Blog Press Release na prática - Como criar o melhor conteúdo

Press Release na prática - Como criar o melhor conteúdo

Press Release na prática - Como criar o melhor conteúdo

Quando o propósito é divulgar uma marca ou mesmo dar início a uma campanha de marketing, existem muitos métodos disponíveis. E, entre as alternativas mais eficazes, vale citar o press release. É possível definir essa tática como um tipo de matéria empresarial de caráter informativo. Ela pertence às atribuições da assessoria de imprensa, tendo em vista que auxilia na propagação de sua mensagem em diversos canais de comunicação, tanto online quanto offline.

Para ilustrar melhor, imagine que um jornalista esteja buscando assuntos que possam se tornar notícia. Dependendo do dia, há várias pautas para serem publicadas. Porém, às vezes faltam temas relevantes para se abordar na editoria. É nesse cenário que o press release se faz bastante útil, pois os profissionais de mídia com frequência recorrem aos releases para preencher os espaços disponíveis  no veículo. E ainda é uma forma de se produzir um conteúdo relevante para a audiência.

Sendo assim, se o jornalista recebe o press release que você mandou, a sua empresa pode ganhar visibilidade e aparecer em uma mídia de grande alcance.

Mas, para tanto, o documento precisa ser bem redigido e estruturado para chamar a atenção do seu destinatário.

Ainda não sabe por onde começar? Fique tranquilo! No presente artigo, mostraremos em detalhe como o usar o press release na sua estratégia de comunicação.


O que é um press release?

Como mencionamos brevemente acima, o press release é uma matéria de estilo jornalístico que descreve uma novidade ou um tópico de interesse público. Entre os assuntos tratados nesse tipo de comunicado estão:

  •  Um lançamento de um site ou portal de conteúdo relevante;
  •  Uma inauguração ou evento comemorativo;
  •  Uma premiação;
  •  Uma nova parceria entre marcas ou empreendedores;
  •  Uma notícia sobre determinado produto ou serviço.

 No geral, o press release é desenvolvido por um profissional da área de relações públicas. Porém, é importante destacar que isso não é uma regra inflexível.

A diretriz principal é que o texto deve ser enviado primeiro para membro da mídia para que ele então divulgue para o público final.


O que não pode faltar em um press release?

A meta de qualquer comunicado de imprensa é chamar atenção de um jornalista ou de um meio de comunicação.

Para que isso aconteça, o artigo deve ser escrito em formato de notícia. Evidentemente, o assunto descrito tem de ser atrativo e curioso.

Portanto, o aspecto central do press release precisa ser uma informação de interesse do público que acompanha aquela mídia. Ou seja, o comunicado não pode ser relevante apenas para a própria instituição.

E você sabe qual é o elemento mais importante para chamar atenção tanto do jornalista quanto do público? Um título bem pensado.

Também, assim como em reportagens regulares, é vital que o documento traga a resposta para as seguintes perguntas:

  •  Quem?
  •  O quê?
  •  Onde?
  •  Quando?
  •  Como?
  •  Por quê?

Posto isso, o jornalista por vezes escolhe publicar o comunicado na íntegra, mas o mais comum é que ele produza a sua própria história, a partir das informações fornecidas.


Como criar um press release que chame a atenção dos jornalistas?

Confira,  a seguir, tudo que você precisa para construir um press release atrativo:


Título

Como em qualquer publicação, um bom título é fundamental para fisgar a atenção do leitor e incentivar o engajamento com o material. Os jornalistas costumam receber diversas sugestões de pautas todos os dias, portanto, é preciso que a sua mensagem se destaque entre tantas informações.

É essencial que o seu título não seja extenso demais: procure resumir a narrativa em uma única frase.

Local e data

De acordo com as normas jornalísticas, a maioria dos press releases anuncia a data logo depois do título. O propósito é facilitar ao máximo a vida do profissional de mídia para que ele queira transformar a sugestão de pauta em matéria. Desse modo, o local e data também permitem saber que o artigo trata de algo novo e válido em termos temporais.

Em adição, o local tem de acompanhar a data para que o leitor se situe melhor e avalie a importância do comunicado de imprensa.

Abertura ou lead

Lead é um jargão jornalístico para um breve resumo do conteúdo explorado no texto. Via de regra, o redator utiliza as 3 ou 4 linhas do primeiro parágrafo para explicar sobre o que o release consistirá.

É vital caprichar bastante nesse trecho, já que o jornalista o utiliza  para decidir se vale a pena continuar com a leitura e se o tema rende uma reportagem.

Primeiro parágrafo

No primeiro parágrafo, você deve responder às quatro perguntas iniciais:

  • Quem?
  • O quê?
  • Onde?
  • Quando?

Esse trecho do comunicado de imprensa beneficia-se de uma escrita cativante, que vise despertar a curiosidade para que o resto seja lido pelo destinatário.

Corpo do texto

O próximo ponto é o corpo do texto, o desenvolvimento do seu comunicado de imprensa. É hora de elaborar um argumento persuasivo enquanto responde a perguntas mais profundas sobre o acontecimento. Se possível, inclua um depoimento curto do responsável pela marca.

Recomendamos que você fale aqui sobre o motivo do evento e dê mais detalhes sobre o projeto a ser divulgado. Outra dica é priorizar frases e parágrafos curtos.

Conclusão do texto

É, naturalmente, o trecho final do seu press release. Para se fazer uma conclusão eficiente, pense que o leitor passará da introdução diretamente para essa parte.

Sendo assim, é necessário que a conclusão também contenha as informações mais importantes do corpo do texto.

Em adição, aproveite o espaço para incluir eventuais informações extras que motivem o jornalista a saber mais ou mesmo a efetuar uma entrevista com o gestor.

Informações sobre a empresa

Depois da conclusão do comunicado em si, é aconselhável acrescentar um parágrafo com uma rápida história da empresa e uma descrição de suas principais características.

Contato

O press release deve terminar com os dados para contato direto com o assessor de imprensa da instituição. Essa medida é indispensável, já que o jornalista pode querer esclarecer alguma das informações presentes no press release.

Inclusive, o veículo pode querer conversar sobre o desenvolvimento de uma outra matéria no futuro.


Como e para quem mandar o press release?

Uma vez que o documento estiver pronto, o próximo estágio é espalhar o conteúdo para os canais certos.

A falha mais frequente entre os assessores nesse estágio é disparar o comunicado para uma lista grande demais e sem critério. Ao fazer isso, há uma alta probabilidade do material não ser publicado em local nenhum.

A tática ideal é compartilhar o release exclusivamente com os meios de comunicação que possam se tornar parceiros estratégicos da marca. 

Finalmente, esclareça que o veículo está recebendo o documento em 1ª mão e que o artigo foi pensado especificamente para a audiência deles.

Pronto! Agora você já sabe a função de um press release na divulgação de uma companhia. Com as orientações acima, você está apto para desenvolver o melhor conteúdo possível para esse tipo de comunicação.

Para concluir, convidamos você a acessar o site da RedaWeb ou a ligar para nós pelo 0800 750 5564, caso queira assinar um plano de produção de conteúdo para o seu negócio. 

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