Blog Persona no marketing digital: entenda como identificar o público-alvo

Persona no marketing digital: entenda como identificar o público-alvo

homem circulando um grupo de pessoas

O marketing digital é uma ferramenta excelente para qualquer empresa que deseje melhorar os seus resultados, atingir mais pessoas e fazer com que se tenham mais clientes e, consequentemente, mais vendas e lucros. No entanto, estes resultados são fruto de um trabalho de muita dedicação, pois existem alguns pontos que devem ser atendidos para que seu marketing digital seja, de fato, efetivo.


Um destes pontos, e um dos mais importantes com relação ao marketing digital é a identificação de seu público-alvo, o que nem todos os responsáveis pelas empresas podem saber como fazer. Desta forma, sem saber quem é o seu público-alvo, estes profissionais não poderão idealizar as suas personas e, consequentemente, não terão as melhores estratégias de marketing digital, o que impacta negativamente os seus resultados.


Sobre este ponto, inclusive, é preciso que se saiba fazer a diferenciação entre o público-alvo e a persona. O público-alvo é o grupo de pessoas a quem você deseja atingir para que possam ter interesse em seu produto ou serviço, enquanto a persona é a representação de um cliente ideal, que tenha todas as características comuns a seu público-alvo.


Desta forma, não há como criar a sua persona sem saber quem é o seu público-alvo, pois este personagem seria completamente aleatório. Isso significa que, o primeiro passo para uma estratégia de marketing digital que seja efetiva e possa lhe oferecer bons resultados, é aprender a identificar este seu público-alvo.


A identificação de seu público-alvo


Para lhe ajudar na identificação de seu público-alvo, e tornar esta tarefa um pouco mais simples, confira a seguir quais são alguns dos principais itens que devem ser checados para saber quem são as pessoas a quem você deseja alcançar com as suas campanhas de marketing:


Idade


Um dos primeiros pontos que deve ser observado a respeito de seu público-alvo é a idade das pessoas a quem você deseja atender. Para isso, é preciso que se considere o tipo de serviço ou produto que você oferece a seus clientes.


Uma empresa que ofereça bebidas alcoólicas a seus clientes, por exemplo, terá como público-alvo pessoas acima de 18 anos de idade. Isso lhe permitirá saber que campanhas de marketing digital infantilizadas não lhe renderão o mesmo resultado que ações mais sérias, que façam com que as pessoas se identifiquem com o seu produto.


Assim, avalie quais são os seus produtos e serviços e qual a faixa etária que melhor pode ser atendida pela sua empresa. Assim, a idade de seu público-alvo será bastante simples de ser determinada.


Sexo


Outro ponto que deve ser observado para determinar qual é o seu público-alvo é o sexo dos clientes a quem você deseja atender. Em alguns casos, determinadas empresas podem oferecer serviços voltados a um público mais masculino ou feminino, embora também existam situações nas quais os serviços sejam unissex.


Isso é importante para que se saiba qual o tipo de publicidade que será mais bem aceita por estas pessoas. Empresas que tenham um público majoritariamente masculino, por exemplo, podem investir em materiais mais relacionados a este público, enquanto os que possuem clientes mulheres como maioria, devem investir em propagandas mais delicadas, suaves, que façam estas clientes se sentirem mais atraídas.


No caso das empresas que tenham um público-alvo misto, seu marketing digital deve ser ainda mais cuidadoso, para que nem homens, nem mulheres, se sintam deslocados ou tenham a impressão de menor importância para a sua empresa.


Formação


A formação educacional é mais um detalhe que deve ser observado para a identificação de seu público-alvo, uma vez que pode determinar quais são as ações de marketing mais efetivas para a sua empresa. Neste caso, a localização geográfica de sua empresa pode ser o fator determinante para isso.


É natural que empresas que estejam localizadas em cidades com um acesso facilitado a educação e cursos superiores, por exemplo, tenham um público-alvo composto por pessoas de formação superior. Diferentemente disso, empresas em cidades mais pobres e com um menor desenvolvimento podem ter como público principal pessoas de uma instrução acadêmica mais limitada.


A diferença disso deve surtir efeito em suas ações de marketing, pois as empresas que tenham um público-alvo com maior formação acadêmica, poderá utilizar linguagens e ações mais complexas. Em outros casos, a linguagem deve ser mais simples, para garantir que todos os seus clientes sejam alcançados e compreendam suas mensagens.


Classe social e poder aquisitivo


Após determinar a formação de seu público-alvo, algo complementar a isso é a classe social e o poder aquisitivo destas pessoas que compõem o seu público. Esta avaliação pode ser, mais uma vez, decorrente do tipo de produto ou serviço oferecido por sua empresa.


No caso de produtos e serviços básicos, pode ser que seu público seja composto por pessoas de todas as classes sociais e poderes aquisitivos. Entretanto, produtos que não se encaixem em bens de primeira necessidade, ou que tenham um valor de mercado mais elevado, podem ser mais direcionados a classes econômicas com maior poder aquisitivo.


Desta forma, além de analisar qual a melhor linguagem e o tipo de ações de marketing que mais se adequam ao seu público, você ainda pode conseguir determinar qual o melhor veículo para que estes materiais cheguem até seus possíveis clientes. Assim, todos os gastos com a sua divulgação de campanhas de marketing poderão gerar um melhor retorno, sem que passe despercebido por não se adequar ao meio em que foi divulgado.


Hábitos de consumo


Para complementar os pontos que devem ser analisados para a determinação de seu público-alvo, é preciso que se avalie os hábitos de consumo das pessoas que compõem a sua clientela. Ou seja, a forma como utilizam o seu dinheiro, quais são as suas prioridades e as compras a quais estão mais acostumados.


Entre muitas possibilidades, isso pode lhe permitir fazer campanhas em conjunto com outras empresas, ou mesmo passar a disponibilizar mais itens que sejam de interesse destas pessoas em sua empresa. Em qualquer destes cenários, os seus números de venda e os lucros da empresa podem ser impactados de forma muito positiva.


Agora que você sabe como identificar o seu público-alvo, faça isso o mais rápido possível e passe a utilizar o marketing digital de uma forma muito mais eficaz. No entanto, lembre-se sempre de garantir que suas páginas e redes sociais tenham um bom conteúdo que possa cativar seu público.


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