Otimize seu tempo para produzir conteúdos em seu blog

Manter um blog sempre atualizado, com novos conteúdos postados periodicamente e recheado de artigos bem escritos, é um desafio para a maioria das empresas.

E, assim como todas as outras redes sociais, o blog exige constância nas suas postagens e deve corresponder aos anseios do seu público por meio de uma persona adequada, seja para fins de publicidade ou como um canal de comunicação.

Por isso, neste artigo, vamos abordar algumas técnicas para otimizar o tempo de produção dos conteúdos em seu blog e, desse modo, poder contribuir para a produtividade e desempenho em outras áreas essenciais do seu negócio.

Melhorando a performance na escrita

A escrita é uma atividade que demanda alta concentração, criatividade e a capacidade de estruturar ideias, para que o texto fique coeso e siga uma linha de raciocínio para o leitor. 

Existem diversos fatores que influenciam na capacidade de escrita, tanto em velocidade quanto em qualidade, e muitos deles são ligados a características pessoais de cada escritor. 

Desde o nível de conhecimento sobre as regras gramaticais da língua portuguesa até a “bagagem mental” de informações baseadas na construção de conhecimentos e memória ao longo da vida. 

Além disso, a forma de lidar com as emoções e as inúmeras distrações do entorno pode fazer toda a diferença na hora de driblar o bloqueio criativo, a tentação de procrastinar, além da falta de inspiração e motivação, que são ocorrências comuns a qualquer um que se predisponha a escrever, inclusive os profissionais da escrita.

Para superar todos esses impasses e, assim, escrever mais rápido e melhor, a principal dica é: escreva mais. Nada como a prática constante e a disciplina para criar, de fato, o hábito da escrita e aperfeiçoá-la cada vez mais.

Nesse contexto, outro quesito que pode contribuir para a sua performance na escrita é descobrir os períodos em que você produz melhor. Alguns “funcionam” melhor de dia, outros à noite, mas o importante é identificar os seus “melhores horários” e se dispor a produzir.

É certo que cada um possui um ritmo de escrita, porém, existem alguns métodos para a construção de artigos que funcionam de uma forma geral. Por exemplo, respeitar a fluidez das suas ideias e, no primeiro momento, focar apenas nisso. 

Então, uma revisão fora de hora ou o fato de se atentar a todo apontamento do seu corretor ortográfico naquele momento pode trazer prejuízos na elaboração do texto, em relação à continuidade das ideias, naturalidade, ordem de raciocínio e até mesmo à perda de gatilhos criativos.

Portanto, aproveite o “flow” para construir o seu primeiro rascunho e deixe para dar forma ao seu texto a partir das revisões, que existem justamente para melhorar, corrigir e editar o que for preciso. Essa é uma das melhores maneiras de otimizar tempo na hora de produzir conteúdos em seu blog e ganhar consistência.

Planejamento é a chave

Além da necessidade de identificar e determinar a sua persona, estabelecer boas práticas de SEO e ter boas ideias, a produção de conteúdo para redes sociais envolve, acima de tudo, planejamento.

Por isso, nessa etapa, vale buscar todos os tipos de informação pertinentes ao seu público e ao mercado referente ao seu negócio. Em um primeiro momento, considerando as etapas do funil de marketing e a jornada do cliente, é fundamental entender os principais desafios da sua instituição, além dos possíveis anseios e dúvidas dos seus potenciais consumidores. 

Assim, inicia-se o planejamento de conteúdo, em que serão definidas as pautas para os artigos do blog, com base nesses pontos levantados. Basicamente, trata-se de um calendário de ações - o qual define o que postar, onde e como – que contribui significativamente para a constância e a periodicidade das publicações, favorecendo o branding da sua empresa. 

Da mesma forma, é imprescindível determinar as devidas métricas que vão nortear as suas ações e mostrar se a empresa realmente está no caminho certo. Para isso, também entram em cena os objetivos e metas, a fim de compreender exatamente aonde se quer chegar.

O planejamento tem a finalidade de facilitar a gestão da produção de conteúdo, permitindo uma organização e maior assertividade na confecção dos textos. E, por fim, outra dica que complementa essa ferramenta com maestria é a criação de um cronograma. 

Assim, o gestor mantém o controle de todos os processos, documentando o seu andamento, atribuindo responsabilidades de cada atividade ou etapa e estabelecendo prazos e metas.

No âmbito da estrutura de textos e artigos, seja para aparecer na primeira página nos motores de busca ou aumentar a captação de leads, qualquer empresa que assuma a produção de conteúdo deve conhecer e apostar nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization). 

Afinal, essa é uma das melhores chances para que a sua instituição seja encontrada e conhecida no ambiente online, o que é um objetivo em comum a todos os negócios. 

O poder do outsourcing

Tim Ferriss e Greg McKeown, autores de best sellers sobre como otimizar a produtividade em especial no mundo corporativo, abordam a importância de focar no que realmente é essencial para o seu negócio e, assim, aplicar devidamente o seu tempo e energia.

Com isso, eles defendem o outsourcing, ou a terceirização massiva de atividades e serviços, enquanto uma prática que proporciona diversos benefícios à empresa e permite o ganho principalmente de tempo e eficiência. 

E, quando falamos sobre a importância da constância na escrita, é fato que os empreendedores ou mesmo a sua equipe, muitas vezes, não dispõem de tempo suficiente para produzir artigos de forma frequente, com rapidez e qualidade. 

Por isso, vale considerar a possibilidade de terceirizar esse tipo de serviço, a fim de concentrar os esforços na gestão do negócio e em outros processos primordiais que impactem diretamente no alcance de objetivos e resultados. A terceirização trata-se de uma estratégia corporativa que proporciona:

  • Agilidade
  • Qualidade
  • Especialização

Ao contar com uma empresa especializada e uma equipe técnica com conhecimentos específicos, além de obter um resultado superior, o empresário fica isento da necessidade de capacitar e atualizar a sua equipe que ficaria responsável por aquela demanda secundária.

Nesse contexto, o gestor ainda pode otimizar o tamanho da sua equipe, o que acaba por desafogar muitas empresas dos encargos trabalhistas que oneram demasiadamente a folha de pagamento. 

E, mais uma vez, a terceirização de serviços entra como uma oportunidade de obter maior controle financeiro da empresa e reduzir custos operacionais, uma vez que, de forma geral, essa modalidade de contratação propicia uma ótima relação custo-benefício.

Está precisando contratar um serviço de produção de conteúdo para a sua empresa? Entre em contato com a RedaWeb pelo site ou fale com a nossa equipe pelo telefone 0800 750 5564 e saiba mais sobre os nossos planos.