Presença e resultado: saiba como investir em eventos e congressos

No mundo do empreendedorismo, a chave que conecta e faz funcionar todas as engrenagens é o relacionamento. Neste sentido, os eventos e congressos estão entre as melhores estratégias para quem quer marcar presença no mercado e ainda gerar bons resultados.

O que tem se discutido atualmente é a questão da presença online e a real necessidade de realizar ações presenciais. É claro que a criação de conteúdo e o marketing digital devem ser prioridades, mas isso não significa deixar de lado as estratégias offline. 

Congressos, feiras, eventos corporativos e seminários sempre foram importantes para estreitar as relações com clientes, fornecedores, parceiros e futuros clientes. E o melhor é que hoje, esse tipo de evento pode se estender para a internet.

Confira mais, neste artigo, sobre como realizar eventos e congressos que tragam resultados para o seu negócio.

Eventos e congressos como estratégia de marketing

 Ter bons resultados e aumentar as vendas é o que todo empreendedor deseja, e as formas de se fazer isso hoje em dia são várias. Além das ações de marketing digital, partindo da criação de conteúdo de qualidade e com as estratégias corretas, as mídias e ações offline também merecem uma atenção especial e não podem ser esquecidas.

Estamos vivendo novos tempos, nos quais a busca do consumidor tem sido pelas experiências diferenciadas. Mais do que comprar ou adquirir um serviço, as pessoas querem se conectar, saber quem está por trás daquela marca, conhecer os bastidores. Esse tipo de interesse cresceu devido à internet aliada às redes sociais, blogs e plataformas de vídeos.

As grandes empresas passaram a se comunicar diretamente com seus clientes que, na verdade, hoje, podem ser chamados de seguidores. O resultado disso é mais engajamento e um relacionamento mais estreito entre as marca e os consumidores.

Um dos modos de fazer isso acontecer de forma ainda mais direta é através dos eventos e congressos. Eles são um canal excelente para que a sua empresa marque presença, atingindo a toda cadeia de interesse:

  • Clientes;
  • Fornecedores;
  • Empresas parceiras;
  • Investidores;
  • Mídias;
  • Digitais Influencers.

Basicamente, a participação em eventos permite que a sua empresa seja vista pelo mercado de forma geral, conseguindo assim resultados que vão desde a visibilidade estratégica, como espaços na grande mídia, a até mesmo a possibilidade de fechar parcerias.

É por isso que os eventos não devem ser vistos apenas como uma forma de realizar mais vendas, pois na realidade, as oportunidades são diversas e muito mais ampliadas do ponto de vista dos resultados. Para simplificar: é como se, no final, todo mundo saísse ganhando de um jeito ou de outro. 

Presença e resultado: eventos online ou presenciais? 

Bom, existem basicamente duas formas da sua empresa participar e se destacar em um evento. Pode ser participando das feiras e seminários criados por outras instituições que representam um mercado de interesse. Por exemplo: feiras de sapatos, roupas, seminários de tecnologia, feiras de cultura e arte, etc. 

É por isso que é comum surgir a dúvida sobre como investir em eventos e congressos. Principalmente as marcas novas no mercado não sabem muito bem por onde começar nesta área de congressos. Se este é o seu caso, ou seja, se a sua empresa iniciou ou está iniciando as atividades, a forma mais assertiva de ter a visibilidade e resultados desejados é participando dos eventos já criados por outras instituições.

Agora, se você já tem uma certa referência e boa presença no mercado onde atua, pode desenvolver seu próprio evento como estratégia de marketing para gerar mais presença e resultado.

Aí vem a seguinte questão: será que devo fazer esse evento apenas na internet ou de forma presencial? E por que não os dois?

É importante ressaltar que essa decisão deve ser baseada de acordo com a sua estrutura, objetivo, capacidade de investimento e a estratégia de marketing digital utilizada no momento. 

Ambos os tipos de eventos, presencial ou online, precisam passar por uma boa estratégia de marketing digital, mas principalmente, se deseja criar algo totalmente online, essa exigência se amplia.

É preciso ter uma base de conteúdos de qualidade, ter atraído uma audiência significativa e estar com uma presença na internet mais consolidada. 

Hoje, muitas marcas estão realizando o evento e abrindo para que o mesmo seja transmitido ao vivo. Algumas optam por disponibilizar o conteúdo posteriormente, podendo ser pago ou gratuito. Tudo isso deve ser definido previamente com o seu departamento de marketing interno ou com a agência contratada. 

Como investir em eventos e congressos de forma efetiva?

Definidos os objetivos do evento com a sua agência de marketing, é hora de saber como você vai investir para ter os resultados positivos. É o momento de partir para o planejamento! 

1 - Defina um objetivo

Qual será o motivo do evento? Anunciar um novo produto, abrir inscrições para um curso, fazer uma promoção exclusiva, esclarecer dúvidas e apresentar dados novos... Enfim, qual é o objetivo do seu evento? 

2 - Crie conteúdo personalizado

Agora, você vai definir uma data para o mesmo acontecer, porém, com um tempo hábil, para que a sua agência de marketing digital possa desenvolver os conteúdos pertinentes ao tema do evento, atraindo mais público e impulsionando posts nas redes sociais. 

3 - Kits promocionais e brindes

É muito importante que você pense no pós-evento, ou seja, como a sua marca ou empresa poderá ser lembrada assim que o evento terminar. Qual impacto você pode gerar? Uma boa dica é entregar kits promocionais e brindes, caso opte pelo evento presencial. 

Vale lembrar que essas estratégias podem ser aplicadas em eventos internos, onde você pretende dialogar com os colaboradores e alguns parceiros. 

4 - Anuncie promoções especiais

Aproveite o momento do evento corporativo para anunciar promoções especiais para os clientes e parceiros. Durante a divulgação nas redes sociais, através de uma estratégia de conteúdo bem desenvolvida, avise seus seguidores sobre o que vai acontecer no dia do evento e diga que as pessoas que participarem terão acesso a descontos e promoções exclusivas. Isso irá aumentar o interesse e fazer com que o seu evento chegue a mais pessoas.

5 - Faça captação de leads

No dia do evento, caso seja presencial, aproveite para captar leads pedindo para que todos os participantes preencham seus dados com informações pessoais e de contato, como e-mail e WhatsApp. É preciso estruturar, junto com a sua equipe de marketing, as melhores estratégias para aproveitar ao máximo a presença das pessoas.

Leads são possibilidades de clientes futuros e, consequentemente, concretização em vendas e novos negócios. 

6 - Reserve um tempo para falar com os clientes

Por último, mas não menos importante, coloque no cronograma do evento um tempo para conversar diretamente com os presentes, esclarecendo dúvidas, respondendo questões, etc. Esse relacionamento é fundamental para que o público sinta mais confiança em adquirir os produtos e serviços da sua empresa. 

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