O SEO no jornalismo

O jornalismo é uma das áreas mais importantes de toda a sociedade, pois é por meio da atuação de profissionais de jornalismo que as pessoas podem se manter informadas a respeito daquilo que acontece em sua comunidade ou em qualquer lugar do mundo.

Com o avanço da internet, o modo de se fazer jornalismo mudou de forma bastante rápida, pois agora, a atuação dos jornalistas não se limita mais às redes de televisão ou mídias impressas, mas está em constante produção na internet, em sites que reúnem o trabalho de jornalistas ou mesmo plataformas de trabalho individual.

Isto faz com que seja muito importante trabalhar para que seu conteúdo tenha destaque diante do público, para que possa ter um bom alcance e seja consumido por mais pessoas, o que gera retorno financeiro ao profissional, além de consolidar sua carreira, na qual passará a ser visto com maior credibilidade.

É exatamente nesta busca por uma maior visibilidade que entra em cena um dos pontos que mais gera dúvidas e discussões entre profissionais: o SEO no jornalismo. O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que permitem ao seu trabalho na internet receber maior destaque gerado pelo algoritmo de sites de busca, como o Google, por exemplo, que leva mais pessoas a entrar em seu site e conhecer o seu trabalho.

Assim, o jornalismo online vai muito além da produção de conteúdo, pois precisa que se tenha uma boa facilidade para que seja encontrado pelo público, pois do contrário, seu trabalho corre um grande risco de cair no ostracismo, o que afeta consideravelmente o crescimento de sua carreira, além dos ganhos com o trabalho voltado ao jornalismo online, o que eleva ainda mais a importância do SEO no jornalismo.

Para uma melhor utilização do SEO no jornalismo, é preciso que os profissionais entendam quais são os fatores que influenciam nos resultados que o SEO pode apresentar para o seu trabalho, como o destaque e o melhor posicionamento nos resultados de busca em sites como o Google. Estes fatores são os estruturais, fatores de SEO onpage e os de SEO offpage.

Os fatores estruturais são voltados exclusivamente à estrutura e partes técnicas de um site no qual o jornalista publique o seu trabalho, e estão fora de seu controle. Porém, os fatores estruturais muito raramente apresentam problemas para seus resultados, pois os sites possuem toda a estabilidade necessária para receber seu conteúdo.

Os fatores de SEO onpage são a essência do SEO no jornalismo, pois é o ponto que está sob controle total de quem produz o conteúdo. É no SEO onpage que devem ser aplicadas as técnicas para que seu material de trabalho possa obter destaque nos resultados de busca na internet e atraia, assim, mais público para o seu conteúdo.

Por fim, os fatores de SEO offpage são aqueles que se referem à popularidade de seu site, às menções recebidas e à qualidade dos links externos que direcionam o público para a sua página. Estes fatores não estão completamente sob controle do profissional, mas podem ser administrados pelo jornalista para que se tenha uma otimização de seus resultados.


As principais técnicas de SEO que podem ser aplicadas no jornalismo

Confira, a seguir, quais são as principais técnicas de SEO que devem ser aplicadas no jornalismo para elevar o destaque de seu trabalho e conseguir ampliar o seu alcance, com mais pessoas consumindo o seu conteúdo jornalístico:


1 - Palavras-chave

O uso de palavras-chave é uma das principais técnicas de SEO, e responsável por grande parte do destaque recebido por um conteúdo nos sites de busca. Isto, porque ao utilizar estas palavras-chave, as buscas realizadas na internet terão uma ligação direta com seu conteúdo, o que leva os sites de busca a identificá-lo como o mais relevante para o público.

Porém, é importante fazer, antes de produzir o seu conteúdo, uma pesquisa detalhada a respeito de quais palavras-chave podem obter um melhor destaque para seu público-alvo. Desta forma, seu conteúdo pode ser muito mais voltado aos interesses do público, o que resultará em uma maior identificação nas pesquisas das pessoas com a sua página.


2 - Tenha um site responsivo

Cada vez mais o acesso do público à internet é feito por meio de dispositivos móveis, como celulares e smartphones, que permitem às pessoas utilizarem a internet em qualquer lugar e a qualquer hora do dia. Assim, é muito comum que as pessoas busquem por notícias e conteúdos jornalísticos pelos seus smartphones enquanto se deslocam de um lugar a outro, em horários de intervalo no trabalho ou situações semelhantes.

Desta forma, é importante que sua página tenha um formato responsivo, ou seja, que o conteúdo possa ser facilmente visualizado em qualquer dispositivo, com a adequação ao aparelho de seu público. Isto permite um maior conforto para o consumo de seu conteúdo e contribui para a fidelização de seguidores.


3 - Links internos

Os links internos são outra técnica de SEO que permitem uma grande melhora do resultado de seu trabalho, pois faz com que as pessoas passem mais tempo em sua página, navegando de um conteúdo a outro por meio destes links, o que aumenta a sua visualização e leva mais conteúdo às pessoas.

Além disso, os links internos também ampliam a relevância de sua página para os sites de busca, que passam a destacá-lo, com melhores posicionamentos nos resultados de pesquisas.


4 - Presença nas redes sociais

Um dos maiores erros que se pode cometer no jornalismo online é não estar presente nas redes sociais, pois é nestas plataformas que a maioria das pessoas passa seu tempo online, ou seja, há nestes sites uma grande concentração de público.

Assim, estar presente nas redes sociais e compartilhar nestas plataformas o seu conteúdo é uma excelente maneira de ampliar seu alcance e obter melhores resultados, com mais destaque e visualizações de seu trabalho, além da possibilidade de um maior retorno do público, com opiniões sobre seu material por meio de comentários e compartilhamentos.

Agora que você conhece melhor a aplicação do SEO no jornalismo e a sua importância para obter bons resultados, coloque estas técnicas em prática para sair do ostracismo e iniciar um crescimento em sua carreira na área do jornalismo.

Para que seu site, suas páginas e até mesmo suas redes sociais tenham maior destaque, tenha sempre o melhor conteúdo disponível para o público. Para isto, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos diversos planos de conteúdo disponíveis!