Blog Qual é a função do analista de SEO para o marketing digital?

Qual é a função do analista de SEO para o marketing digital?

Imagem ilustrando o conceito de SEO

Atrair a atenção do consumidor na internet se tornou um verdadeiro desafio. Ao contrário do que acontecia antigamente, vemos hoje empresas criando sites cada vez mais atraentes e com conteúdos de qualidade.


Dessa forma, não há mais espaço para erros. Sites mal programados, entediantes e com conteúdos fracos não conseguirão atrair o público desejado.


Para o consumidor, nada é mais decepcionante do que entrar em um site ou blog e perceber que aquilo foi criado com má vontade.


Sendo assim, aplicar técnicas de marketing digital se tornou obrigatório para as empresas que visam engajar os seus leitores. E é aí que entra a função de um analista de SEO.


Mas afinal, você sabe qual é a função do analista de SEO para o marketing digital? Leia esse artigo e compreenda a importância desse profissional para o crescimento orgânico do seu site.


Vem com a gente!


Entenda o que é SEO


SEO, que em inglês significa Search Engine Optimization, pode ser traduzido como a otimização dos mecanismos de busca.


Com isso, o SEO representa um conjunto de métodos que visam melhorar, otimizar e posicionar os sites nos rankings de mecanismos de buscas na internet.


Portanto, cada pesquisa de um usuário representa oportunidades para que o seu negócio ofereça a resposta desejada.


Com um SEO bem otimizado, você terá maiores chances de receber visitantes, gerar visibilidade e receber um tráfego orgânico.


Qual a função de um analista de SEO para o marketing digital?


Para que um planejamento de marketing de conteúdo seja efetivo e obtenha resultados, é necessário estabelecer uma estratégia que gere visitas (tráfego) através dos principais sites de busca, como o Google, Yahoo e Bing.


Será importante compreender a persona que você está vendendo, identificando os termos mais usados por ela. 


Nesse sentido, cada conteúdo produzido contribuirá para o crescimento do seu blog corporativo, gerando cada vez mais visualizações e leads.


Com isso, você já deve imaginar a importância de um especialista nesse assunto, não é mesmo? 


Entretanto, um analista de SEO vai muito além do cuidado com o marketing de conteúdo. Ele será responsável por otimizar todas as páginas do seu site ou blog, de modo a obter o melhor ranqueamento possível.


Esse processo possui diversas tarefas, como o cuidado com a codificação de uma página e até mesmo a formação de relacionamento com outros blogs e sites.


No geral, o analista de SEO possui 4 funções específicas:


- Pesquisa das palavras-chave;

- SEO on-page;

- SEO off-page;

- Análise de métricas.


Veja a seguir como funciona cada uma dessas funções, na prática.


Pesquisa das palavras-chave


Uma das principais funções do analista de SEO é a busca por palavras-chave que possam ser implementadas, visando um melhor ranqueamento nos motores de busca e, consequentemente, atraindo mais audiência para o site.


Dessa forma, é essencial que o profissional saiba analisar os volumes de busca mensais realizados pelos usuários por cada palavra-chave. Além disso, ele precisa avaliar a dificuldade de um bom ranqueamento para cada keyword.


Um bom profissional saberá se colocar no lugar do consumidor para entender como e por qual motivo ele faz as buscas, compreendendo o momento ideal de determinada compra.


SEO on-page


Essa é uma função que exige diversas configurações no site do negócio.


Contudo, é necessário pontuar que o analista de SEO não é o profissional responsável pela criação dos sites. O seu trabalho é mais pontual, onde ele identificará as oportunidades e defeitos de uma página.


Por exemplo, o analista de SEO analisará se as palavras-chave estão sendo utilizadas de forma correta, buscará por erros de programação que estejam impedindo um bom ranqueamento, avaliará pontos de sitemaps, URLs, além de outros fatores.


SEO off-page


Já o SEO off-page diz respeito aos links externos de um site. Esses links surgem de direcionamentos e recomendações de outros blogs e sites em relação ao seu conteúdo.


Sendo assim, o analista de SEO deve se atentar às oportunidades de criação de conteúdos que sejam relevantes e compartilháveis. Afinal, essa é a forma mais efetiva de receber links externos.


Outra função do analista de SEO é a prática de entrar em contato para fechar parcerias e obter links. Isso inclui o envio de e-mails, bem como fazer telefonemas para possíveis parceiros.


Análise de métricas


A análise de métricas é uma das principais funções para o momento de fazer escolhas. Para que o analista exerça essa tarefa, ele deve estar trabalhando simultaneamente com o Google Analytics.


O analista identificará as palavras-chaves que mais trazem audiência, além de verificar de onde surgem os links externos, para, assim, conseguir identificar quais ações anteriores trouxeram os melhores resultados.


Outro fator importante é a análise das conversões, que está relacionado às vendas ou aos leads, por exemplo.


Portanto, o analista de SEO deverá medir todos esses pontos para tomar as decisões necessárias que possam aprimorar um site. 


A importância de um analista de SEO


Dentro de uma estratégia de SEO, é essencial que você não sobrecarregue a sua equipe. Por isso, mesmo que você opte por deixar algumas funções com o gerente de conteúdo, ainda será importante ter um analista de SEO que saiba monitorar o seu planejamento.


Afinal, cuidar do SEO é um requisito imprescindível para negócios que visam atrair novos consumidores sem investir em propagandas pagas. 


Um profissional especializado nessa área saberá elaborar conteúdos para trazer uma maior audiência para o seu site, aumentando, consequentemente, as suas vendas.


Veja a seguir alguns benefícios de se contratar um analista de SEO:


1- Mais tráfego


Pensemos nas lojas físicas, onde as lojas precisam saber se localizar para gerar um maior número de visitantes e, assim, impulsionar as suas vendas.


Na internet a lógica é a mesma. A quantidade de usuários que visitarão o seu site é um ponto crítico que determinará as vendas dos seus produtos.


Por isso, é essencial que você saiba o que fazer para que os clientes cheguem ao seu produto. Quando se trata de atrair público e engajamento, não há estratégia melhor do que o SEO.


2- Leads qualificados


Uma estratégia de marketing não deve ser pensada apenas para atrair público e divulgar um produto. É essencial que você também pense em facilitar as vendas para os seus usuários mais à frente. 


Dessa forma, um analista de SEO será capaz de desenvolver métodos para alcançar usuários que possivelmente terão interesse em seus produtos ou serviços, aumentando consideravelmente as suas vendas.


E então, gostou de conhecer a função de um analista de SEO para o marketing digital? Aproveite para ler outros artigos como esse em nosso blog e, caso você esteja interessado em conhecer os nossos planos de conteúdo, contate-nos através do número: 0800 750 5564.


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