Passo a passo para o planejamento e sucesso no blog pessoal ou corporativo

Ter um blog pessoal ou corporativo pode ser muito útil para empresas e para qualquer pessoa que queira mostrar seu trabalho. Graças ao avanço da tecnologia e ao uso da internet, a disseminação de conteúdos e o acesso aos mesmos se tornaram muito mais fáceis, sendo o blog um grande aliado de marketing para as empresas e uma excelente forma de ganhar dinheiro. Neste texto trazemos um passo a passo para o planejamento e sucesso do seu blog pessoal ou corporativo.
Tanto os empreendedores individuais, quanto os empresários, podem ser beneficiados com a disseminação de conteúdos através de blogs pessoais ou corporativos, respectivamente. Por conta da sua facilidade de atualização de conteúdo constante, seu fácil acesso e o alto custo de investimento em anúncios online, os blogs alavancaram como forma de negócio.
No caso das blogueiras pessoais de moda, por exemplo, que viraram febre no mundo todo, é possível cobrar até R$ 2 mil por um banner lateral em seus blogs, ou ganhar cerca de R$ 4 mil por um publieditorial com texto, além dos outros ganhos decorrentes da popularidade adquirida. Já em relação às empresas que utilizam a internet para seus negócios, 92% delas investem em blogs para fazer seu marketing digital, aplicando, em sua maioria, técnicas de inbound marketing para gerar leads (potenciais compradores).
Porém, apesar de já ser bastante difundido para esses dois tipos de usuários, ainda restam muitas dúvidas de como montar um blog de sucesso para quem está começando, ganhar dinheiro com ele e fazer do mesmo uma forma de negócio, seja ela principal ou complementar. Abaixo, confira um passo a passo para o planejamento e sucesso no blog pessoal ou corporativo.

Como criar um blog pessoal?

Um blog pessoal tem alguns detalhes diferentes dos blogs corporativos. Por ser algo mais pessoal, feito para os seus interesses, você precisa dedicar mais do seu tempo para escrever constantemente, além de dar a devida atenção para seus leitores. É por isso que eles passarão a seguir você, portanto, sem conteúdo e atenção não é possível crescer.

Aposte em estratégias de marketing

Para poder seguir essa primeira dica é preciso fazer uma análise de marketing, como definição do público-alvo, métricas, técnicas SEO, entre outras, para conseguir entender quem é o seu público e, depois disso, otimizar seu conteúdo para atraí-lo sempre mais.
Dentre essas técnicas, a definição do público-alvo é, sem dúvidas, uma das primeiras e mais importantes para o seu blog alavancar. É preciso pensar em quem irá se interessar pelo conteúdo que será disponibilizado, qual seu perfil social, idade, gênero, demandas, entre outras características importantes do seu leitor ou potencial leitor.
Definido isso, é preciso escolher o nicho de mercado ou assunto dos conteúdos que irá abordar e que mais vai agradar esse público-alvo que você definiu. Isso não significa que você deve focar seu blog e seus conteúdos para temas que não domina. É totalmente o contrário, toda a sua estratégia deve ser voltada para o nicho que você tem facilidade para escrever, seja porque fez um curso relativo a ele, ou porque possui alguma outra afinidade para isso. Mesmo porque, seus leitores irão lhe seguir, justamente, por entender sobre o assunto em questão, o que fará de você uma referência para eles.
Seu blog deve ser otimizado, seguindo as principais regras SEO. O uso de WordPress pode facilitar essa tarefa, que geralmente é realizada por um profissional de marketing. Essas técnicas conseguirão posicionar seus conteúdos no topo das buscas relativas ao assunto em questão, permitindo uma maior visibilidade para o seu blog.
Outra estratégia interessante é criar uma base de e-mails dos seus leitores. A partir de uma maneira de captá-los, definida por você, como uma página que direcione para o preenchimento de dados, para receber algum conteúdo específico, por exemplo, é possível avisar seus leitores quando algum post novo for feito, ou quando alguma outra ação vai ocorrer. Isso aproxima o blogueiro de seu leitor, gerando mais empatia e acessos.

Detalhes pessoais e de conteúdo

É importante ressaltar que, por ser um blog pessoal, a sua personalidade deve estar implícita, de maneira que seus leitores se identifiquem com você e com seus propósitos. Por isso, é importante definir qual é a imagem que quer passar, tanto na forma de escrever, como em vídeos que produza para seu blog, por exemplo. Isso pode ajudar a atrair mais leitores, uma vez que, com a multiplicidade de blogs de um mesmo nicho, uma abordagem diferenciada pode ser um forte atrativo.
Outro fator importante do passo a passo para o planejamento e sucesso no blog pessoal é quanto ao conteúdo que será publicado. Deve-se ter em mente que, apesar de o blog ser um meio de fácil acesso para os leitores, sua leitura pode ser interrompida com muito mais facilidade.
Por isso, é essencial organizar o conteúdo de maneira atrativa, além de organizar a disposição, tamanho de fonte, imagens, entre outros detalhes, para que a leitura “prenda” as pessoas. Criar uma estrutura fixa de conteúdos pode ajudar, pois facilita a produtividade, a visualização dos leitores e cria um estilo próprio das publicações.

Como criar um blog corporativo?

A criação de um blog corporativo não é tão complexa em relação a definições de público-alvo, por exemplo, já que o seu próprio negócio já possui um público estabelecido, que apenas irá acompanhá-lo em mais um meio.
Além disso, o próprio marketing da empresa já deve ter se encarregado da definição desse público-alvo e persona do seu negócio. Tomando isso como base, o blog tem que ser focado para esse público, a fim de atender suas demandas e atrair novos clientes do ramo. Apesar disso, o uso das técnicas SEO deve ser explorado, já que é com a otimização dos conteúdos que estes serão visualizados mais vezes e antes que os do concorrente.

Foque no conteúdo

Por conta dessas facilidades proporcionadas pelo negócio já consolidado, é preciso focar na produção de conteúdo para atrair leitores. O ideal é não falar somente sobre os seus produtos, mas sim, sobre o seu mercado de atuação, com posts informativos, tutoriais, matérias sobre o ramo, entre outras. Isso consegue demonstrar uma autoridade sobre o tema, profissionalismo e atenção para com seus clientes, o que é muito bem visto por eles.
Você pode até falar sobre os seus produtos, em uma aba específica para isso, por exemplo, ou citando CTAs no final dos conteúdos que levem para a compra de seus produtos, mas sempre focando em assuntos sobre seu mercado.
A linguagem abordada e a personalidade do negócio também devem ser pensadas, uma vez que, até então, o mesmo ainda não expunha conteúdos sobre ramo de atuação. Como o seu objetivo é aumentar as vendas, sua postura e conteúdos devem ser aliados à linguagem do mercado e dos seus clientes. É interessante apostar também em outras formas de conteúdo, como vídeos, tutoriais, entrevistas, etc. Isso ajuda a demonstrar o conhecimento dos funcionários sobre os assuntos e também na visualização dos produtos oferecidos.
Além disso, a periodicidade das publicações também deve ser frequente, já que o interesse pelo blog se dará pelo conteúdo específico. Quanto mais textos, mais acessos terão e mais chances de encontrar seus produtos.

Deseja conteúdos de qualidade e otimizados para as necessidades de sua empresa? Acesse o site da RedaWeb: www.redaweb.com.br; ou entre em contato conosco pelo telefone: 0800 750 5564 para assinar um de nossos planos.