Blog Passo a passo de como elaborar um case de sucesso

Passo a passo de como elaborar um case de sucesso

equipe de marketing elaborando um case de sucesso em uma sala de reunião

Todo o processo de compra pelo qual passa o consumidor é importante, e conhecido como funil de vendas, que permite avaliar melhor todas as etapas, desde a captação de seu público até a decisão final de compra. Justamente esse momento, do final do funil de compras, que é marcado pela tomada de decisão é que requer uma atenção maior, pois é quando você deve dar o incentivo final a seus clientes.


Uma das maiores dificuldades das empresas e profissionais neste incentivo à compra por parte de seu cliente é conseguir se diferenciar de seus concorrentes, pois este é um momento em que o lead já conhece seu produto ou serviço, e sabe como pode ser beneficiado. Porém, a decisão do último passo precisa ser impulsionada por algo que diferencie a sua empresa, e não apenas propagandas e ações comuns, iguais a todas as demais empresas de seu segmento.


Uma das melhores maneiras de conseguir impulsionar a compra de seus clientes e fazer com que passem pela etapa final do funil de vendas é com a divulgação de um case de sucesso, ou um estudo de caso, como esta ferramenta também é conhecida.


O case de sucesso é o compartilhamento em seus canais, como blogs, site ou redes sociais, de histórias reais de clientes que tenham sido atendidos por sua empresa. Ou seja, você transmite a pessoas que se tornarão seus clientes, a inspiração de pessoas que já utilizaram seus produtos ou serviços e que tiveram histórias muito positivas com isso.


Desta forma, mais do que apenas confiar em suas promessas e propagandas, estas pessoas poderão conferir, na prática, a forma como os serviços e produtos de sua empresa auxiliam aos clientes e proporcionam facilidades e sucesso dentro de sua utilização.


Saiba elaborar um case de sucesso


Com o conhecimento sobre o que é um case de sucesso e como isso pode ajudar a sua empresa a conquistar ainda mais clientes e converter seus leads, é preciso saber como elaborar um case de sucesso para a sua divulgação em seus canais. Embora possa parecer algo muito complicado de início, a elaboração deste material é bastante simples e fácil de ser feita, sem qualquer dificuldade.


A seguir, confira todos os passos necessários para a elaboração de seu case de sucesso e saiba como conseguir conduzir seus clientes na etapa final do funil de vendas:


- Selecione alguns dos melhores casos de sucesso de clientes de sua empresa


O primeiro passo para que se consiga elaborar um case de sucesso é avaliar, entre todos os clientes atendidos em sua empresa, quais deles apresentam as histórias que podem ser mais inspiradoras. Isso porque as histórias comuns, mesmo que sejam positivas, não têm  o mesmo apelo e não surtirão o efeito desejado em seu conteúdo.


Assim, o ideal é buscar por clientes que tenham tido a vida muito facilitada, ou que tenham conseguido resolver grandes problemas a partir da compra de seus produtos e serviços. Isso mostrará aos seus leads como a sua empresa pode ser o diferencial para que tenham sucesso em sua vida, e que poderão solucionar diversas situações com a sua ajuda.


- Entre em contato com os clientes selecionados anteriormente


Algo muito importante sobre a publicação de um case de sucesso é que a empresa não pode, em hipótese alguma, expor a história de um cliente sem que haja um consentimento por parte deste cliente. Isso significa que é preciso entrar em contato com o cliente e expor o desejo de contar a sua história em seu site, ou nas redes sociais, para que haja a aprovação deste uso de sua imagem.


Além disso, o case de sucesso é um tipo de conteúdo que requer a presença do personagem principal do caso, com suas próprias palavras, ou até em imagens, no caso de materiais audiovisuais, por exemplo. Desta forma, mais do que apenas aprovar a sua publicação, o ideal é que o cliente escolhido também aceite participar de uma entrevista com você, para que haja a captação de material para seu conteúdo.


- Faça a entrevista com o cliente de seu case de sucesso


A realização desta entrevista pode ser muito facilitada se for feita com perguntas diretas e simples, que lhe renderão respostas mais objetivas e relacionadas à sua empresa, especificamente. Assim, evite fazer entrevistas muito longas ou com perguntas que fujam de seu tema, pois mesmo que isso lhe renda mais respostas, haverá pouco material relacionado a seus produtos e serviços que poderão ser utilizados em sua publicação.


O ideal é que se pergunte ao cliente sobre quais os problemas que existiam antes e que foram solucionados com a ajuda de sua empresa, a forma como isso modificou os hábitos deste cliente, com qual regularidade ainda utiliza seus serviços, entre outras perguntas semelhantes.


- Elabore o formato de seu case de sucesso


Da mesma maneira que qualquer outro conteúdo, o case de sucesso pode ser publicado de diferentes maneiras em seus canais, sempre com o objetivo de ser mais atrativo e divertido para seu público. Isso significa que você deve desenvolver uma estratégia para que a publicação deste material seja o mais efetiva possível.


Em geral, os cases de sucesso seguem os formatos tradicionais de suas publicações, como texto, áudios, podcasts, vídeos, entre outros. Assim, avalie qual destes formatos é mais bem aceito por seu público, e trabalhe com o material de sua história para que seja contada de forma que desperte o interesse de seus leads.


- Publique o case de sucesso e acompanhe os seus resultados


Com todos os passos anteriores realizados, basta apenas fazer a publicação de seu case de sucesso em seus canais e monitorar as suas métricas. A tendência é que, quanto mais pessoas visualizarem este material, maior seja o aumento de suas vendas, com a conclusão do funil de vendas por parte de seus leads.


Como o objetivo do case de sucesso é influenciar a decisão final de pessoas que já são seus leads, e que estão na última etapa do funil de vendas, o envio do case de sucesso por meio de e-mail marketing pode ser uma alternativa bastante positiva. Isso porque, com a mensagem direta a estas pessoas, você saberá que seus alvos principais receberão e visualizarão este conteúdo.


Para o sucesso de sua estratégia, porém, tanto o case de sucesso quanto os demais conteúdos de suas páginas devem ter sempre uma excelente qualidade, pois será isso que colocará a sua marca em um patamar elevado para seu público. Para garantir que suas páginas tenham sempre o melhor conteúdo, entre em contato com a RedaWeb pelo site www.redaweb.com.br, ou pelo telefone 0800 750 5564, e conheça nossos planos de produção de conteúdo!


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