Qual a importância de se fazer jornalismo nas redes sociais?

O jornalismo é um trabalho essencial para a sociedade, pois é por meio da atuação de destes profissionais que a população pode se manter bem informada a respeito de diversos assuntos de grande importância em seu cotidiano, como política, economia, segurança, etc.

No entanto, o modo como as pessoas consomem conteúdo mudou drasticamente nos últimos anos, especialmente com a popularização da internet e, ainda mais, com o uso cada vez mais frequente das plataformas de redes sociais, nas quais a maioria das pessoas passa o seu tempo livre.

Isso significa que o conteúdo jornalístico não é mais consumido da mesma forma de anos atrás, quando seu foco principal era chegar ao público por meio da televisão ou das mídias impressas. Até mesmo os sites próprios de muitos jornais têm sofrido uma queda vertiginosa em seus acessos, o que aumenta a importância de se fazer jornalismo de um modo diferente, voltado para as redes sociais.

Assim, da mesma forma que profissionais de marketing e publicidade passaram por uma grande mudança no modo de realizar o seu trabalho com o avanço das redes sociais, os jornalistas também devem se adaptar a essa nova maneira de consumo do público. A informação precisa ser o mais democrática possível, para alcançar a todos.


Os pontos mais importantes de se fazer jornalismo nas redes sociais

A importância do jornalismo nas redes sociais é cada vez maior, por uma série de fatores distintos que contribuem para um trabalho mais informativo ao público, com maior alcance e qualidade. 

Confira, a seguir, quais são os principais pontos que contribuem para aumentar a importância de se fazer jornalismo nas redes sociais.


1 - Maior alcance de conteúdo

Um dos pontos mais importantes de se fazer jornalismo nas redes sociais é o fato de que essas plataformas concentram a maior parte de seu público, independentemente do tema que seja coberto em seu conteúdo jornalístico, pois reúnem as pessoas com os mais diferentes interesses.

Dessa maneira, ao fazer jornalismo nas redes sociais, é possível que se consiga elevar de forma exponencial o alcance de seu trabalho, levando-o a muitas pessoas que não o receberiam se fosse feito apenas nas plataformas tradicionais, como as redes de televisão, rádios ou mídias impressas.


2 - Possibilidade de cobertura em tempo real

Um dos maiores desafios do jornalismo sempre foi levar ao público as informações mais importantes antes que deixassem de ser relevante, o que ocorre com maior frequência em situações ao vivo, eventos e acontecimentos extraordinários.

Com as redes sociais, o jornalismo ganha a possibilidade de levar a informação até seu público em tempo real, ou seja, no momento em que ocorrem os fatos. Isso aumenta a sua importância e credibilidade, pois as pessoas verão o seu conteúdo como o mais relevante ao se manterem constantemente atualizadas com relação aos fatos informados.


3 - Atualização de conteúdos

Outro ponto importante no jornalismo feito nas redes sociais, é a atualização constante de conteúdo, ou seja, é possível manter o seu público sempre bem informado a qualquer momento, sem uma limitação imposta por horários de fechamentos editoriais ou grades de programação que limitam o quanto de seu conteúdo pode ser atualizado.

Nas redes sociais, a atualização pode ser constante, de modo que o público esteja sempre informado sobre os acontecimentos mais recentes, não sendo necessário que se espere muitas horas para receber novidades. Além disso, ao manter seu conteúdo sempre atualizado nas redes sociais, haverá um aumento significativo no número de seguidores em suas páginas, de modo a alcançar um maior destaque em relação aos demais profissionais ou emissoras que não realizam o jornalismo nas plataformas de redes sociais.


4 - Interação com o público 

Uma das mudanças que mais tem atingido o jornalismo é a necessidade de interação com o público, o que passou a acontecer mesmo nas plataformas mais tradicionais. Nas redes sociais, essa interação é ainda maior, de modo que o público participe de maneira ativa na produção de conteúdos, seja por meio de informações ou pelo feedback em cada matéria postada nessas plataformas.

Desse modo, o jornalismo nas redes sociais é ainda mais importante, pois é o meio mais efetivo para que se tenha uma interação real e rápida com o público. Isso leva o jornalismo a se transformar em uma via de mão dupla, não mais apenas com o contato partindo dos profissionais para com o público, mas também deste para com os jornalistas. 

Assim, a tendência é de que o jornalismo se torne muito mais completo graças à sua aplicação nas redes sociais, nas quais o público se sente ainda mais próximo dos jornalistas e de conteúdo apresentado, o que acaba levando mais pessoas a acompanhar seu trabalho nestas plataformas.


5 - Identificação de pautas mais relevantes ao público

O jornalismo sempre buscou levar ao público os assuntos que mais lhe despertem interesse, pois isso aumenta a sua audiência e faz mais pessoas consumirem o seu conteúdo, graças à relevância de suas pautas.

Ao fazer jornalismo nas redes sociais, há uma possibilidade muito maior de identificar os assuntos que despertam maior interesse em seu público, de modo a trabalhar com um conteúdo completamente voltado a isso.

Dessa forma, seu conteúdo jornalístico vai se tornar mais atrativo e haverá ainda mais confiança de um bom retorno do público ao produzir um conteúdo especialmente trabalhado naquilo que lhe interessa, o que é fundamental para que se consiga atingir o sucesso de seu trabalho jornalístico, tanto nas redes sociais quanto em qualquer outra plataforma.

Por estes motivos, é muito importante a realização do jornalismo nas redes sociais, pois essa plataforma se tornou a principal maneira de consumo de conteúdo para o público em geral. Não utilizar as redes sociais para consumir jornalismo pode trazer graves consequências negativas, como a diminuição da relevância de seu trabalho, o que pode levar a menos oportunidades para a sua carreira no futuro.

Dessa maneira, é importante trabalhar sempre com um bom conteúdo em todas as suas redes sociais. Para garantir que as suas redes sociais tenham um conteúdo atrativo e interessante ao público, unindo qualidade e relevância, entre em contato com a RedaWeb pelo site ou pelo telefone 0800 750 5564, e assine um dos planos disponíveis. Com certeza, você vai encontrar um que se ajuste melhor às suas necessidades e ao deseja transmitir para o seu público. Não perca tempo!