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Quanto custa o marketing digital? Entenda os valores

Quanto custa o marketing digital? Entenda os valores

Quanto custa o Marketing Digital? Dez em cada dez empreendedores, reconhecem que precisam, não importa qual seja o ramo do seu negócio, investir em Marketing Digital, mas quanto? Qual o investimento inicial? Qual o custo mensal? A quem recorrer para construir as minhas estratégias e as minhas rotinas de Marketing Digital?

Durante algum tempo, vendeu-se a lenda de que o Marketing Digital era super barato ou, até mesmo, gratuito. Tal crença não era proveniente de má-fé, mas da própria natureza da internet, terra de ninguém e, ao mesmo tempo, de todos.

O que talvez os mais afoitos não perceberam é que ainda estamos falando de Marketing, de Comunicação Social e do domínio de técnicas específicas que requerem capacitação profissional.

Na internet tudo é grátis, até que venha a primeira cobrança. Quem decide se aventurar no desafio do Marketing Digital nos dias atuais, já não tem a ilusão da fórmula mágica. Para tudo na vida há um custo, principalmente se a promessa no fim da estrada é de lucro.


Marketing Digital é investimento, não gasto

O primeiro passo, é reconhecer que Marketing Digital é investimento, não gasto. Gasto é o dinheiro que não volta, investimento é o dinheiro aplicado em algo que vai fazer com que ele volte maior. Sendo assim, é bastante razoável afirmar que quanto maior o investimento, maiores os ganhos dele decorrentes.

Trata-se, porém, de uma verdade parcial. Nem sempre o maior volume de dinheiro empregado em seu Marketing vai assegurar o maior retorno em volume de dividendos. É preciso fazer as escolhas certas.


O custo de Marketing vai além da campanha

Você pode investir os tubos em redes sociais, mídia paga e conteúdo, mas terminar frustrado com os resultados. Se isso aconteceu, é porque você fez Marketing pela metade.

Na maioria dos casos, as pessoas queixam-se de que os esforços em Marketing Digital não estão dando resultado. Quando você vai olhar, percebe que cometem o mesmo erro que se comete em Marketing há décadas, desde antes de termos ouvido falar em Marketing Digital.

O que acontece é que as pessoas pensam em campanhas de Marketing como fosse o Marketing Global, e até confundem campanha com estratégia. Você sabia que o produto que você vende faz parte de sua política de Marketing? Você acha que obteria algum resultado fazendo uma linda e onerosa campanha para vender ar condicionado para esquimós?

Então, para entendermos quanto custa o Marketing Digital, vamos primeiro aceitar que é preciso pensar o Marketing de forma integrada, com planejamento, definição de estratégias, Marketing Tático e Marketing Operacional.


Qual a composição do custo de Marketing?

Agora que demos esse passo gigantesco, chegou a hora de começar a tentar responder quanto custa o Marketing Digital.

O primeiro passo é reconhecer que temos três variáveis de Marketing integradas. Vejamos quais são, com seus respectivos custos:

Marketing Estratégico

Pesquisa, planejamento, definição da estratégia e criação de um Plano de Marketing.

Com base na experiência que temos com o mercado, você pode obter um bom trabalho de Marketing Estratégico por algo na faixa dos R$ 2.400. Provavelmente, você terá um profissional trabalhando pelo período de um mês para entender o seu negócio, mapear a concorrência e o comportamento do seu público, ajudar a alinhar sua proposta de valor ao seu público-alvo e definir seu posicionamento.

Marketing Tático

Definição dos canais, criação das campanhas, estruturação de um calendário de Marketing, distribuição do orçamento de Marketing, alinhamento de preço à percepção de valor e posicionamento e monitoramento dos resultados.

Se o seu caso é de investimento em Marketing Digital, o melhor caminho é procurar uma agência digital. O custo tende a ser maior no início, uma vez que, muito provavelmente, ele incluirá o desenvolvimento do site, blog, canal no YouTube e páginas nas redes sociais.

Você pode conseguir tudo isso por um custo de R$ 2.500 junto a uma agência. Também é possível obter um custo menor contratando um freelancer, chegando até a obter uma boa entrega pela metade desse preço. O problema de você contratar um freelancer, é que dificilmente encontrará um que domine todas as habilidades necessárias para implantar seu Marketing Tático. Sendo assim, o mais recomendado é que você contrate uma agência para essa fase.

O custo tático mensal vai depender dos seus objetivos e de sua estratégia. Basicamente, inclui produção de conteúdo e monitoramento dos resultados.

Marketing Operacional

Cuidar das postagens no blog e nas redes sociais, manter a programação de disparos de e-mails marketing, atendimento personalizado aos clientes, atualização da loja virtual e rotina de divulgação.

O Marketing Operacional é o que requer menos atributos técnicos. São pessoas que precisam conhecer as melhores ferramentas tecnológicas. Algumas são gratuitas, embora nem sempre por muito tempo. Tendo as ferramentas certas e quem organize a rotina, qualquer pessoa em sua empresa pode cuidar da parte operacional.

Essa é, inclusive, a grande vantagem do Marketing Digital em relação aos canais promocionais tradicionais. Nesse caso, a promessa é verdadeira. O custo é absurdamente menor, sobretudo, se você automatizar tudo.

Mesmo assim, a automação vai acabar custando, sendo uma empresa pequena, algo na casa dos R$ 300 mensais. Somados ao serviço de hospedagem do site, teremos um custo mensal na casa dos R$ 500, que pode funcionar como um agregado do Marketing Tático.


Quanto custa o Marketing Digital? Qual o seu budget?

É verdade que não entregamos a informação precisa que você buscava, simplesmente porque o custo do Marketing Digital é variável. Depende do tamanho de sua empresa, dos seus objetivos e, principalmente, do seu budget.

Budget é o orçamento que você tem para efetivar determinada política. Não se define o custo de Marketing Digital se você não sabe quanto tem para gastar.

O ideal é que você defina um orçamento anual. É a partir dele que você vai estruturar toda a sua política de Marketing, a começar pela definição de objetivos realistas, que caibam no seu budget.

Podemos afirmar, sem medo de errar, que para ter um bom padrão, podemos definir os custos da seguinte forma:

  • Custo Inicial - Aproximadamente R$ 5.000;
  • Custo Mensal - Aproximadamente R$ 1.500.

Com esse budget, cumprindo todas as premissas que ressaltamos neste artigo, você estará num bom caminho para ter um ótimo retorno do investimento.

É claro que você pode trabalhar com um budget menor, mas terá que ser muito competente na hora de contratar.


Gostou deste artigo? Que bom! Ele foi produzido por quem está nesse ramo há anos, ajudando clientes a alcançar seus objetivos em Marketing Digital. Venha conversar com a RedaWeb pelo 0800 750 5564 ou por meio do nosso site.

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