Perfil no LinkedIn: dicas para criar um perfil completo

Dentre as redes sociais disponíveis no mercado, o Linkedln tem um perfil muito singular e voltado para formar redes de negócios. Ótimo espaço, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, a rede social é voltada para o empreendedorismo e todos podem encontrar o seu nicho de apoio. 

A rede serve tanto para quem quer encontrar um novo emprego quanto para anunciar vagas, fazer network, trocar parcerias e experiências no ramo dos negócios, independentemente da área. E o segredo de fazer as melhores conexões é criar um perfil completo e interessante que possa valorizar suas qualidades e atrair as pessoas certas. 


O LinkedIn é uma ótima ferramenta de negócios

Considerada a maior rede profissional do mundo, o Linkedln possui atualmente mais de 500 milhões de usuários no mundo e está presente em 200 países. O Brasil ocupa o terceiro lugar em número de usuários ativos, com cerca de 45 milhões, atrás somente dos EUA e da Índia. 

A inclusão do perfil é gratuita e a maior parte de suas interações também. O acesso é bastante intuitivo e com bastante espaço para incluir detalhes da carreira profissional e educacional, abrindo caminho para interações com pessoas de todas as regiões, inclusive de outros países. 

Os números do Linkedln impressionam. A quantidade de usuários ativos nas redes sociais é bem maior do que os que realmente a acessam com constância, e esse é um dos pontos mais atraentes do Linkedln, que aponta para 40% de sua base checando sua página diariamente. Para deixar mais claro, um a cada três profissionais não dispensa seu perfil na rede social e se mantém conectado para ficar atento às oportunidades. 

Do outro lado, as empresas também descobriram no Linkedln uma forma de encontrar profissionais qualificados e antenados às novas tecnologias. E 49% delas escolhem a rede para tomarem decisões sobre escolha de profissionais para cargos chaves. Elas reconhecem que o tipo de engajamento oferecido não dá para ignorar e merece ser investido. 

O maior problema encontrado para sua utilização é que a maior parte dos usuários vem de outras redes sociais como o Facebook e acreditam que o seu desenvolvimento é o mesmo. Enquanto o Facebook é voltado para o entretenimento, o Linkedln é para fazer negócios, que transforma profundamente a forma de se apresentar e se comunicar. 

O conteúdo das postagens da rede também não é voltado para a diversão, focando mais em temas como tecnologia, economia, tendências, experiências profissionais, política, comportamento, marketing pessoal, entre outros. 

E por mais que possa ser surpreendente, o Linkedln é uma fonte de leads qualificados, agindo de forma ainda mais segmentada e interessante que as outras redes. O marketing de conteúdo chega a pessoas realmente interessadas no negócio e aptas a usufruí-lo. 

Na versão Premium, há um número maior de relatórios de mensuração, ofertas de dados e informações de outros profissionais e a conta fica turbinada para chegar a um maior número de conexões. Há ainda o adicional Linkedln Sales Navigator, com algoritmos que destrincham ainda mais as categorias, proporcionando melhores leads. 


Crie um perfil campeão 

Quando o Linkedln surgiu, muitas pessoas fizeram um perfil e não se preocuparam em incluir informações relevantes, nem criaram uma rotina de uso para manter a sua atualização. Essa mentalidade também está presente em pessoas que já estão empregadas e acham que não há sentido em manter um perfil. 

É um grande erro, já que a rede não se baseia só na oferta e procura de oportunidades de emprego e sim foca nas conexões de negócios, que podem ou não incluir cargos profissionais. Há nele grupos de discussões que podem ser muito construtivas para melhorar sua atuação profissional, além da oportunidade de aprimorar o seu marketing pessoal. 

Mas, para usufruir das possibilidades oferecidas pelo Linkedln, é preciso começar com o seu perfil. Para ajudar a fazer o melhor, vamos dar alguns segredos para elaborar um perfil sedutor, interessante e honesto. Vamos lá?

1 – Perfil sempre atualizado 

Não basta preencher as informações básicas indicadas na rede para acreditar que são suficientes para causar boa impressão. Cada detalhe requisitado pode abrir ou fechar uma porta de negócios, de acordo com sua resposta, mas antes de mais nada é preciso ser ativo e visitar sua página com uma rotina, responder mensagens, realizar pesquisas e incluir novas informações suas. 

2 – Cuidado com a foto do perfil e a capa

Como se trata de um perfil profissional, é preciso escolher uma foto mais sóbria para figurar na página. Não precisa ser sisuda, apenas mais formal do que as usadas no Facebook e WhatsApp. Nem pense em deixar em branco o ícone da foto, já que esse tipo de perfil sequer é avaliado. 

Já a imagem de capa, recentemente liberada para todos pelo Linkedln, pode ser uma forma de utilizar efeitos visuais interessantes para destacar ainda mais seu perfil. Nela pode estar inseridos seus valores, sua postura profissional e traços de sua personalidade, descritos de forma sutil e sábia. 

3- Hora da sua descrição pessoal

São até 2 mil caracteres para resumir sua carreira e objetivos profissionais. A necessidade de ser o mais preciso e interessante possível pode levar a erros muito comuns e perder a essência do que se deseja ter ali como sua apresentação pessoal, interesses profissionais, área de atuação, motivação e contato.

Fuja das frases feitas e adjetivos que todo mundo diz ter como “criativo”, “organizado” e “eficientes”, os termos mais utilizados na rede. A massificação dessas palavras só demonstra que são ineficientes e é preciso se destacar da multidão, chamar atenção para si de forma positiva. Com certeza, isso não acontecerá se utilizar palavras tão comuns para se definir. 

É muito mais interessante mostrar do que falar, ou seja, apresentar suas realizações reais, qualificações, histórias de sucesso, do que escrever uma lista de atributos que podem ser apenas  palavras vazias, como “motivado” que nada acrescentam. Pense bem em sua descrição, seja objetivo e procure escolher bem as palavras para não cair nessas ciladas. 

Cuide também do seu título profissional, que é uma definição que inclui palavras-chaves sobre sua função e é responsável por atrair negócios ou já causar desinteresse antes mesmo de ler o restante. 

4 – Experiência profissional e habilidades

A descrição das experiências profissionais é considerada o coração do perfil e requer detalhes como datas, funções exercidas e contatos. Quanto mais detalhes descritos, melhor será o diferencial para o avaliador ou responsável pelas suas conexões futuras. 

Adicione o Linkedln Skills, um espaço para adicionar suas habilidades. Quando esse item é preenchido, suas chances de bons resultados aumentam ainda mais. Nele é possível encontrar um conjunto de habilidades que podem definir sua popularidade, para ser direcionado a locais de destaque que buscam exatamente o que você tem a oferecer. 

5 - Recomendações

A recomendação de antigos gerentes, clientes e até colegas de trabalho que atuaram diretamente com seu ramo pode oferecer uma visão externa do seu perfil profissional. Ao requisitar essas recomendações, informe que tipo de interesse tem com o perfil na rede, como a busca de novos leads e venda ou a procura de nova posição profissional, para que os argumentos usados sejam mais assertivos. 

6 – URL do perfil

O Linkedln permite a criação de uma URL amigável, através do painel de edição de perfil, o que ajuda a compartilhar melhor o currículo e a assinatura do e-mail. 

7 – Siga empresas, entre em grupos e comece as suas conexões

Busque grupos pertinentes a sua área de interesse, para que possa participar de debates e discussões que vão expandir seus conhecimentos e contatos. Estar em grupos oferece maior visibilidade e destaque entre outros profissionais da mesma área, mas é preciso ter cuidado para não cair em discussões pessoais e acabar saindo do foco profissional. 

Encontre também empresas que oferecem cargos no seu ramo de atividade e que são de seu interesse. Isso te ajuda a estar mais atento às novidades que essas empresas podem oferecer. 

8 – Cuidados relevantes

Há alguns cuidados essenciais que precisam ser seguidos à risca. O primeiro deles é não cometer erros de português, o que pode destruir sua imagem profissional e afastar empresas. Outro ponto importante é não mentir em momento algum, sobre nenhuma informação. Falar a verdade é sempre o melhor caminho para começar boas relações. 

O Linkedln é uma rede social profissional, considerada a maior do mundo neste segmento. Suas conexões cabem não só para quem deseja uma nova colocação no mercado, mas também para quem quer se manter atualizado no mercado e para o network. Entre no site da RedaWeb que vamos te dar dicas valiosas para criar seu perfil profissional e se destacar da concorrência!