Online ou offline? Entenda a melhor forma de estratégia de marketing para a sua empresa

Quando se investe em marketing on-line e off-line, fazendo ambos trabalharem juntos em prol dos objetivos da empresa, eles preenchem as lacunas um do outro, se completando.

Neste artigo vamos lhe apresentar quais são as diferenças entre o marketing on-line e off-line e como que, para manter o equilíbrio, um bom planejamento e consistência, o ideal é investir em ambas as estratégias, trabalhando com o marketing integrado.

Para melhor entendimento do todo, vamos abordar primeiro as duas estratégias separadamente, para então, conseguirmos falar sobre como fazer com que elas trabalhem em conjunto.


O que é marketing off-line

O marketing tradicional, como também é conhecido, o marketing off-line tem o objetivo de fornecer informações sobre uma marca, um produto ou um serviço utilizando-se meios de comunicação em massa. Esses meios podem ser:

  • Outdoors
  • Busdoors
  • Panfletos
  • Jornais e revistas (anúncios)
  • Rádio ou televisão (propaganda)
  • Mala direta

Além de estimular o consumidor ao ato da compra, a estratégia de marketing off-line também visa aumentar a popularidade de um produto, um serviço ou uma marca através da exposição e reforço da identidade visual da marca e da empresa e trabalhando com a convicção emocional e racional dos leads.

Essa estratégia tem um investimento mais alto do que o marketing on-line e os resultados não são altamente mensuráveis. O marketing off-line era utilizado muito antes da chegada da internet, entretanto ainda é bastante utilizado e traz resultados satisfatórios para alguns ramos de negócio.


O que é marketing on-line 

O queridinho do momento, o marketing online engloba todas as estratégias aplicadas através do meio digital, inclusive as publicidades relacionadas à internet como os anúncios nas redes sociais, os mecanismos de buscas com compras de palavra-chave, etc.

Além disso, os resultados das ações do marketing on-line são totalmente mensuráveis e trazem dados em tempo real. Ou seja, você sabe quantas pessoas atingiu, quem reagiu, comentou, curtiu o conteúdo que você postou. São dados importantes para você tomar decisões para as próximas campanhas ou até mesmo ajustar enquanto elas estão sendo veiculadas.

Mesmo com algumas estratégias pagas, o marketing on-line também possui estratégias que funcionam muito bem e não custam nada para estar circulando na rede e sendo acessadas por possíveis clientes.

O marketing de conteúdo é uma dessas estratégias. Desde que bem estruturado, bem escrito e trazendo conteúdo relevante, o marketing de conteúdo tem o poder de educar o público e ir levando ele de uma etapa a outra do funil de vendas, até a conversão da compra. É uma das estratégias mais eficazes no marketing online.

O marketing digital traz a vantagem de podermos segmentar quem será impactado pelo anúncio ou pelo conteúdo que a empresa deseja divulgar.


Por que devo combinar marketing on-line e off-line?

A internet chegou para modificar a maneira que o consumidor compra. E o marketing não poderia continuar o mesmo, não é? O ser humano está cada vez mais exigente em interação e personalização.

Você deve ter notado que o canal de televisão, que é uma mídia off-line, está se preocupando em se tornar interativo, seja com canais on-line ou convidando o telespectador a visitar o site do canal ou as redes sociais. Outro exemplo é quando há o convite para os telespectadores enviarem mensagens através de uma mídia digital, para que a interação aconteça na mídia off-line.

Uma mudança de comportamento que podemos ressaltar são os consumidores multicanais no varejo, aqueles que compram online, mas gostam de ir a uma loja física para ver o produto; e também aqueles que compram na loja física, porém procuram muito sobre o produto na internet. E então, como suprir todas essas necessidades? Criando estratégias de marketing on-line e off-line.


Benefícios em investir em marketing on-line e off-line juntos

Quando você planeja estratégias que se completam nos dois mundos do marketing, você consegue perceber o alcance de alguns benefícios como:

  • A empresa começa a ser encontrada por diferentes tipos de potenciais clientes, tanto os que consomem mais mídia on-line quanto off-line;
  • A empresa inicia o processo de fortalecimento de marca o que, em médio prazo, o colocará à frente da concorrência que não investiu em marketing da maneira correta;
  • Há um aumento de vendas, pois ocorre maior divulgação, credibilidade e segmentação de clientes;
  • O marketing online lhe dá mais chances da empresa conhecer melhor quem são os possíveis clientes, quais as preferências, hobbies, idade, localização, profissão, faixa etária. Com essas informações conhecidas, podem-se criar campanhas mais eficientes para o marketing off-line.


Como funciona na prática 

Agora que já sabemos o que é cada tipo de marketing e quais são os benefícios de planejar uma estratégia combinando o marketing on-line e off-line, vamos falar sobre como colocar isso em prática.

Tanto no on-line quanto no off-line, sabe-se da importância de sabermos com quem estamos nos comunicando. Dessa forma, é possível descobrir qual é a melhor forma de nos comunicarmos com esse público.

Os possíveis consumidores de uma marca acessam o conteúdo por diferentes meios de comunicação e mídias. Por isso, quanto mais mídias diferentes utilizarmos, maiores serão as chances de atingirmos um maior percentual do público desejado. Há os que preferem as redes sociais, os que só ouvem rádio, há os que leem revistas, mas não leem jornais, etc.

Para lhe ajudar de maneira prática, pensamos em trazer alguns insights de como você pode usar a estratégia integrada de marketing para atingir os seus consumidores.

  • Lançamento simultâneo: planeja o lançamento da campanha nos dois formatos, utilizando a mesma ideia de mensagem e os mesmos elementos visuais. Dessa forma, você evita um conflito de informações na mente do consumidor.
  • Identifique dois meios que o mesmo público utiliza para consumir conteúdo: o rádio e as redes sociais, por exemplo. Utilize a mesma linguagem adequada para esse consumidor potencial e ofereça uma solução que o seu produto ou serviço pode lhe oferecer para um problema que esse público possua.
  • Utilize a rede social para lançar um evento de promoção e convide os seus clientes a comparecem na sua loja física para conhecer as novidades e aproveitar as promoções.
  • Utilizando o exemplo acima, no dia do evento presencial, utilize as redes sociais para fazer a cobertura do evento, trazendo os pontos altos do dia, como depoimentos de clientes que participam do evento, por exemplo.
  • Utilize meios off-line para divulgar grandes lançamentos de produtos ou campanhas de promoções no seu site (como a Black Friday).
  • Faça uso da tecnologia de QR codes em peças gráficas e anúncios impressos – dá para colocar em outdoors e busdoors - para levar os consumidores ao site para obter mais informações (marketing de conteúdo) ou para conseguir um desconto exclusivo.


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