Quanto custa o marketing digital? Entenda os valores

Quanto custa o Marketing Digital? Dez em cada dez empreendedores, reconhecem que precisam, não importa qual seja o ramo do seu negócio, investir em Marketing Digital, mas quanto? Qual o investimento inicial? Qual o custo mensal? A quem recorrer para construir as minhas estratégias e as minhas rotinas de Marketing Digital?

Durante algum tempo, vendeu-se a lenda de que o Marketing Digital era super barato ou, até mesmo, gratuito. Tal crença não era proveniente de má-fé, mas da própria natureza da internet, terra de ninguém e, ao mesmo tempo, de todos.

O que talvez os mais afoitos não perceberam é que ainda estamos falando de Marketing, de Comunicação Social e do domínio de técnicas específicas que requerem capacitação profissional.

Na internet tudo é grátis, até que venha a primeira cobrança. Quem decide se aventurar no desafio do Marketing Digital nos dias atuais, já não tem a ilusão da fórmula mágica. Para tudo na vida há um custo, principalmente se a promessa no fim da estrada é de lucro.


Marketing Digital é investimento, não gasto

O primeiro passo, é reconhecer que Marketing Digital é investimento, não gasto. Gasto é o dinheiro que não volta, investimento é o dinheiro aplicado em algo que vai fazer com que ele volte maior. Sendo assim, é bastante razoável afirmar que quanto maior o investimento, maiores os ganhos dele decorrentes.

Trata-se, porém, de uma verdade parcial. Nem sempre o maior volume de dinheiro empregado em seu Marketing vai assegurar o maior retorno em volume de dividendos. É preciso fazer as escolhas certas.


O custo de Marketing vai além da campanha

Você pode investir os tubos em redes sociais, mídia paga e conteúdo, mas terminar frustrado com os resultados. Se isso aconteceu, é porque você fez Marketing pela metade.

Na maioria dos casos, as pessoas queixam-se de que os esforços em Marketing Digital não estão dando resultado. Quando você vai olhar, percebe que cometem o mesmo erro que se comete em Marketing há décadas, desde antes de termos ouvido falar em Marketing Digital.

O que acontece é que as pessoas pensam em campanhas de Marketing como fosse o Marketing Global, e até confundem campanha com estratégia. Você sabia que o produto que você vende faz parte de sua política de Marketing? Você acha que obteria algum resultado fazendo uma linda e onerosa campanha para vender ar condicionado para esquimós?

Então, para entendermos quanto custa o Marketing Digital, vamos primeiro aceitar que é preciso pensar o Marketing de forma integrada, com planejamento, definição de estratégias, Marketing Tático e Marketing Operacional.


Qual a composição do custo de Marketing?

Agora que demos esse passo gigantesco, chegou a hora de começar a tentar responder quanto custa o Marketing Digital.

O primeiro passo é reconhecer que temos três variáveis de Marketing integradas. Vejamos quais são, com seus respectivos custos:

Marketing Estratégico

Pesquisa, planejamento, definição da estratégia e criação de um Plano de Marketing.

Com base na experiência que temos com o mercado, você pode obter um bom trabalho de Marketing Estratégico por algo na faixa dos R$ 2.400. Provavelmente, você terá um profissional trabalhando pelo período de um mês para entender o seu negócio, mapear a concorrência e o comportamento do seu público, ajudar a alinhar sua proposta de valor ao seu público-alvo e definir seu posicionamento.

Marketing Tático

Definição dos canais, criação das campanhas, estruturação de um calendário de Marketing, distribuição do orçamento de Marketing, alinhamento de preço à percepção de valor e posicionamento e monitoramento dos resultados.

Se o seu caso é de investimento em Marketing Digital, o melhor caminho é procurar uma agência digital. O custo tende a ser maior no início, uma vez que, muito provavelmente, ele incluirá o desenvolvimento do site, blog, canal no YouTube e páginas nas redes sociais.

Você pode conseguir tudo isso por um custo de R$ 2.500 junto a uma agência. Também é possível obter um custo menor contratando um freelancer, chegando até a obter uma boa entrega pela metade desse preço. O problema de você contratar um freelancer, é que dificilmente encontrará um que domine todas as habilidades necessárias para implantar seu Marketing Tático. Sendo assim, o mais recomendado é que você contrate uma agência para essa fase.

O custo tático mensal vai depender dos seus objetivos e de sua estratégia. Basicamente, inclui produção de conteúdo e monitoramento dos resultados.

Marketing Operacional

Cuidar das postagens no blog e nas redes sociais, manter a programação de disparos de e-mails marketing, atendimento personalizado aos clientes, atualização da loja virtual e rotina de divulgação.

O Marketing Operacional é o que requer menos atributos técnicos. São pessoas que precisam conhecer as melhores ferramentas tecnológicas. Algumas são gratuitas, embora nem sempre por muito tempo. Tendo as ferramentas certas e quem organize a rotina, qualquer pessoa em sua empresa pode cuidar da parte operacional.

Essa é, inclusive, a grande vantagem do Marketing Digital em relação aos canais promocionais tradicionais. Nesse caso, a promessa é verdadeira. O custo é absurdamente menor, sobretudo, se você automatizar tudo.

Mesmo assim, a automação vai acabar custando, sendo uma empresa pequena, algo na casa dos R$ 300 mensais. Somados ao serviço de hospedagem do site, teremos um custo mensal na casa dos R$ 500, que pode funcionar como um agregado do Marketing Tático.


Quanto custa o Marketing Digital? Qual o seu budget?

É verdade que não entregamos a informação precisa que você buscava, simplesmente porque o custo do Marketing Digital é variável. Depende do tamanho de sua empresa, dos seus objetivos e, principalmente, do seu budget.

Budget é o orçamento que você tem para efetivar determinada política. Não se define o custo de Marketing Digital se você não sabe quanto tem para gastar.

O ideal é que você defina um orçamento anual. É a partir dele que você vai estruturar toda a sua política de Marketing, a começar pela definição de objetivos realistas, que caibam no seu budget.

Podemos afirmar, sem medo de errar, que para ter um bom padrão, podemos definir os custos da seguinte forma:

  • Custo Inicial - Aproximadamente R$ 5.000;
  • Custo Mensal - Aproximadamente R$ 1.500.

Com esse budget, cumprindo todas as premissas que ressaltamos neste artigo, você estará num bom caminho para ter um ótimo retorno do investimento.

É claro que você pode trabalhar com um budget menor, mas terá que ser muito competente na hora de contratar.


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