Blog Os mitos do marketing online: os 5 erros principais da área

Os mitos do marketing online: os 5 erros principais da área

Os mitos do marketing online: os 5 erros principais da área

O marketing online é uma área que cresce a cada dia, pois é cada vez mais comum que as pessoas passem mais tempo conectadas à internet, de modo que as estratégias online possuam mais efetividade, com a possibilidade de atingir um número mais alto de pessoas em um tempo muito mais curto em relação à publicidade tradicional.

Isso faz com que as empresas invistam cada vez mais em marketing online e contratem profissionais exclusivamente para atuar na elaboração de estratégias que melhorem seus resultados graças à presença em ambientes digitais.

Porém, mesmo com esse aumento no investimento e apesar da importância do marketing online, ainda é muito grande o número de mitos a respeito desse tipo de estratégia de marketing, especialmente dentro de empresas que estão no início de seu trabalho na área digital.

Dessa forma, é preciso que os mitos sejam eliminados de uma vez por todas, para que o trabalho do marketing online possa ser feito com mais tranquilidade e para que haja certeza de que o retorno será positivo para as empresas que investem nesse tipo de trabalho.


Os principais mitos do marketing online e os erros que proporcionam

Confira, a seguir, os maiores mitos a respeito do marketing online e entenda quais são os erros que esses mitos levam as empresas a cometer, o que pode inclusive prejudicar os seus resultados e impactar negativamente os seus lucros:


1 –Marketing de conteúdo

Uma das estratégias mais positivas que pode ser colocada em prática é o marketing de conteúdo, por meio do qual a empresa oferece informações a respeito de seu segmento para os seus clientes, de maneira que estes sejam não apenas fidelizados, mas também educados sobre seus produtos e sua atuação no mercado.

Porém, o marketing de conteúdo é também alvo de um dos maiores mitos a respeito do marketing online, pois não é difícil encontrar informações que definem o marketing de conteúdo apenas como o ato de falar da sua empresa.

Mas isto é parte apenas de uma ideia antiga e incorreta sobre propagandas, porém, se não for descartada o mais rapidamente, pode prejudicar a imagem de sua empresa perante o público, propiciando o afastamento de clientes e a sua consequente perda.


2 – Redes sociais

No marketing online, as redes sociais possuem um papel fundamental, pois é nessas plataformas que há a maior concentração de clientes para as empresas de qualquer segmento.

Os mitos sobre a atuação nas redes sociais também são muito grandes e estão ligados a um pensamento antiquado de que o principal objetivo do marketing nessas plataformas é obter o maior número de seguidores possível.

Embora seja importante ter um bom número de seguidores, a atuação do marketing online nas redes sociais deve ser muito mais voltada para o engajamento e a interação do público com o seu conteúdo, para que assim consiga gerar leads e conquistar clientes, do que apenas para atrair seguidores.


3 – E-mail marketing

Uma das principais estratégias de marketing online é o uso de e-mail marketing, por meio do qual sua empresa envia mensagens diretamente para a caixa de entrada de seus clientes e seguidores, de forma que se estabeleça um contato ainda mais direto com o público-alvo de sua empresa.

Exatamente por se tratar de uma das principais bases do marketing online, o e-mail marketing é também alvo de mitos que podem comprometer seriamente as suas estratégias.

Um dos maiores mitos a respeito deste assunto é o de que as pessoas não leem mais e-mails, o que se configura como um erro de proporções imensas, pois hoje o e-mail é uma das principais ferramentas para os internautas.

Assim, deixar de utilizar o e-mail marketing em suas campanhas de marketing online pode fazer com que o seu alcance seja diminuído, as informações de sua empresa não cheguem à maior parte do público e as oportunidades de vendas sejam consideravelmente reduzidas em relação às demais empresas que utilizam esse tipo de estratégia.


4 – Links e conteúdos patrocinados

A internet é uma excelente forma de divulgação, porém, assim como nos espaços públicos, por exemplo, também pode ser necessário pagar para ver a sua marca, seu site ou o seu conteúdo com mais destaque para o público, de modo que se obtenha melhor exposição e alcance para a sua empresa, o que acontece por meio dos links ou conteúdos patrocinados.

Essa necessidade de pagar para obter a exposição em páginas de mais destaque, como o Google, por exemplo, gera mitos a respeito da efetividade dessa estratégia, uma vez que muitas pessoas mantêm a opinião de que se trata de um investimento inútil e sem retorno.

Entretanto, é exatamente o contrário, pois o investimento em links patrocinados é a melhor maneira de conseguir resultados expressivos para sua empresa em um período curto de tempo, o que não acontece quando se opta pelo alcance orgânico, que pode levar um bom tempo para ter resultados perceptíveis.

O mesmo acontece com os conteúdos patrocinados, bastante presentes nas redes sociais, com alcance muito grande, o que não seria obtido sem o pagamento de um patrocínio. Isso pode elevar de forma mais rápida o alcance de sua marca e lhe render melhores resultados, desde o aumento no número de seguidores até a geração de leads ou vendas propriamente ditas.


5 – Investimento em várias plataformas na internet

Assim como os mitos a respeito dos links patrocinados e sua efetividade, outro bastante conhecido, e que induz muitas empresas ao erro, é o de que não compensa investir em várias plataformas na internet, mas sim concentrar o investimento de seu marketing em um mesmo ambiente digital.

Esse é um erro muito grave, pois as pessoas navegam por muitas páginas diferentes na internet, em pouco tempo, uma vez que podem acessar em alguns segundos as suas redes sociais, páginas de notícias, lojas online, fóruns, entre outros endereços.

Ou seja, ao abrir mão de estar presente em algumas dessas plataformas, sua empresa perderá milhares de visualizações e deixará seu alcance ainda menor, o que reduz as suas chances de gerar leads e concretizar vendas.

Agora que você conhece melhor os mitos do marketing online, coloque esse conhecimento em prática, evite errar por causa desses mitos e otimize os resultados de suas campanhas de marketing digital, para que a sua empresa obtenha resultados ainda melhores com essa ferramenta.

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