Blog Passo a passo para criar uma identidade de marca

Passo a passo para criar uma identidade de marca

Passo a passo para criar uma identidade de marca

Quando você é dono de uma marca é preciso conhecer cada aspecto que envolve o funcionamento da empresa. Desde a produção até as estratégias de marketing e propaganda, pois cada etapa é muito importante para o sucesso do negócio.

Pensando nisso, vamos te ajudar a entender melhor o que é uma identidade de marca e como ela é fundamental para que o seu negócio se posicione e tome uma posição de referência. Vamos apresentar um passo a passo para implementar uma identidade adequada para a sua empresa.

A forma como a sua empresa é vista é parte fundamental da sua estratégia de sucesso, por isso a identidade de marca não pode ser feita de uma maneira trivial e sem planejamento. Lembre-se que é através dessa identidade que o público irá enxergar o seu negócio.

Entenda o que é identidade de marca

Todas as referências de uma determinada marca estão relacionadas à sua identidade, definindo para o público os seus valores e sua missão. Dessa forma, estão incluídos na identidade de marca os logotipos, os designs, a forma de comunicação e todos os outros aspectos que formam o escopo da empresa.

Como é essa identidade que tornará a sua marca única diante do público, ela precisa ser planejada de maneira a ser exclusiva e direcionada para o seu mercado consumidor com todas as especificidades que ele apresentar.

Os elementos visuais e de estrutura devem mostrar aos clientes originalidade, transparência, evidenciar os produtos e soluções da marca e proporcionar uma experiência de interação agradável entre cliente e empresa.

Existem várias dimensões em uma identidade de marca, que precisam estar alinhadas com o perfil de público para que exista uma fidelização e reconhecimento pelo mercado consumidor. Vamos entender quais são essas dimensões abaixo:

Dimensão física: é através dessa dimensão que a marca se torna única e reconhecível pelo público;
Dimensão cultural: corresponde aos valores que são determinados a partir da missão e dos objetivos da marca;
Dimensão da intersubjetividade: este aspecto é muito importante por fazer a conexão entre o público e a marca, humanizando e gerando a necessidade de compra;
Dimensão do significado: agrega contexto entre o que a marca oferece de produtos ou serviços e os hábitos dos clientes;
Dimensão da mentalização: essa etapa já incorpora a marca ao estilo de vida e modo de pensar dos clientes.

Passo a passo da identidade visual

Vamos agora ao passo a passo para criar uma identidade visual que combine com a sua marca e que se conecte com o seu público. Cumprir cada etapa com o devido cuidado é primordial para que o resultado seja eficiente.

Passo 1 - Um bom briefing

A primeira etapa é fornecer um bom briefing, com todos os detalhes que permitam entender quais os valores, ideias e missão da sua marca. Essas informações são primordiais para que o resultado atinja as expectativas da marca. 

Algumas questões importantes que devem constar no briefing são: quem são os concorrentes da sua marca, qual o público-alvo a ser atingido, qual a imagem que a empresa quer passar para os clientes (mais séria? mais leve? de autoridade?), qual o diferencial entre a sua marca e as demais, entre outros aspectos. </br></br>

Quanto mais informações forem colhidas nessa etapa, maior será o material bruto para ser usado nas etapas seguintes. Por isso, invista tempo e energia em um bom briefing.

Passo 2 - Hora das ideias

Como todas as informações do briefing é hora de realizar um brainstorming para que surjam ideias para a identidade. É importante que nenhuma contribuição seja descartada de imediato e que todos se sintam compelidos a contribuir.

Opte por reunir as ideias da equipe em um horário em que todos estejam mais descansados e avise previamente o motivo da reunião, desse modo as ideias começarão a passar pela cabeça com antecedência e o brainstorm será muito mais eficiente.

Passo 3 - Crie a persona

A identidade da marca precisa estar alinhada com o perfil dos clientes, como já falamos acima. Dessa maneira, agora é o momento de traçar qual é a persona do público e mapear os interesses e preferências. </br></br>

Nessa etapa também é importante já ter definido qual o tom será utilizado para conectar a persona com a marca. Ou seja, se o cliente irá preferir uma abordagem mais casual e descontraída ou se o tipo de público da marca exige um tom mais formal e técnico. 

Passo 4 - Pense na cor, na fonte e no estilo

Nessa etapa a identidade começará a ganhar forma. O primeiro aspecto a ser trabalhado é a tipografia, que precisa ser facilmente compreensível. O segundo aspecto é em relação às cores, que precisam estar de acordo com a mensagem que a marca quer passar.

Passo 5 - Aplicações

A identidade da marca será aplicada em todos os locais onde a marca for vinculada de alguma maneira. Independente do canal ou do meio de veiculação, é importante padronizar e implementar todas as características que foram determinadas nas etapas anteriores. 

Quais as vantagens de uma boa identidade de marca?

A primeira vantagem é a fidelização do cliente. Uma marca com uma boa identidade estará sempre na lembrança do público e isso é fundamental para que o público volte a comprar seus produtos ou serviços.

Também é uma vantagem da identidade a possibilidade de segmentar o seu mercado e, assim, otimizar as ações de marketing para atingirem quem realmente tem interesse no tipo de produto ou serviço que sua empresa oferece.

Além disso, uma identidade de marca bem-feita agrega em consistência. Seu negócio passa a ser visto como uma referência e com constância no mercado. Isso é fundamental para que sua empresa esteja sempre na linha de frente no setor.

Investir em uma boa identidade de marca é uma ótima estratégia para sua marca. Porém, existem outras maneiras tão eficientes quanto essa para manter sua empresa como referência. Uma delas é manter seus sites e redes sociais com conteúdo de qualidade e nisso a Redaweb pode te ajudar.

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