Blog Planejar o seu negócio online pode te ajudar a superar a concorrência

Planejar o seu negócio online pode te ajudar a superar a concorrência

Planejar o seu negócio online pode te ajudar a superar a concorrência

Ter um negócio online é uma forma de venda e posicionamento que há um tempo vem sendo repercutida de forma positiva e bem-aceita entre públicos de diferentes idades e classes sociais. E, mediante a pandemia de covid-19, esse formato de negócio adquiriu ainda mais visibilidade e aceitação.

Apesar dos impactos da pandemia terem sido controlados em decorrência da vacinação e do aumento da imunização, possibilitando que os comerciantes pudessem voltar com suas atividades presenciais, a demanda pela compra de produtos e contratação de serviços por meio do cenário digital ainda prevalece e, até mesmo, se sobressai diante do ambiente físico, tendo que vista que proporciona mais praticidade e comodidade aos clientes.

Partindo desse princípio, é possível afirmar que ter um negócio online ou expandir um negócio físico para o cenário digital, é, sem dúvidas, uma estratégia que pode fomentar progresso e grande diferencial diante da concorrência e do público.

Para te ajudar nesta tarefa, selecionamos 5 tópicos fundamentais que podem te orientar a pensar sobre o assunto e a planejar um negócio online. Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando a leitura a seguir:

Conheça o perfil do seu público

Antes de qualquer ação prática é necessário conhecer o perfil do seu consumidor. Feito isso, você vai conseguir definir com clareza os próximos passos.

Você deve identificar informações básicas relacionadas ao seu público, que tangem o gênero, a classe social, a idade, a região onde mora. Se caso você já tiver um negócio estabelecido, já deve estar ciente destas informações, mas se caso não estiver, corre atrás!

Dito isso, é a hora de destrinchar a persona do seu público, que diz respeito aos detalhes que estão envoltos ao perfil do seu consumidor, muitas vezes relacionados às preferências, principais conflitos, rotina e afins.

Mediante a esses questionamentos e à obtenção de informações, você consegue localizar determinadas demandas de mercado e, consequentemente, se posicionar com mais ímpeto.

Certamente essa é uma das etapas mais importantes da construção de um negócio, seja virtual ou não. No entanto, quando se trata de uma empresa online esta etapa se torna ainda mais essencial, pois você precisará definir alguns mecanismos virtuais e de busca a partir destas informações. Lembre-se: a base do seu negócio online é a internet!

Crie um site de qualidade e de boa navegação

Ao contrário do ambiente físico, o grande alicerce de um negócio online é o seu site de vendas e apresentação. Sem este recurso é quase que impossível ter e gerir um negócio virtual.

É de suma importância que você desenvolva ou que contrate um profissional da área de programação e/ou design para desenvolver um site de qualidade, já que será através deste recurso que os seus clientes terão acesso aos seus produtos e/ou serviços e que irão realizar as compras.

O ideal é que seja um site de fácil navegação, que não trave, e que disponibilize informações de forma prática e simples. Além disso, é importante que seja esteticamente agradável, visualmente falando. Acredite, no mundo da internet a imagem tem um enorme poder. Então, capricha na apresentação dos seus produtos e/ou serviços, viu?

Lembre-se: nada de produzir um site poluído, cheio de detalhes e informações para todos os lados. O ideal é que seja um meio de comunicação transparente, direto e que possibilite independência ao cliente, afinal, ter um negócio online possui justamente essa função!

Não esqueça das redes sociais, elas são o seu principal cartão de visita

Além do site, é fundamental que você tenha redes sociais e que as administre com profissionalismo e constância. Se caso você não tiver conhecimento e tempo para realizar essa atividade, busque ajuda profissional.

Atente-se ao fato de que o site é o meio com que o seu cliente vai realizar as compras e adquirir impressões sobre o seu negócio, e que as redes sociais possuem outro tipo de comunicação e linguagem, cuja função é complementar o posicionamento da sua empresa, o relacionamento com o seu cliente, a autoridade do seu trabalho e, consequentemente, a imagem que possui no mercado.

De forma breve, as redes sociais são o primeiro ou o principal cartão de visita de uma empresa online. E, além disso, é um dos grandes recursos de Marketing Boca a Boca e de divulgação, que muitas vezes acontece por meio do próprio cliente. Vale a pena investir!

Planeje a logística e o atendimento de sua loja

Apesar de ter um negócio proporcionar mais praticidade, otimização de tempo e independência, é necessário se manter presente e planejar uma boa logística e um bom atendimento ao cliente.

Em se tratando de produtos, é importante que você possua uma rotina e que disponibilize parte do seu tempo ou destine funcionários e/ou máquinas para realizar o empacotamento das mercadorias.

Além disso, é importante atentar-se também ao meio de transporte dos produtos e aos prazos de entrega. Portanto, escolha bem os seus parceiros para evitar quaisquer problemas e reclamações.

Quanto ao atendimento: ele é a base da maioria dos negócios, sejam eles físicos ou não. Sendo assim, o ideal é que você respeite o horário de atendimento disponibilizado ao público e que o atenda sempre que for necessário. Deixar o cliente esperando por muito tempo e sem resposta não é uma atitude nada agradável.

Cuide de sua reputação, ela é a base do seu negócio

A sua reputação é a consequência do modo com que você trabalha, ou seja, se você oferecer bons produtos e/ou serviços para o seu consumidor, bem como atendê-lo de forma cordial e respeitar os prazos estabelecidos, com certeza vai ter uma boa reputação.

Uma má reputação, seja no ambiente físico ou virtual, não é nada bom. E, quando se trata de um negócio virtual é ainda pior, tendo em vista que as críticas e os comentários negativos dos clientes ficam disponíveis na rede e à mostra.

Justamente por conta da quantidade de informações disponíveis sobre a reputação de uma empresa na internet, é comum que antes de realizar uma compra os cliente recorram às redes sociais para analisar comentários e/ou acessar o site do Reclame Aqui — uma plataforma online que reúne a opinião de clientes sobre uma série de empresas.

Agora que você já conhece a quantidade de vantagens em ter um negócio online ou em expandir o seu negócio físico para o ambiente virtual, qual a demora para colocar a mão na massa? Pode ter certeza que ao adquirir este meio de alcance e de vendas, o seu negócio tende a decolar!

Para mais informações, acesse o nosso site www.redaweb.com.br ou entre em contato por meio do número de telefone: 0800 750 5564.

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