Pagerank: o que é?

Usar a internet como forma de divulgação, aproveitando o espaço para estreitar a relação com o público-alvo. Essas são práticas altamente difundidas no mercado, que atendem empresas e também personalidades. O sucesso das ações de Marketing Digital de ambos depende em grande medida do alcance das suas postagens, e dentre as ferramentas disponíveis para avaliar a relevância dos conteúdos está o Pagerank.

O conceito não é novidade, e já vem sendo utilizado há mais de 20 anos. Com toda a certeza você já lidou com ele, mesmo sem saber! Para ter uma ideia, é graças a este algoritmo que o Google ocupa hoje um espaço hegemônico entre os buscadores. O desenvolvimento de ambos, aliás, está profundamente interligado, como você descobrirá mais adiante. Neste artigo, descreveremos o que é este recurso, como ele funciona e qual a influência nas suas campanhas digitais.


O que é o Pagerank (PR) e como ele surgiu?

Basicamente falamos de um algoritmo que ranqueia uma determinada página a partir de sua relevância. Os endereços são posicionados no motor de busca do Google de acordo com a classificação que recebem. Consequentemente, uma nota maior significa um posicionamento mais vantajoso nas pesquisas realizadas no site.

Esta série complexa de cálculos matemáticos foi desenvolvida originalmente por Larry Page, recebendo colaboração posterior de Sergey Brin - ou seja, ninguém menos do que os fundadores do Google. O conceito serviu de base para o algoritmo por trás do buscador, sendo uma das razões para o seu sucesso.

Para o usuário que procura por um determinado assunto, significa que ele encontrará o conteúdo que for de maior interesse. É natural então que surja a dúvida: como estas fórmulas chegam ao resultado de qual página é mais pertinente? Explicamos a seguir o funcionamento do algoritmo.


Como exatamente o algoritmo funciona?

Existem três parâmetros que determinam o valor de um endereço dentro deste sistema. São eles quantidade, qualidade e contexto. O primeiro tópico será avaliado com relação aos links. Na prática, cada vez que um link apontar para uma página, esta receberá um voto. 

O peso da pontuação aumenta se o site de origem possuir um Pagerank elevado. É feita, a partir disso, uma comparação com outras páginas que apresentam conteúdo similar. Depois, uma nota de 0 a 10 mostra a relevância daquele conteúdo para o Google. Assim, o número de acessos que um site alcança influencia o seu ranqueamento nas pesquisas. 

É claro que se um endereço atinge muitos cliques, mas sem qualidade e contexto, de nada servirá. Logo, fatores como aprofundamento do conteúdo publicado, uso adequado de tags HTML, rapidez de carregamento, dentre outros, refletem no PR.


O que influencia na pontuação de uma página?

De modo geral, podemos resumir os fatores de influência no Pagerank como internos e externos. Entre os primeiros encontramos o número de visualizações, item de que havíamos falado. Outro, ainda não abordado, é a taxa de rejeição. Ou seja, quantos usuários ficaram menos de 30 segundos em uma página.

Frequência de atualização e relevância também entram aqui, junto com a originalidade do conteúdo. Lembrando com relação a este que o Google penaliza aqueles materiais que são reconhecidos como plágio. Quanto aos fatores externos, é onde consideramos os links que remetem ao seu site.

O mesmo é valido para os links que seguem o caminho inverso, ou que fazem ligação entre páginas internas. A publicação de conteúdos multimídia também favorece a boa pontuação. É por isso que imagens, vídeos e recursos em flash são recomendáveis. Por fim, um código HTML sem erros é fundamental para ser ranqueado entre os endereços mais relevantes.


Por que ele é importante para a minha empresa?

Ao entender o que é e como funciona este recurso, concluímos que ele indica se uma página está bem colocada nas pesquisas. Com isto, podemos trabalhar o endereço de forma a aumentar sua relevância para os usuários. Em outras palavras, trata-se de um guia para otimizar o seu site.

Uma busca por melhoria que é indissociável de estratégias bem-sucedidas de marketing de conteúdo que alimentem a autoridade da marca. Portanto, vale considerar os caminhos para melhorar o seu ranqueamento e aumentar o número de acessos. Mesmo que não encontremos aqui uma resposta exata com relação aos aspectos que rendem mais pontos, a aproximação já ajuda.

Quem busca construir uma sólida reputação online deve considerar esta métrica. Apenas tenha o cuidado de não a empregar como principal forma de acompanhar o desempenho do seu site. Primeiro, em razão de sua atualização, que tende a ser longa – de 3 em 3 meses. Além disso, sua indicação de fatores relevantes não é precisa. E o pior de tudo é que o acesso aos dados já não é público. 


O dilema atual: o Google não exibe mais a informação. Como posso descobrir o meu Pagerank?

Entender o funcionamento e utilidade do algoritmo em questão não é algo difícil. Os detalhes listados até aqui certamente esclareceram as suas principais dúvidas acerca do PR. Ainda resta, no entanto, um grande problema. É que desde 2016 o Google decidiu que não iria mais exibir publicamente estas informações de ranqueamento.

Apesar disso, o PR ainda existe. A solução é procurar por algumas ferramentas alternativas voltadas para SEO. Nelas encontraremos métricas similares ao algoritmo e que vão servir da mesma forma à sua estratégia de Marketing Digital. Temos como exemplo a Page Authority do Moz.

Segundo dados da própria plataforma, este fator mostrou boa relação com um desempenho expressivo nos motores de busca. Ferramentas de análise de links também são uma boa substituição às informações do Pagerank. Isto ocorre porque no link building se empregam critérios análogos aos do PR.


Como ficar bem ranqueado?

Mesmo que o seu acompanhamento ocorra de forma indireta, a empresa tem a ganhar com um bom ranqueamento. Em geral, as práticas que rendem resultados positivos estão inseridas no SEO. Temos exemplos como o uso correto de palavras-chave, tags de cabeçalho, além da importância da originalidade e qualidade do conteúdo.

Os backlinks são mais um cuidado para melhorar o seu Pagerank. Igualmente importante é evitar os links quebrados, logo, faça uma correção periódica destes. Devemos ainda investir em ações que possam aumentar o tráfego do site. Promover testemunhos para atiçar a curiosidade do público e estar presente nas redes sociais são exemplos que rendem bons resultados.


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Neste artigo você conferiu o que é Pagerank, como ele funciona e qual a sua importância para a presença digital de uma empresa. Muitos gestores acabam ignorando esta ferramenta devido à sua atualização lenta, mas vale, no entanto, prestar mais atenção a ela se você quiser uma boa posição nas buscas do Google. Lembrando que o acompanhamento deve ser feito de modo indireto.

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