O que estou fazendo de errado? Conheça 5 sinais que uma empresa em colapso apresenta

Todas as empresas têm um mesmo objetivo, independentemente de seu segmento comercial: gerar lucros e conseguir se firmar no mercado, de modo que se torne uma referência para o público ao se pensar em seus produtos e serviços. Para que isso possa acontecer de fato, as empresas adotam diversas estratégias de marketing, ações de venda e promoções que visem elevar seus resultados.

Porém, nem sempre essas ações apresentam o resultado esperado, de modo que essas empresas possam sofrer dificuldades e apresentar resultados muito abaixo do esperado. Em casos mais extremos e prolongados, essa falta de resultados pode levar as empresas a fecharem suas portas, por não conseguirem se manter no mercado até obter alguma melhora que possa alterar sua situação.

No entanto, é importante saber que o fechamento de uma empresa não é algo que ocorre em pouco tempo, mas é um resultado de erros recorrentes, cometidos por um longo período, e que afetam sua credibilidade, a saúde de sua marca e, por fim, seus lucros. Dessa forma, é possível perceber ao longo desse tempo alguns sinais de que sua empresa não está em uma boa situação, o que permite agir para evitar que seja preciso chegar ao fechamento das portas.

O maior problema para essas empresas é que esses sinais passam despercebidos inicialmente, na maioria das vezes,e só são notados quando a situação já é muito difícil de ser solucionada. Assim, é importante saber identificar os sinais de que sua empresa está em colapso logo em seus estágios iniciais, para que se possa salvá-la.


Os principais sinais de que sua empresa está em colapso

Confira, a seguir, alguns dos principais sinais de que sua empresa está em colapso e corre o risco de fechar, para que você possa identificar os seus erros e corrigi-los antes que causem problemas ainda maiores, que comprometam a sua continuidade no mercado.

1 – Aumento do número de críticas de seus clientes

A razão de uma empresa se manter aberta e existir no mercado é conseguir agradar os seus clientes, de modo que estes comprem sempre os seus produtos ou serviços e gerem lucro. Isso significa que ao não conseguir agradar seu público e cativá-lo, sua empresa começa a correr um grande risco de não conseguir se manter aberta.

Assim, se sua empresa começa a receber muitas críticas de seus clientes, é um dos primeiros sinais de que está em colapso e seu futuro está seriamente ameaçado. Grande parte das críticas significa que essas pessoas não voltarão a comprar em sua empresa, o que compromete seus resultados e começa a impactar sua permanência no mercado.

2 – Grande rotatividade de funcionários

Se os clientes são a razão de sua empresa existir, os funcionários são os responsáveis pela intermediação entre sua marca e o público, ou seja, são tão importantes quanto para manter o negócio aberto e com destaque em seu segmento.

Dessa forma, se os seus funcionários começam a apresentar uma insatisfação muito grande e constante com sua empresa, é um sinal de que algo está errado e que é necessário mudar. Isso gera ainda uma alta rotatividade de funcionários, pois pessoas insatisfeitas em seu trabalho tendem a permanecer por pouco tempo, o que afeta também a produtividade de sua equipe, que não adquire a experiência necessária, e afeta o seu contato com o público.

3 – Falta de metas ou dificuldade em atingi-las

Outro grande problema que acomete todas as empresas em colapso, mas que passa completamente despercebido, é a falta de metas ou a dificuldade de conseguir cumprir as estabelecidas em seu planejamento.

Este é um dos principais problemas, pois ao deixar de lado suas metas, seu trabalho passa a se tornar muito menos produtivo, começa a ser feito de maneira menos comprometida e faz a qualidade de seus produtos e serviços sofrer uma queda vertiginosa. Muitas empresas associam a dificuldade em cumprir metas com situações de mercado, crises financeiras e outros problemas, o que realmente pode acontecer, mas se isso permanece por muito tempo, é sinal de que algo precisa ser mudado em suas estratégias e modo de trabalho.

4 – Estoque lotado e produtos parados

As empresas que produzem ou vendem produtos trabalham sempre com um estoque em sua loja para que possa atender à sua demanda de clientes, sem que seja preciso esperar muito tempo para vender. Nas empresas que estão em colapso, o problema se dá quando esse estoque começa a acumular e os produtos ficam parados, pois seu número de vendas está muito abaixo do esperado.

Dessa forma, grande parte do seu dinheiro estará parado no estoque, sem retornar para sua empresa se não houver vendas que gerem lucro. Isso faz com que, aliado à falta de clientes que comprem estes produtos, esse acúmulo de materiais e produtos complique ainda mais a situação financeira, o que contribui para que haja um aumento de problemas e leve a um iminente fechamento desta empresa.

5 – Alto número de inadimplência entre seus clientes

Como citado anteriormente, os clientes são a função de uma empresa existir, pois é por meio de suas compras que uma marca pode se manter no mercado e conseguir gerar lucros que lhe permitam crescer e sedimentar-se em um determinado segmento comercial. Porém, muitas vezes os clientes podem ser causadores de problemas para a sua empresa, especialmente quando se diz respeito à inadimplência.

A inadimplência é a falta de pagamento de seus clientes que já consumiram ou compraram seus produtos e serviços, e é muito comum em compras a prazo, quando dívidas são acumuladas e o cliente não consegue pagar todas as suas parcelas. Isso gera um grande problema, pois sua empresa deixa de receber um dinheiro considerado certo e pode ver afetado todo o seu funcionamento financeiro.

Assim, é preciso ter sempre estratégias para buscar negociar as dívidas de seus clientes e evitar ao máximo que se acumulem casos de inadimplentes, de modo a manter uma boa saúde financeira para sua empresa.

Uma das maneiras mais eficazes de se evitar que a sua empresa sofra um colapso é por meio do marketing digital, que proporciona um maior alcance de clientes e oferece melhores possibilidades de geração de leads, mais vendas e, consequentemente, maiores lucros.

Para garantir que sua estratégia de marketing digital seja ainda mais efetiva, é preciso sempre ter bons conteúdos em seu site, redes sociais e páginas da internet, o que pode ser feito ao entrar em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564. Fale conosco agora mesmo e assine um de nossos planos personalizados!