Quais são as desvantagens de um blog desatualizado?
O autor Hugh Hewitt estava coberto de razão em sua obra “Blog: Entenda a Revolução: o século XXI é o século da Internet”. Em 2007, quando a obra foi lançada, a produção de conteúdo ainda não havia alavancado com tanta força como hoje.
Limitações técnicas, como baixa velocidade oferecida pelos provedores, conexões à internet menos acessíveis às massas e a falta de serviços de peso para a divulgação de conteúdo ilustravam outra realidade.
Ainda assim, na época em que o autor criou sua obra, cerca de 70 mil blogs eram criados todos os dias. O cenário atual é ainda mais impressionante: segundo dados do site SoftwareFindr, há cerca de 441 milhões de contas no Tumblr, 60 milhões no WordPress e outros tantos milhões em portais não tão conhecidos.
Nós, da RedaWeb, estamos aqui para ajudá-lo a transformar o seu blog em uma ferramenta poderosa de relação entre seu negócio e seus usuários.
Existe uma concorrência massiva entre os bloggers na internet. Os números não dão quaisquer indícios de equívoco quanto a isso. Se você tem um blog e pretende torná-lo visível a outros usuários, é necessário dedicar um tempo de seu dia para garantir que a produção de conteúdo atraente siga uma linearidade desejável.
Seja para alavancar as vendas de seu negócio ou para a divulgação de aptidões artísticas que você queira expor ao mundo inteiro: se o seu blog não for devidamente alimentado com informações interessantes, a tendência é de que todo o trabalho dispensado seja jogado ao ostracismo.
Como anda o blog de sua empresa?
Não se engane: muitos clientes acessam os blogs de negócios para saber como as empresas estão se desenvolvendo. Quando o usuário acessa a página da empresa e verifica que a última notícia publicada sobre suas ações é datada de alguns meses atrás, certas perguntas negativas podem vir à cabeça: “A empresa ainda está funcionando?”; “Eles não têm mais novidades para mostrar?”; “Será que eles se acomodaram?”
O resultado não poderia ser diferente: o relacionamento entre o cliente e a empresa é comprometido devido à omissão de novidades. O desempenho dos negócios tende a cair.
Há algo que nem sempre os produtores de conteúdo para empresas prestam atenção: os algoritmos da Google podem sofrer alterações ao longo do tempo e, por conta disso, sua empresa terá ainda menos visibilidade por meio dos mecanismos de busca. Se o responsável pela divulgação de conteúdo não tiver domínio de SEO, provavelmente sua audiência irá ignorá-lo.
Ademais, não adianta, também, postar diversas vezes ao dia de forma muito resumida e impessoal. Antes de saborear o prato em um restaurante, o cliente o devora com os olhos.
Se a apresentação não for atraente e recheada de conteúdos relevantes, ele provavelmente deixará de lado a sua página e buscará um melhor relacionamento com a concorrência. “Quantidade” não significa “qualidade”.
Você conhece o seu público?
O modelo de criação de conteúdo da empresa em blogs reflete sua identidade profissional. É essencial que a comunicação entre os dois lados seja a mais clara e precisa possível. A equipe responsável pela criação de conteúdo precisa conhecer o perfil do nicho em questão e trabalhá-lo de acordo com as linguagens mais adequadas.
O seu público gosta de opinar sobre o que você cria. Gostaria de saber a opinião de seus usuários antes de lançar determinado produto ou serviço? Pretende mudar certas políticas da empresa e gostaria de uma opinião sobre elas? É possível criar postagens que atuem como pesquisas de opinião, mostrando que sua empresa se importa com o que as pessoas pensam.
Não são poucas as vezes que vimos audiências em polvorosa, devido a certos lançamentos polêmicos. Se houvesse tido um melhor trabalho midiático entre a empresa e a demanda dos usuários, provavelmente tais problemas teriam sido evitados por completo.
Imagine o seguinte: uma gigante do mercado de videogames para computador enfrenta sérios problemas relacionados à sua imagem e é obrigada a lidar com uma comunidade furiosa, devido ao fato de ter abandonado o modelo anterior de relacionamento com seus clientes. Em uma breve pesquisa na internet, é possível verificar que a comunidade está se sentindo completamente ignorada.
O blog relacionado ao videogame recém-lançado ficou parado por aproximadamente um ano, sem atualizações pertinentes ao andamento do projeto.
Ainda que a comunidade tenha dedicado várias horas de seu tempo dando dicas e manifestando sua vontade, nada do que era esperado foi entregue. O resultado: atualmente, é o videogame mais mal avaliado pelo portal Metacritic.
Tais problemas sequer sonhavam em existir anos atrás, devido à relação que a empresa mantinha com os usuários. Grande parte da comunicação positiva que era realizada pela gigante dos videogames sempre foi impulsionada por meio de blogs. A ferramenta foi, infelizmente, deixada de lado e o resultado da omissão é sentido no bolso.
O barato que sai caro
A crise financeira é uma realidade e todos somos vítimas de seus efeitos. A redução de custos na produção de conteúdo em blogs muitas vezes é necessária como forma de readequar os projetos à conjuntura atual. Todavia, não é possível abrir mão da qualidade quando o assunto é a divulgação de sua marca.
Diversas agências especializadas em textos publicitários para blogs oferecem serviços a preços bastante convidativos e, infelizmente, o tratamento dado em suas ações costuma ser bastante frio e sem muito contato com as emoções dos usuários.
O resultado não poderia ser outro: se o trabalho dispensado em seus blogs segue a mesma receita de bolo de todos os outros, de que forma seria possível destacar-se no mercado? O número de acessos diminui e, em união a isso, o interesse do público começa a se dissipar aos poucos até o esquecimento.
A RedaWeb tem a solução para você
Nós, por outro lado, queremos que o contato com seus clientes seja único e especial. Por isso, sempre que você solicitar os serviços da RedaWeb, tenha a certeza de que estamos sempre atualizados nas tendências mais recentes de mercado e que nosso objetivo é tornar a sua experiência com o usuário ainda mais incrível.
Somos amantes da diversidade e da pluralidade de ideias e será um prazer poder abraçar os desafios de sua empresa e fazer com que seu blog se torne uma ferramenta de geração de leads e de fidelização com sua audiência.
Gostaria de saber mais sobre nós e impulsionar o seu site? Acesse o site da RedaWeb ou entre em contato conosco através do telefone 0800 750 5554 para assinar um plano de conteúdo e colocar seu site no topo dos mecanismos de pesquisa.