Quais fatores devem ser considerados para medir o marketing de conteúdo?

Indiscutivelmente, o marketing de conteúdo é uma das principais ferramentas utilizadas por diferentes empresas, independentemente do seu tamanho de mercado ou segmento comercial. Isto porque o marketing de conteúdo oferece uma série de benefícios para estas marcas, uma vez que sua divulgação é feita com base não apenas em simples propagandas, mas no oferecimento de informações e conhecimento para o seu público.

Desta maneira, com a utilização deste tipo de estratégia, ao invés de utilizar somente a publicidade tradicional, as empresas passam a conquistar uma proximidade muito maior para com seus clientes, uma vez que se tornam uma importante fonte de conteúdo. Assim, suas marcas passam a serem vistas com uma aceitação muito maior pelas pessoas, além de contar com um exponencial aumento de sua credibilidade para seu público-alvo, o que permite melhores resultados.

Porém, assim como qualquer outra estratégia de marketing, o marketing de conteúdo também deve ser medido, para que se saiba qual a sua real efetividade dentro de um determinado período. Esta medição é essencial para que se possa identificar os seus pontos fortes, que devem ser ressaltados, bem como os pontos fracos, que devem ser melhorados antes que gerem algum tipo de prejuízo para a sua empresa.

Muitas empresas, no entanto, e até mesmo alguns profissionais, ainda encontram alguma dificuldade na tarefa de medir o seu marketing de conteúdo, especialmente por não saberem quais são os fatores que devem ser analisados para esta medição. Isto acontece, em especial, pelo fato de o marketing de conteúdo ainda ser uma ferramenta relativamente nova, que faz com que seja necessário adquirir uma experiência neste tipo de trabalho para chegar a um maior conhecimento de seu funcionamento.

Assim, algumas empresas acabam por utilizar o marketing de conteúdo sem uma medição desta ferramenta e de sua efetividade, o que pode interferir de forma negativa em seus resultados, pois não são determinados os seus pontos fortes e fracos, além de não serem realizadas melhorias pontuais.


Os principais fatores que devem ser analisados para medir o seu marketing de conteúdo

Confira, a seguir, quais são os fatores que devem ser considerados para medir o seu marketing de conteúdo de uma maneira efetiva, para que seja possível atingir os melhores resultados nesta estratégia, com aumento de alcance de sua marca, melhor imagem pública, além de melhores números de vendas e, consequentemente, mais lucros para sua empresa.

1 – Aumento de tráfego em seu site

Um dos principais fatores que deve ser levado em consideração para medir o marketing de conteúdo é o aumento de tráfego proporcionado por esta estratégia em seu site, ou seja, se houve um aumento significativo no número de visitantes em sua página.

Esta medição do aumento de tráfego em seu site ainda permite identificar outros pontos que podem contribuir para melhores resultados no marketing de conteúdo de sua empresa. Entre estes pontos estão os horários de maior fluxo em seu site, período do mês com mais acessos, entre outros que podem contribuir para melhorar o seu marketing de conteúdo.

Além disso, é possível ainda medir o aumento de tráfego apenas durante alguns dias, semanas ou meses, por exemplo, de modo que cada campanha de marketing de conteúdo possa ter seus resultados reais identificados.

2 – Tempo de permanência dos visitantes em sua página

Outro fator que deve ser levado em consideração para medir o seu marketing de conteúdo é o tempo de permanência de cada visitante em sua página. Este dado irá indicar se o seu conteúdo, de fato, mantém as pessoas interessadas e faz com que todas as informações sejam consumidas pelos visitantes.

Desta forma, se o tempo de permanência em sua página for muito baixo, é um sinal de que o seu conteúdo não é interessante, atrativo ou relevante o suficiente para manter as pessoas em sua página. Assim, é importante rever a forma como seu conteúdo é produzido, para atender melhor às necessidades do seu público-alvo e o manter por um maior tempo conectado ao seu site.

3 – Aumento no número de inscritos em seu site ou newsletter

De uma maneira geral, a maior parte dos sites e empresas que trabalham com o marketing de conteúdo possui algum tipo de lista de inscrição ou newsletter, para que seu público se mantenha sempre informado a respeito de suas novidades e manter a proximidade de sua marca com os seguidores. Assim, o número de inscrições também é um indicativo de sucesso do marketing de conteúdo, que pode ser identificado através do aumento do número de pessoas que se inscreve para receber seu conteúdo.

Este número também pode ser visualizado de forma periódica, ou seja, é possível identificar quanto uma determinada campanha de marketing de conteúdo contribuiu para o aumento de inscritos em seu site. Assim, a medição do seu marketing de conteúdo é muito mais efetiva, de modo que os benefícios possam ser notados diretamente em seus resultados de venda e lucros.

4 – Maior destaque nos sites de busca

Com a utilização cada vez mais constante da internet, possuir uma boa colocação nos sites de busca é essencial para conseguir atrair mais pessoas para a sua página, uma vez que a grande maioria utiliza os buscadores para encontrar os melhores sites, que atendam às suas necessidades.

Esta boa colocação nos buscadores, em especial o Google, o mais utilizado da internet, depende muito da qualidade do seu conteúdo, que é avaliado pelo algoritmo destes sites de busca. Assim, quanto melhor e mais relevante for o seu conteúdo, maior será o seu destaque na página de resultados de pesquisa.

Assim, o seu marketing de conteúdo pode ser medido por meio do seu posicionamento nos sites de busca, de forma que seja identificada a necessidade de melhorias para ter um maior destaque nestes sites. 

5 – Resultados em redes sociais

Outra mudança que o acesso facilitado e constante à internet proporcionou foi a grande concentração de pessoas nas redes sociais, plataformas que contam com milhões de usuários. Assim, seu marketing de conteúdo deve sempre levar em consideração a força destas plataformas, uma vez que praticamente todo seu público está presente nas redes sociais.

Desta forma, os resultados nas redes sociais são outro ponto de medição do seu marketing de conteúdo, pois quanto mais seguidores e interações suas páginas nestas plataformas conseguirem, melhores são os seus resultados.

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