Palavras-chave: entenda como planejar a ferramenta para efetivar o SEO do conteúdo

As palavras-chave, conhecidas também como keywords, são sem dúvida um dos fatores mais importantes nas estratégias de SEO. É esta ferramenta que permite que você seja encontrado, de modo a poder entregar exatamente o que o público procura.

Porém, é compreensível ter certa dificuldade em entender como usar este recurso. Por exemplo, como você vai saber a forma que o público usa para procurar uma solução? Então, confira o post e entenda tudo sobre as palavras-chave. Vamos ver tópicos como:

  • O que são as palavras-chave?
  • Qual é a sua relação com SEO?
  • Os principais conceitos de palavras-chave para SEO
  • Como escolher as palavras-chave certas?
  • Como as palavras-chave são usadas no SEO?

O que são as palavras-chave?

As palavras-chave são o principal conceito de qualquer pesquisa. São termos compostos por uma ou mais palavras, formando uma expressão digitada pelos usuários no buscador, de modo a encontrar o que está procurando.

Do ponto de vista do profissional de marketing, as palavras-chave são os termos que nos ajudam a criar a estratégia de marketing de conteúdo. Ou seja, ao escolher estas palavras estamos dizendo para o buscador, normalmente o Google, que o conteúdo existe para tratar daquele assunto.

Isso significa que o ponto perfeito é quando existe o “match” entre as palavras-chave buscadas e aquelas que são oferecidas por um conteúdo. É por meio deste match e outros fatores que o Google decide quem aparece primeiro.

Qual é a relação das palavras-chave com o SEO?

Como você sabe, o SEO é um conceito que visa aumentar a possibilidade do seu conteúdo ser encontrado de forma orgânica. É claro que se você cria um conteúdo com exatamente o que o usuário procura, essa chance é bem maior.

Porém, existe um pequeno problema. Imagine que você tem uma loja de tênis pequena, especializada em tênis para trilha. No momento de escolher as palavras-chave, você tem duas opções: “tênis” ou “tênis para trilha”.

O primeiro termo é extremamente concorrido. Além de você disputar com algumas das maiores marcas de tênis de mercado, vai alcançar um público que não necessariamente quer tênis de trilha. Ele pode querer tênis para corrida, para jogar futebol ou para sair. Ou seja, você está comprando uma palavra-chave cara, mas que não é muito eficiente.

Por isso que é tão importante alinhar a estratégia de SEO com as palavras-chave. Então, vamos ver alguns conceitos essenciais das palavras-chave e do SEO.

Os principais conceitos de palavras-chave no SEO

O primeiro conceito, que já ilustramos acima, são as palavras-chave de cauda longa. A cauda longa é um termo de economia aplicado no varejo, mas que se reflete também no marketing. Segundo Chris Anderson, que desenvolveu esta ideia, o volume de buscas mais específicas acaba superando o número de buscas genéricas.

Voltando ao nosso exemplo, se três pessoas buscam “tênis para trilha”, "tênis de corrida” ou “tênis para sair” provavelmente elas vão usar estes termos, e nenhum deles vai buscar “tênis” solto. Pense em como você mesmo faz pesquisas e vai perceber como isso é verdade.

Neste caso, existe a palavra semente, “tênis” que também é importante. Porém, a cauda longa significa que você é encontrado apenas por quem quer o produto que você vende. Por isso, faz muito mais sentido investir nesse tipo de palavra-chave.

Outro conceito essencial são as palavras-chave negativas. Estas também ajudam a filtrar o público apenas de acordo com aquilo que você quer. Lembre-se: o objetivo é sempre trazer aqueles que têm mais chance de se interessar por você.

Voltando ao nosso exemplo, você pode negativar palavras-chave de todos os outros tipos de tênis, além de algumas especificidades que você não quer. Um exemplo é aluguel, se você não aluga os tênis.

Conhecendo estes dois conceitos, você já pode começar a trabalhar a estratégia de palavras-chave para otimizar seu SEO. Mas, como fazer isso?

Como fazer a estratégia de SEO com as palavras-chave?

O primeiro ponto da sua estratégia é definir seu objetivo. Pode ser aumentar as vendas, educar o público ou reforçar a marca. Dependendo do objetivo você pode comprar as palavras que mais tem a ver com ele.

O segundo ponto é conhecer o seu público. Você pode se colocar em seu lugar e tentar entender como ele pensa e como ele procuraria por determinado problema. Afinal, o trabalho do profissional de marketing é conhecer o cliente a fundo.

Porém, você não vai retirar essas informações apenas da sua cabeça. Existem diversas ferramentas para palavras-chave que podem ajudar você a encontrar as ideais, com base no que o público procura. Alguns exemplos são:

  • Semrush;
  • Google Keyword Planner;
  • Keywordtool.io;
  • Google Trends;
  • Ubersuggest;
  • Answerthepublic.com.

Todas estas ferramentas podem, e devem, ser usadas para encontrar as palavras-chave e as formas como o público pergunta por determinado assunto.

Por fim, também é fundamental entender como o seu usuário procura de acordo com o estágio do funil. Por exemplo, se ele está começando a conhecer um assunto agora, as palavras-chave são bem diferentes de um texto para um usuário que já conhece um pouco mais.

Este post que você está lendo pode ser um exemplo. Quem está começando a conhecer o marketing digital não entende muito bem o que são as palavras-chave ou SEO. O foco para o topo de funil são palavras mais gerais, como marketing digital ou marketing de conteúdo. É uma distinção crucial para o seu funil ser ainda mais eficiente.

Como as palavras-chave são usadas no SEO? 

Por fim, é preciso entender onde as palavras-chave entram no SEO. Ou seja, como elas são usadas de forma mais prática?

Primeiramente, no próprio conteúdo. Este deve ter uma quantidade saudável de palavras-chave, de modo que faça sentido e não comprometa a qualidade e naturalidade dos textos. Elas devem aparecer em certos elementos destacados, como os títulos e subtítulos, além do primeiro parágrafo.

Existem outros elementos que devem destacar a palavra-chave, como a URL, o SEO Title, a Title Tag, a Meta Description e as descrições das imagens. Quanto mais as palavras-chave aparecem nestes elementos, melhor para o seu SEO.

Ficou clara a importância das palavras-chave para o seu conteúdo? Esta ferramenta é essencial para garantir que você será encontrado pelo público certo. Mas, é importante se manter sempre atualizado neste assunto. O Google gasta fortunas para atualizar o seu buscador e deixá-lo cada vez mais inteligente. Por isso, é preciso estar sempre atento às novidades.

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