O que faz um Content Manager?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta de engajamento da marca com seu público-alvo, fazendo com que a rede de leads e clientes cresça e resulte em vendas. É sua atribuição também a de dar valor à marca para as pessoas, através de publicações com conteúdo de alta relevância, se tornando referência no mercado.

Os resultados positivos que acontecem com a realização do marketing de conteúdo não são provenientes de adivinhação ou sorte, mas de estratégias personalizadas, produção de conteúdo exclusivo e a atuação de um Content Manager, carreira recente do marketing digital e já essencial para a realização de um trabalho pleno no marketing de conteúdo.  


As atividades essenciais do Content Manager

O marketing digital é uma área em constante transformação, criando carreiras cada vez mais específicas para seus ramos de atuação. Em ascensão no mercado de trabalho pela crescente procura das empresas para investir na web, se especializar numa das profissionais do meio digital é ter mais chances de conquistar uma boa vaga de trabalho.

O Content Manager é uma dessas novas profissões que já chegaram como essenciais e muito requisitadas. Responsável pelo planejamento, produção, publicação e acompanhamento das estratégias criadas pelo marketing de conteúdo, esse profissional possui características peculiares para desenvolver suas funções com qualidade.

A criação dessa profissão tem forte influência no jornalismo e nas funções dos profissionais responsáveis pelas notícias publicadas em um jornal. Produzir um blog ou site com publicações originais constantes requer profissionais especializados e a formação de uma equipe enxuta, mas plena. Tal como em uma redação de jornal composta por jornalistas que ocupam cargos de chefe de redação, editor, repórter e revisor.

Produzir um blog tem muitas peculiaridades que não se resumem apenas em escrever e publicar. É preciso alinhar o que é criado com os conceitos da marca, os objetivos do marketing e o interesse do público-alvo, através de planejamento, pesquisa, organização, criação, revisão, controle e análise muito semelhante às ações de uma redação jornalística.

Sob essa visão é fácil identificar a função do Content Manager e mesmo sendo uma carreira nova, o profissional é cada vez mais requisitado. Unindo atividades semelhantes às do editor e do chefe de reportagem, o Content Manager é o responsável pela programação dos conteúdos a serem publicados, coordenar o time de profissionais envolvidos no marketing de conteúdo e o centralizador para alinhamento das suas estratégias. Um verdadeiro maestro das atividades do marketing de conteúdo, para que todas as suas etapas saiam com a qualidade desejada e possam trazer os resultados desejados.

Como um arquiteto de conteúdo, é sua responsabilidade a de projetar, criar e materializar o caminho de atração, conquista e compra de um novo cliente. Diante de todas as atribuições do marketing de conteúdo, o Content Manager se responsabiliza pelas seguintes atividades:

  • Ser responsável pelas estratégias, execução, integração e distribuição dos conteúdos;
  • Garantir que os conteúdos sejam distribuídos nos canais certos e nos períodos já pré-determinados;
  • Conseguir um aumento gradual das visitas;
  • Estimular os visitantes a preencherem formulários e assinarem newsletter através de ações dentro do blog;
  • Projetar a criação de ebooks e outros conteúdos mais extensos que possam ser baixados e ajudem a qualificar os leads;
  • Criar mecanismos para a comunicação rápida e transparente com os leads.
  • Manter as ações e os objetivos muito claros para a equipe;
  • Antecipar possíveis crises e dificuldades;
  • Conhecer cada detalhe da persona e do cliente já existente;
  • Definir palavras-chave;
  • Encontrar um processo de compra mais assertivo e que reverta em maior quantidade de conversões;
  • Gerenciar os recursos disponíveis para realizar as tarefas.

O Content Manager utiliza diversos aplicativos e ferramentas para realizar seu trabalho da melhor forma. As mais importantes são todas as que envolvem o SEO como SEMrush e Raven Tools, organização como Simply Measured e Buffer, e mensuração como SumAll e Blaze Content.


Como identificar um Content Manager

Manter um conteúdo campeão, atualizado, informativo e encaixado a todas as necessidades identificadas pelas estratégias do marketing de conteúdo, não é nada fácil. Com tantas atribuições e responsabilidades, o Content Manager possui características pessoais e conhecimentos muito específicos para exercer plenamente suas funções. Abaixo, listamos as mais importantes para compor o perfil ideal:

  • Ter liderança;
  • Ser proativo;
  • Saber desenvolver sua criatividade;
  • Ser resiliente;
  • Ter motivação e ser capaz de motivar também a equipe;
  • Saber ser gestor de projetos;
  • Ter profundo conhecimento de Inbound Marketing;
  • Ter boas relações interpessoais para trabalhar em equipe, saber ouvir e identificar as características de cada um para tornar o grupo mais envolvido com as tarefas em conjunto;
  • Capacidade de gerir fluxo de trabalho, processos e sistemas da equipe e os próprios;
  • Ter um perfil sempre curioso e aberto ao aprendizado e ao conhecimento;
  • Aptidão para as novas tecnologias;
  • Ter pensamento analítico;
  • Ser familiarizado em plataformas como o WordPress e HTML;
  • Conhecer profundamente as redes sociais;
  • Conhecimento amplo sobre o Google Ads;
  • Dominar as técnicas de redação, para identificar erros de revisão dos conteúdos;
  • Conhecer com profundidade os CMS mais utilizados como o WordPress e Wix;
  • Ter bons conhecimentos de design, para que seja capaz de avaliar sua qualidade e orientar o profissional a criar de acordo com o desejado para o conteúdo;
  • Mais do que conhecimento superficial, o Content Manager precisa conhecer com profundidade as técnicas de SEO, para ser capaz de orientar a equipe na criação do conteúdo mais adequado a conquistar um bom posicionamento nos sites de buscas;
  • Ter profundos conhecimentos em Community Management, para conseguir identificar um conteúdo potencialmente interessante para viraliza. Ele pode também gerir a criação de materiais para essa finalidade;
  • Profundos conhecimentos de técnicas e ferramentas de mensuração, para saber analisar os dados fornecidos e medir a eficácia das ações. Cabe a ele também identificar as falhas, mesmo que mínimas, para que possam ser revertidas e seguir o caminho adequado;
  • Conhecer as fases de cada lead no funil de vendas e tomar atitudes que sejam mais adequadas a elas. Sempre direcionando ações personalizada e acompanhando as reações de cada um, seus avanços e desistências;

O Content Manager é uma profissão recente, criada pelo marketing digital e que já se tornou essencial para a realização do marketing de conteúdo.  Gestor da equipe responsável pela produção, criação, publicação, mensuração de conteúdos e análise de resultados, esse profissional possui características muito específicas e que estão sendo muito procuradas pelo mercado de trabalho. 

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