Blog Qual a importância do SEM para o marketing de conteúdo?

Qual a importância do SEM para o marketing de conteúdo?

Qual a importância do SEM para o marketing de conteúdo?

O SEM é uma sigla que, em português, significa Marketing para Mecanismo de Busca. Trata-se de um conjunto de estratégias para que um site possa chegar ao topo de pesquisas, tanto pelo seu alcance orgânico quanto pago. O que, é claro, potencializa a conversão e as vendas. Você se interessou? Confira neste artigo a importância do SEM para a área de marketing de conteúdo.

Mais informações sobre o SEM

Quando falamos nas estratégias que o SEM promove para beneficiar um site que trabalha de maneira correta com este conjunto de técnicas, é possível fazer esse site ser encontrado pelo público-alvo definido pelo empresário. Porque não basta construir um bom site, para gerar conversão e vendas, é preciso contar com ferramentas que direcionam as pessoas certas ao conteúdo.

O objetivo do Search Engine Marketing é colocar o seu site nas primeiras posições do Google, do Yahoo, do Bing ou ainda outros buscadores. É possível fazer isso de duas maneiras: de forma orgânica (sem impulsionamento) ou de forma paga.

O SEM e suas duas subdivisões

Para entender o conceito do SEM na prática, vale a pena conhecer suas subdivisões. O ranqueamento com o SEM é possível por meio da implementação das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e dos links patrocinados. Ambas as ferramentas colocam o seu site em posições mais elevadas nas pesquisas.

São ferramentas bastante diferentes e que devem ser bem estudadas para que a implementação delas traga reais benefícios ao seu negócio. Veja a seguir.

SEO

É bem difícil falar de marketing digital sem citar o SEO, que é um conjunto de técnicas de otimização de conteúdo que faz determinado site ter uma melhor posição nas pesquisas. Essa posição é sempre fruto de resultado orgânico, ou seja, investir em SEO confere um impulsionamento orgânico nos buscadores.

O próprio SEO tem duas subdivisões, sendo possível trabalhar tanto com o SEO interno quanto com o SEO externo ao site. Ainda assim, pode acontecer de a implementação de SEO não dar certo, certamente por algum erro na aplicação ou algum problema no site. Para que o negócio seja bem-sucedido com o uso do SEO, é preciso considerar importantes fatores de ranqueamento. Confira abaixo:

  • Otimização de conteúdo: é importante que o conteúdo presente no site seja de qualidade, pois isso define se boa parte das pessoas terá vontade de permanecer na página e de voltar mais vezes. Algumas dicas para melhorar a otimização é trabalhar com as palavras-chave em locais corretos e fazer uso das CTA (chamadas para a ação, em português).
  • Palavra-chave: é preciso escolher palavras-chave que representem o seu negócio e trabalhar com elas com alguma frequência. São as palavras-chave que se conectam com a pesquisa dos possíveis clientes, então, faz sentido escolher termos que são pesquisados nesses buscadores. Assim, seu negócio será achado e os visitantes poderão dar uma chance ao conteúdo.
  • Layout da página: contar com um bom layout é essencial para proporcionar a sensação de um design confortável e que permite que as páginas do site sejam encontradas de forma facilitada. Nem sempre um design bonito permitirá a fácil utilização do visitante. Ou seja, um design bonito não será o bastante para o cliente ficar e investir em um design prático ajuda tornar isso mais fácil.
  • Link Building: o link building é uma técnica de SEO externo que usa links de fora do seu site para aumentar a popularidade e a influência da sua página.
  • Tráfego: por último, é importante dizer que o tráfego é um fator que deve ser levado em conta quando se planeja o desenvolvimento do site. Utilizando-se das técnicas de SEO, é possível trazer mais visitantes às suas páginas, e a quantidade de visitantes está intimamente ligada ao ranqueamento nos mecanismos de busca.

Links patrocinados

Os links patrocinados geram os resultados que ficam acima nas pesquisas, tachados como “anúncios”. Isso significa que o site pagou para ficar no topo, tendo a oportunidade de chamar uma atenção mais imediata do possível cliente.

Mas investir nos links patrocinados não inviabiliza o investimento na otimização SEO. Na verdade, pode ser recomendado trabalhar com ambas as subdivisões, que mostram a importância do SEM para o marketing de conteúdo.

Como surgiu o SEM?

O SEM não surgiu por acaso, mas sim por uma necessidade. Na década de 90, quando os primeiros sites eram criados, podia-se encontrar também sites de direcionamento (diretórios), que armazenavam links de outros sites para que o usuário conseguisse encontrá-los com mais facilidade.

Entretanto, os diretórios tinham problemas ao fazer pesquisas, e o usuário nem sempre encontrava aquilo que procurava. Foi criado então um sistema que utilizava palavras-chave para encontrar aquilo que o usuário queria achar. Um desses sistemas foi o Google.

Em algum momento, foi percebido pelos donos de site que os resultados mostrados pelos buscadores não eram aleatórios — seguiam, na verdade, um conjunto de regras que, a partir de técnicas de otimização, podiam fazer com que determinada página ficasse em uma posição melhor.

Percebendo o modo como a palavra-chave e outras questões influenciavam nas buscas, foi criado o Search Engine Marketing. Mas, para ir direto ao ponto, qual a importância do SEM para o marketing de conteúdo?

Importância do SEM para o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo surgiu com a intenção de atrair e educar possíveis clientes ao mesmo passo que a internet foi se tornando popular. Por esse motivo, pode-se dizer que o SEM foi uma criação que tinha como objetivo diminuir a incidência de propagandas, para que os clientes não se sentissem atacados por elas.

Contar com a ajuda do SEM para os seus conteúdos é importante, porque faz o que você produz ser visto, seja por influência orgânica, por meio das técnicas de SEO já faladas mais acima, ou por meio dos links patrocinados que te colocam nos primeiros resultados imediatamente.

Existe muito conteúdo bom que infelizmente é acessado por uma quantidade baixa de usuários, seja porque seu produtor não o colocou em patrocínio ou porque ele não utilizou as técnicas de SEO a seu favor.

E adianta muito ter um excelente conteúdo publicado se ele não é visto, se não é facilmente encontrado?  A visibilidade aumenta a taxa de conversão e torna possível conquistar a fidelidade dos clientes.

Para que um negócio cresça e seja um sucesso, é necessário conhecer seu público-alvo e então aplicar as técnicas de SEM para atrair essas pessoas e incentivá-las a realizar ações em sua página. Se você não está habituado ao SEM, vale a pena contar com ajuda para suas produções, não acha?

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