O SMS está ultrapassado? Conheças as vantagens de ainda insistir nessa ferramenta

Conforme a tecnologia evolui, mais ferramentas de Marketing são criadas e as antigas se tornam ultrapassadas, correto? Na realidade, nem sempre é o caso. Existem estratégias que, mesmo com as transformações do mercado, continuam sendo relevantes para as empresas. Um bom exemplo é o SMS.

Seria de se imaginar que com outras formas de comunicação com o cliente, como e-mail, redes sociais e até o WhastApp, o SMS se tornaria ultrapassado. No entanto, usar este recurso como parte da estratégia de Marketing da sua empresa pode trazer ótimos resultados. 

Conheça todas as vantagens do SMS que comprovam que ainda vale a pena investir nesta ferramenta.

Amplo alcance do SMS

A quantidade de aparelhos celulares no Brasil só cresce. Atualmente, já são mais de 230 milhões de celulares ativos no país, ou seja, mais de um por pessoa, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). 

Certamente, é preciso considerar que existem pessoas que não possuem nenhum celular, enquanto outras possuem dois números por motivos pessoais ou profissionais. Ainda assim, estes dados revelam a amplitude deste canal. 

Nem todos têm uma conta de e-mail ou nas redes sociais, mas são altas as chances de possuírem pelo menos um celular em funcionamento. 

Por isso, usar o SMS como plataforma para as campanhas da sua empresa é poder alcançar o maior número de pessoas possível. Mas, lembre-se: os números devem ser captados pela sua empresa, jamais comprados de listas.

Garantia de recebimento

Para que uma pessoa receba uma mensagem via SMS, só é necessário cumprir duas condições: ser um número válido e estar no alcance do sinal da operadora. São requerimentos mais simples do que outros canais. 

Por exemplo, redes sociais ou WhatsApp precisam que a pessoa tenha acesso à internet e um aplicativo específico para concluir a comunicação. 

Desta forma, adotar uma estratégia de grande alcance é fundamental para ter um bom retorno. Nem todos que recebem as mensagens resolvem consumir, mas quanto mais pessoas alcançar, maiores suas possibilidades de vendas.

Baixo custo

Uma vantagem importante do SMS para o orçamento de qualquer empresa é o custo de sua utilização. O gasto para enviar mensagens é bem baixo, a ponto de valer a pena mesmo para o uso em massa desta ferramenta.

Se compararmos com outras técnicas com alcance similar, a relação custo-benefício do SMS se torna ainda mais evidente. Usar call centers para tentar captar clientes por meio de ligações é bem mais custoso, por exemplo. 

Com o SMS, só é preciso uma equipe pequena para elaborar o conteúdo e programar o envio para a sua rede. Consequentemente, além de mais simples, é mais rápido, liberando tempo valioso de trabalho para focar em outras tarefas.

Elevada taxa de abertura

Para que uma estratégia de Marketing funcione, precisa primeiramente ser lida. Não adianta elaborar um texto convidativo se o usuário não irá sequer abri-lo para ler. Por sorte, com o SMS, a probabilidade de os clientes abrirem a mensagem é elevada.

Os números são realmente impressionantes. A taxa de abertura das mensagens de SMS chega a incríveis 98%, sobretudo em comparação com os 22% do e-mail. Mais do que isso, estima-se que mais de 90% das pessoas abrem e leem o SMS após apenas 3 minutos depois de recebê-lo.

Isto é possível por conta de dois motivos. O primeiro é relativo à necessidade dos celulares. O costume de utilizá-lo é tão presente que é possível que o aparelho esteja em mãos ou nas proximidades quando a mensagem chega. 

O segundo motivo é pelo caráter de urgência do SMS. Por ser um canal de comunicação relevante entre familiares e até para mensagens emergenciais, como anúncio de chuvas fortes, o SMS tem um tom mais urgente. 

Assim, suas notificações são levadas a sério e são lidas mais rapidamente do que e-mails que podem ficar dias ou semanas na caixa de entrada. Por causa desta rápida resposta, promoções com tempo limitado funcionam bem nesta plataforma.

Resultados rápidos e fáceis de mensurar

Diferente das estratégias tradicionais, o Marketing Digital nos permite ter o resultado claro de cada campanha por meio de métricas. 

No caso do SMS, algumas métricas relevantes são de entrega e abertura. Elas avaliam se suas mensagens estão alcançando o seu destinatário. Uma queda drástica na taxa de abertura, por exemplo, pode indicar que o usuário perdeu interesse na sua marca.

Outra métrica importante é a de conversão. Em outras palavras, quantas pessoas foram impactadas pela mensagem e resolvem fazer o que ela propôs. Isto pode ser medido por meio do número de pessoas que responderam o SMS ou que clicaram no link incluso no texto.

Estes dados não só são úteis como imediatos. Como a maioria dos usuários confere o conteúdo de um SMS em poucos minutos, esta ação se reflete na métrica instantaneamente. 

Assim, com estas informações, sua empresa pode fazer testes até descobrir a melhor estratégia para aumentar as conversões.

Conteúdo é personalizável

Apesar de o SMS poder ser enviado em massa para todos os consumidores ao mesmo tempo, isto não significa que deve ser igual para todos. As ferramentas de SMS Marketing permitem que você possa programar quando, como e para quem cada mensagem será expedida. 

É possível optar por só mandar uma certa promoção para um determinado perfil, conforme os dados que você obteve sobre eles. Um bom exemplo é em datas especiais, como enviar campanhas de Dia das Mães para as suas consumidoras que são mães. 

É uma maneira de evitar que as pessoas recebam mensagens que não as interessem. Além disso, é recomendado usar um recurso que coloque o nome do cliente na mensagem, a fim de torná-la mais pessoal.

SMS pode ser usado em estratégias multicanais

A última das diversas vantagens do SMS que vamos mencionar é a sua possibilidade de interagir com estratégias multicanais. Afinal, por que competir com outras plataformas se é possível uni-las para criar uma estratégia mais completa?

Como o SMS é uma ferramenta versátil, é possível criar campanhas bem variadas. Pode usar para agradecer o cadastro no site ou para confirmar a situação de uma compra. Mas também pode ser aplicada para compartilhar notícias do blog, reforçar uma oferta que mandou por e-mail ou avisar de um vídeo novo da rede social. 

A conclusão que podemos tirar é que o SMS não está ultrapassado e ainda possui seu valor dentro do Marketing Digital. Saber usá-lo adequadamente, em harmonia com outras estratégias, é vital para ter o resultado desejado.

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