melhor frequência de publicação no blog
As publicações de um blog são os atrativos para os leitores continuarem visitando sua página. Isso significa que a periodicidade das postagens é fundamental, uma vez que um número maior de conteúdo representa maior visibilidade, oportunidades de conversão de clientes – e, automaticamente de vendas.

A melhor maneira de ter um público fiel em seu blog é mantendo a frequência das publicações. Entretanto, a principal dúvida de qualquer companhia que investe em Marketing de Conteúdo é: O quão regular? Diariamente, semanalmente ou mensalmente? 

Existe uma linha tênue entre quantidade e qualidade que é facilmente confundida. Nos dias de hoje, é bastante comum nos depararmos com empresas que produzem uma alta quantidade de conteúdo, mas que contém uma baixa qualidade e relevância.  

Mas afinal, por que a frequência da publicação é tão importante?


Antes de saber qual a melhor frequência de publicação no blog, é importante compreender os motivos para mantê-la em um bom ritmo. Dentre as principais razões, é possível destacar:

1. Maior movimento para o blog: Com uma frequência irregular, as chances dos leitores voltarem para a sua página serão cada vez menores, uma vez que ninguém aprecia materiais desatualizados. 

Ao adotar uma frequência mais regular (aliando à relevância do conteúdo), as pessoas se tornarão leitoras assíduas. 

2. Otimização e SEO: A frequência também eleva as chances do blog ser facilmente encontrado pelos internautas nos sites buscadores, como o Google. Isso se dá ao fato de que o Google costuma penalizar os blogs e sites que não são regularmente atualizados.  

É importante destacar que não só a prática de SEO, mas a de social media estabelecem um volume considerável de conversões. Ambas as ferramentas são favoráveis a quem tem o hábito de atualizar seu blog com frequência. 

3. Conversão de novos clientes: o blog é uma ferramenta essencial de entrada para os clientes em potencial. Sendo assim, ele deve ser interessante e preservar a frequência na publicação de novos conteúdos. 

Definindo a frequência ideal


Não existe um ritmo ideal de publicação pré-definido. Em outras palavras, a frequência irá variar para cada blog, já que cada negócio difere do outro – e com isso a sua demanda. 

Para poder definir a periodicidade adequada para a publicação de seus conteúdos, é preciso levar em consideração os seguintes fatores:

1. Nicho de atuação;
2. Concorrência; 
3. Ferramentas disponíveis;
4. Público-alvo; 
5. Personas.

Caso o seu blog possua diversos colaboradores, é interessante fazer mais de uma publicação por dia, embora não seja uma regra. Em contraponto, uma empresa que possui uma equipe menor, pode reduzir sua frequência, conforme seus recursos e disponibilidade de tempo para pesquisar e desenvolver materiais de qualidade. 

O porte da sua empresa e o tamanho da equipe responsável pela produção dos posts no blog é um fator determinante para o sucesso da sua estratégia. Um erro comum das pequenas empresas é se espelhar na concorrente de grande porte (que possui um número maior de pessoas para desenvolver o seu conteúdo) e querer seguir a mesma quantidade e frequência de publicações. Ter conhecimento das limitações do seu negócio é fundamental. 

Atualmente, quantos colaboradores escrevem para o seu blog? Aqui na RedaWeb, nosso conteúdo é escrito por profissionais da área do jornalismo e comunicação. Trata-se de uma maneira de proporcionar escala na produção de material. Avalie quantas pessoas na sua companhia podem escrever e com qual frequência, para que assim você descubra quantas publicações semanais ou mensais podem ser desenvolvidas. 

Outra dica útil é jamais fugir da temática central do blog. Ao analisar quantos posts semanais ou mensais poderão ser produzidos para a sua página, você terá uma noção mais precisa se o seu conteúdo será repetitivo. Caso seu blog possua um segmento mais específico, é interessante publicar seu material com uma frequência menor, já que a busca por assuntos diários será mais difícil. 

A frequência de publicação no blog deverá ser conduzida pelas suas metas e nível de esforço que você e sua empresa têm à disposição, para a elaboração de uma comunidade virtual e de novos contatos e consumidores.  
É válido destacar que as perspectivas dos clientes valem – e muito! Portanto, se você ainda está no dilema, a recomendação é dar início com uma frequência menor e menos regular, e ir aumentando gradativamente. Ou seja, sempre aumente, mas nunca diminua. 

Frequência de publicações


Conforme explicamos mais acima, não existe uma regra única que determine a frequência ideal de postagens em um blog, já que isso varia com o tipo de cada negócio. Contudo, é possível orientar a frequência de publicação para um blog, seguindo os seguintes objetivos:

1. De três a cinco posts diários: frequência para quem deseja aumentar o tráfego do blog. Essa estratégia é recomendada, sobretudo, para páginas focadas em informações rápidas, como notícias diárias, por exemplo. 

Aqui, é interessante explorar outros formatos de conteúdos, como infográficos, dicas, vídeos e até mesmo podcasts. 

2. Um post diário: periodicidade indicada para blogs que não têm o objetivo de publicar “pautas quentes” ou que não dependem de elementos factuais podem trabalhar nessa frequência. Dessa forma, a taxa de crescimento do blog será mantida. 

3. Dois a três posts semanais ou uma publicação a cada três dias: frequência recomendada para empresas que têm interesse em um crescimento mais lento do negócio, por conta do número de número de pessoas responsáveis pela produção de conteúdo do blog. 
Nesse caso, é possível operar em escalas semanais ou trabalhar com um post a cada três dias.  Blogs que são atualizados nessa frequência também conseguem estabelecer um tráfego positivo. 

Assim, com maior disposição de tempo é possível focar a um tema específico, com textos escritos com mais profundidade.  Isso por sua vez, requer um diferencial do seu conteúdo, para que seja capaz de disputar com concorrentes que possuem um volume maior de publicações. 

4. Publicação a cada três a quatro dias ou mensal: apesar da periodicidade ser menor, ela serve como um começo para empresas de pequeno porte. Entretanto, é preciso ter em mente que a regularidade pode ser aumentada. 

Nesse caso, produza publicações mais completas e aprofundadas, já que não existe um compromisso com publicações diárias. Afinal, você não vai fazer seu leitor esperar tanto tempo para visitar seu blog e sair em um minuto, não é mesmo?!  

Esse tipo de material deve ser atemporal, ou seja, não pode estar sujeito à ação do tempo. Ele deve ser útil hoje e daqui a dois anos, por exemplo. 

Como cada blog conta com distinções específicas, não dá para afirmar o número exato de posts diários e o espaço de tempo de cada publicação. Portanto, a solução mais inteligente é compreender a sua situação e aproveitar ao máximo, buscando respeitar suas limitações.  

Se a sua empresa possui um número pequeno de pessoas para produzir o conteúdo de seu blog, invista em uma agência de conteúdo. 

A RedaWeb tem auxiliado muitos empreendimentos a crescer através da produção de materiais exclusivos e atraentes; e também pode contribuir com o seu crescimento. Acesse o nosso site ou entre em contato conosco, pelo telefone 0800 750 5564 e conheça nossos preços e planos.