas de todos os portes e é indispensável para obtenção de melhores resultados. Mas você sabe o que isso significa e como fazer?


Encontre as informações necessárias para compreender melhor o assunto. Acompanhe agora mesmo este artigo e descubra!


O que é automação de e-mail?


Para começar, é necessário compreender o que é e-mail marketing, para depois verificar o que é a automação. Nesse sentido, o e-mail marketing é uma maneira de comunicação que a empresa dispõe para informar os clientes sobre campanhas, promoções e conteúdos.


O número de usuários de e-mail é grande, de modo que é uma boa ferramenta de comunicação para estreitar laços com os clientes de uma empresa. Porém, essa comunicação deve seguir alguns padrões e precisa eficiente.


Na eficiência é que entra a automação do e-mail, que ocorre quando uma tecnologia é utilizada para fazer o envio dos e-mails de forma automática, sem que uma pessoa tenha que enviar.


Com isso, se torna possível ter escalabilidade no envio sem que a equipe de marketing tenha que despender tempo para realizar a ação. Nesse sentido, a equipe programa a ferramenta para realizar os envios no momento definido e com a frequência definida, e o sistema faz as ações de forma automatizada.


Por que automatizar o e-mail marketing?


O e-mail marketing é muito utilizado por empresas de diversos segmentos, pois é efetivo para informar promoções e levar conteúdos que sejam do interesse do público em questão.


Além disso, é comum a realização de estratégias de marketing para obter cada vez mais novos cadastros de endereços de e-mail, pois assim existe mais um canal para obtenção de leads.


No entanto, o principal motivo de automatizar o e-mail marketing é não sobrecarregar os profissionais com uma ação que pode ser executada por um software. Com isso, os profissionais do setor conseguem voltar a atenção para outras atividades que dependem deles e que não podem ser executadas automaticamente.


Assim, a empresa ganha em tempo e economiza recurso de pessoal, possibilitando que os colaboradores ou que uma empresa contratada para cuidar do marketing, possam aplicar seus conhecimentos e forças em encontrar estratégias e conteúdos relevantes para as campanhas de marketing digital.


Saiba como automatizar e-mails


Primeiramente é preciso contar com um software de automação. Existem vários no mercado, tanto pagos quanto gratuitos. Porém, isso não basta, pois o sistema precisa ser configurado de acordo com as preferências e necessidades da empresa.


Nesse sentido, as contas de e-mail cadastradas devem ser organizadas para que os e-mails certos sejam enviados a cada grupo de cliente, de acordo com o foco de compra.


Além disso, também é preciso planejar e criar os conteúdos que serão enviados, pois eles devem ser relevantes para o grupo de clientes que irá receber. Caso contrário, são grandes as chances de seu e-mail marketing acabar sendo marcado como spam e os próximos sequer aparecerão na caixa de entrada do cliente.


Sendo assim, é um caminho com vários objetivos que devem ser preparado. Depois disso, com a programação do sistema de automação, a equipe consegue aproveitar as configurações para realizar envios futuros dentro dos mesmos moldes, apenas com a variação de conteúdo.


Benefícios da automação de e-mail marketing


Os benefícios de contar com a automação nessa parte do marketing são os mais diversos, sendo que alguns dos principais, são:


  • Maior controle de dados;
  • Comunicação integrada e facilitada;
  • Identificação de oportunidades de conversão de leads;
  • Melhoria de estratégia;
  • Aproximar cliente e empresa;


Veja, abaixo, o que significada cada um dos benefícios acima e compreenda melhor sobre a importância da automação de e-mail marketing.


Maior controle de dados


Um dos principais benefícios é ter maior controle de dados, bem como sobre os resultados obtidos. Nesse sentido, com a automação se torna possível entender os dados dos clientes depois de extraí-los e organizá-los.


Para elucidar, o sistema consegue verificar quais são os e-mails que determinado cliente abre, quais são apagados sem que sequer sejam lidos e que são os links que representam maior relevâncias para ele.


Sendo assim, para obter todas essas informações sem a automatização, a equipe de marketing teria que despender muito tempo e recursos e o resultado não seria tão bom.


Comunicação integrada e facilitada


Outro benefício é a comunicação integrada e facilitada que a automação proporciona, já que ela acontece de maneira muito mais rápida e com agilidade. Dessa forma, a empresa consegue sempre manter contato com os clientes, sem que para isso seja necessário grande investimento ou esforço.


Sendo assim, com a estratégia certa e a automação, se torna possível obter resultados muito positivos.


Identificação de oportunidades de conversão de leads


Com os dados que foram encontrados por meio da ferramenta de automação, a empresa tem acesso a um leque de informações que permitirão a identificação de oportunidades de concretização de vendas, a chamada conversão de leads.


Dentro disso, os resultados obtidos na automação são utilizados para traçar novas estratégias, dessa vez com maior conhecimento sobre os clientes e seus comportamentos.


Sendo assim, se torna possível, por exemplo, perceber quais são os serviços ou produtos que os clientes têm maior interesse. Com isso, basta direcionar as ações e estratégias para o local certo e a conversão ocorrerá com mais facilidade.


Melhoria de estratégia


Ademais, poder melhorar as estratégias e companhas de marketing também é uma vantagem fornecida pelo uso de automação de e-mail marketing. Isso porque, a equipe terá mais tempo disponíveis para pensar no que realmente depende dela e é importante, que é a estratégia.


Sendo assim, o foco da equipe não é desviado e sem as preocupações de cuidar e realizar os envios dos e-mails, verificar a frequência, ordem e demais detalhes, os profissionais conseguem trabalhar com maior eficiência na criação de campanhas de maior complexidade.


Aproximar clientes e empresa


O e-mail marketing, com ou sem automação, tem foco sempre em manter a relação entre cliente e empresa, o mais próxima possível. Sendo assim, com a automação, isso se torna mais fácil e menos dispendioso, pois o contato será feito a partir da configuração estabelecida no sistema.


Com isso, nunca existirão lacunas ou falhas humanas que pudessem causar um distanciamento nesse relacionamento, uma vez que a frequência é sempre respeitada pelo sistema.


Como criar um relacionamento com o cliente pelo e-mail?


Que o e-mail é uma ótima forma de criar um relacionamento com o cliente você já sabe, então agora é o momento de descobrir como isso pode ser feito. Nesse sentido, um dos principais pontos é que oferecendo ofertas e produtos direcionados, você consegue fazer com que o cliente encontre justamente o que necessitava.


Com isso, o relacionamento vai se formando com base em estratégias que levam em consideração as preferências e dores do seu público-alvo.


Ademais, com a estrutura inserida no e-mail o relacionamento também vai se consolidando, pois o cliente tem acesso ao logo da marca da empresa, formas de pagamento, informações da empresa e redes sociais.


Todas essas informações mencionadas acima costumam ser incluídas no rodapé do e-mail e auxiliam na construção do relacionamento, pois facilitam a comunicação e a conversão de leads.


Ademais, outra questão crucial é que os e-mails tenham objetivos alinhados com a comunicação entregue no e-mail. Com isso, você verifica qual é o foco para o grupo de clientes que receberá o conteúdo do e-mail e trabalha para que toda a comunicação criada esteja de acordo.


Além disso, o e-mail também pode ser utilizado para que seja contada a história da empresa. Isso é mais uma maneira de estabelecer um relacionamento com o cliente, pois ele irá conhecer melhor sua empresa.


Inclusive, uma boa dica é falar sobre causas sociais que a empresa apoie, pois isso demonstra a responsabilidade social da empresa e mostra ao cliente que o negócio se preocupa com aspectos sociais, fortalecendo o relacionamento.


Ainda, como é muito comum o e-mail marketing apresentar vantagens aos clientes, isso por si só já é uma forma eficiente de estabelecer um vínculo positivo. Afinal, se for uma vantagem condizente com as expectativas dele, o resultado só pode ser favorável à construção do relacionamento.


O que são ferramentas de automação? Conheça as principais


As ferramentas de automação são softwares desenvolvidos para que as empresas atinjam os objetivos traçados nas campanhas de marketing digital. Nesse sentido, elas atuam como forma de gerenciar e se conectar com os clientes, via e-mail.


Além disso, por meio delas você obtém coleta de dados e consegue analisar os resultados de forma muito mais eficientes, sem contar os demais benefícios que já foram mencionados.


Ademais, o mercado está repleto de opções de ferramentas que desempenham essa função. Conhecer as principais é importante para poder escolher entre as melhores e mais apropriadas para sua empresa.


Constant Contact


Uma das principais ferramentas de automação é a Constant Contact, que já está presente no mercado há, pelo menos, vinte anos. Essa ferramenta é um software com planos pagos e oferece teste de uso por 30 dias, sem custo.


A ferramenta é de fácil uso e permite que a equipe de marketing crie e edite modelos de e-mail marketing com agilidade e facilidade. Inclusive, é um software muito bom para a questão de acessibilidade em dispositivos móveis.


MailChimp


Outra ferramenta disponível é a MailChimp, que é um software que já é utilizado por milhões de empresas que necessitam enviar e-mails todos os dias. É um serviço simples, com opções completas e variadas.


Além disso, ela dispõe de uma versão gratuita, com recursos reduzidos, mas que já permite que a empresa obtenha bons resultados, com possibilidade de envio de até 12 mil e-mails por mês, para uma lista com até 2 mil endereços eletrônicos inscritos.


GetResponse


O GetResponse é mais uma opção de software de automação e é considerado muito completo, tendo capacidade de cerca de 99% de entrega. Essa ferramenta é paga, mas dispõe de versão de teste gratuita para uso em 30 dias. Assim, você pode testar e verificar se é a melhor para o que procura.


ConvertKit


A ConvertKit também está na lista das principais ferramentas de automação e é desenvolvidas para criadores. Ela é conhecida por ter interface simples e intuitiva, e conta com os recursos que são mais importantes e indispensáveis para a criação de e-mail marketing.


Com ela é possível criar listas de inscritos, landing pages, escolher templates prontos ou criar novos com fácil usabilidade. 


Ainda, ela oferece um recurso muito interessante que permite que o usuário limpe os inscritos que não resultam em engajamento. Ainda, é possível criar lista para e-mail de reengajamento e até mesmo filtrar aqueles clientes que estão inativos.


Drip


Por fim, o Drip também é uma opção de software de automação e é ótima para aproximar a empresa dos clientes. Com ele a equipe de marketing consegue verificar dados e obter soluções muito melhores do que as convencionais.


Essa ferramenta possibilidade a realização de abordagem mais personalizada e tem até um sistema que auxilia na identificação dos clientes que são os melhores leads. Para isso, ela utiliza um sistema de pontuação.


Sendo assim, você pode ver que existem diversos softwares especializados e desenvolvidos exclusivamente para automação de e-mail marketing. Portanto, basta testar e verificar com qual sua empresa se encaixa melhor.


Principais erros ao automatizar e-mail


Saber criar estratégias adequadas e automatizar de forma positiva o e-mail, pode não ser uma tarefa simples, principalmente para quem não tem muito conhecimento na área.


Sendo assim, estar atento aos principais erros que são mais comuns de serem cometidos, é algo essencial para evitá-los e garantir que o trabalho seja realizado da melhor forma possível. 


Não personalizar os e-mails


Um dos principais erros é não personalizar os e-mails enviados. Claro que os e-mails não serão escritos individualmente e personalizados para cada cliente. Porém, as ferramentas de automação podem incluir o nome do cliente, o que já é uma forma de personalizar o envio.


Além disso, personalizar por grupos de acordo com os interesses de cada lista criada dentro do software, é algo que deve acontecer. Assim, você evita de enviar e-mails genéricos demais e acabar desagradando os clientes.


Incluir endereços não cadastrados


Outro erro comum é cadastrar na lista de e-mails endereços que não deram autorização para o recebimento das campanhas de marketing da empresa. Nesse sentido, a forma como a empresa capta os endereços eletrônicos deve ser apropriada e deve informar o cliente de que, se ele se cadastrar, receberá atualizações por e-mail.


Nesse sentido, não é incomum as empresas incluírem no sistema de automação endereços que não são cadastrados. Isso é algo que gera resultado negativo e que atrapalha a qualidade de comunicação da empresa.


Isso porque, o resultado não será a conversão do lead, bem como o e-mail provavelmente será excluído e marcado como spam, que são coisas que nenhuma estratégia deseja.


Utilizar a ferramenta errada


Mais um erro comum é não acertar na escolha da ferramenta de automação. Como você viu anteriormente, existem diversas opções no mercado, porém nem todas são boas.


Nesse sentido, escolher uma ferramenta que não oferece confiabilidade no envio, ou que não é manuseada de forma fácil, é um erro. Isso porque, a empresa pode acabar gastando muito tempo na configuração do sistema, caso a interface não seja intuitiva, e não ter todos os e-mails enviados, caso não seja um software confiável.


Não escolher a frequência mais adequada


Ademais, errar no momento de configurar o sistema automatizado e não escolher a frequência do envio dos e-mails, está entre os principais erros cometidos no uso desse tipo de ferramenta.


A escolha da frequência é algo que deve passar por análise minuciosa e fazer parte de toda a estratégia de marketing digital. Envios com menor frequência ou com maior frequência do que o ideal, acarretam retornos negativos.


Se a escolha for insuficiente, a construção do relacionamento com o cliente vai ser comprometida, pois facilmente o cliente irá esquecer a mensagem recebida. Ainda, se o envio for muito frequente, será incômodo para o cliente.


Sendo assim, é necessário que tenha um equilíbrio na frequência ajustada e que o sistema escolhido cumpra o intervalo estabelecido nas configurações.


Dicas de estratégias de e-mail marketing


Sem boas estratégias, mesmo com uso de automação, o resultado do e-mail marketing não será como o esperado. Por isso, conhecer algumas dicas é importante para encontrar o melhor caminho a ser trilhado.


Conhecer os principais formatos


Uma das principais dicas de estratégias para e-mail marketing é conhecer os diferentes formatos existentes. Não existe apenas um tipo de e-mail marketing, esse campo é bem variado.


Os principais são:


  • E-mail promocional;
  • Newsletter;
  • E-mail de boas-vindas;
  • E-mail para e-commerce;
  • E-mail para endereços inativos.


Sendo assim, saber qual desses escolher e os momentos, é algo fundamental. É possível criar estratégias mesclando os tipos, inclusive isso é o ideal. No entanto, você deve saber quando utilizar cada um.


Envio de campanhas segmentadas


Mais uma dica importante é o envio de campanhas segmentadas, o que acontece com uso de dados colhidos e das informações que a empresa tem sobre o público-alvo.


Dentro disso, você deve enviar e-mails a grupos de clientes, com conteúdos relevantes para cada grupo. Assim, com essa segmentação, vai ser muito mais fácil ter uma estratégia eficiente e produtiva.


Portanto, não devem ser enviados e-mails para toda a base de cliente, pois assim não conseguirá personalizar e segmentar de forma que as ofertas, informações e conteúdos enviados, sejam realmente do interesse do público.


Criar bom design


A criação de um bom design também está entre as principais dicas, pois isso influencia diretamente na decisão de conversão do lead.


Se o cliente recebe o e-mail, abre e visualiza um design confuso, sem um layout responsivo e com muitas informações conflitantes, com certeza isso prejudicará a decisão pela compra.


Sendo assim, o design precisa ser pensado de acordo com a linguagem que a empresa deseja empregar, com a identidade visual da empresa e com layout de fácil navegação. Ainda, é fundamental que o e-mail possa ser aberto em qualquer dispositivo móvel, sem que o layout seja prejudicado.


Monitorar resultados


Por fim, monitorar os resultados das suas campanhas de e-mail marketing é uma dica muito valiosa. Afinal, para saber se a empresa está no caminho certo e está recebendo o retorno esperado, ou se precisar mudar a estratégias, só monitorando os resultados para saber.


Continuar com uma campanha que não é eficiente, é algo que vai prejudicar ainda mais a empresa e fazer com que a equipe perca tempo, sem contar no investimento realizado em vão.


Portanto, analisar os conteúdos clicados, quais clientes mais clicaram, quais grupos sequer abriram o e-mail e demais informações, é indispensável.


A importância do planejamento para automação do e-mail


Diante de tudo que você verificou até o momento, é possível destacar que a importância do planejamento para automação do e-mail é enorme. Dentro do marketing, nada funciona sem um bom planejamento e definição de estratégia. E na automação, isso não é diferente.


Sem o devido planejamento você corre o risco de se equivocar desde a escolha do software, até a configuração e escolha dos parâmetros de envio dos e-mails.


Sendo assim, tudo precisa passar por análises e ser feito dentro do planejamento da equipe de marketing.


Como fazer um e-mail marketing de sucesso?


Para que o e-mail marketing tenha sucesso, a primeira coisa é contar com profissionais qualificados. Você viu neste artigo que a automação é algo que requer conhecimento e dedicação, bem como análises, planejamentos e estratégias.


Sendo assim, ter o apoio de profissionais que entendem do assunto é o passo mais importante para que sua empresa tenha os melhores resultados e sucesso na estratégia de e-mail marketing.


Conclusão


Portanto, com todos os detalhes e informações abordados, você pôde conhecer um pouco mais sobre o que é automação de e-mail marketing e conseguiu descobrir como fazer.


Além disso, viu que é algo de extrema importância e relevância para qualquer empresa que deseja construir um bom relacionamento com os clientes, gerar leads e conversão e ter resultados satisfatórios.


Sendo assim, investir nesse segmento de marketing digital é crucial e deve acontecer sempre com os melhores profissionais ao seu lado.


Acesse nosso site ou entre em contato com nossa equipe por meio do número 0800 750 5564 e assine um dos planos de produção de conteúdo. Conte com profissionais qualificados para traçar as melhores estratégias para sua empresa!


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